PT | EN

Métodos Ágeis: Qual o Melhor Para a Sua Empresa?

Por 29/05/2023 22/04/2024 10 minutos

Os Métodos Ágeis fazem parte da cultura da maioria dos negócios de tecnologia. Eles são responsáveis por melhorar processos e aprimorar entregas de software, mas muitas empresas ainda não percebem as diferenças entre as diversas abordagens disponíveis no mercado. Sabemos que cada negócio possui uma necessidade específica, e é justamente por isso que adotar a metodologia mais eficiente e personalizada é essencial para impulsionar a performance dos times e seus resultados.

Além de tornar o desenvolvimento de soluções mais leve e veloz, os Métodos Ágeis também ajudam a criar produtos digitais com maior qualidade. Afinal, todo o desperdício de tempo e dinheiro – que poderia ser investido em funcionalidades que os usuários não precisam – é reduzido assim que potenciais problemas são identificados.

Para te ajudar a explorar esse universo, abordamos no artigo abaixo conceitos sobre Agilidade, e seus impactos na criação de produtos e serviços digitais. Além disso, compartilhamos insights valiosos da Gerente de Projetos e Scrum Master da SoftDesign, Iris Ferrera, sobre os métodos Scrum, Kanban e XP.

Contextualizando a Agilidade

A Agilidade surgiu no final da década de 1990, a partir de um movimento que pretendia transformar e flexibilizar os Métodos Tradicionais de Gerenciamento de Desenvolvimento de Software. Um dos mais conhecidos e difundidos nos anos 1970 e 1980 era o Modelo em Cascata (Waterfall). Desenvolvido por Winston Walker Royce, esse método prevê etapas sequenciais e lineares de criação.

Utilizado até os dias atuais, o Modelo em Cascata reforça a ideia de que mudanças e adaptações não são bem-vindas, já que defende que os processos devem ser seguidos à risca e de acordo com o escopo definido no início do projeto. Isso significa que ao usar esse tipo de método, “para uma nova fase iniciar, a anterior deve estar totalmente finalizada” (ENGHOLM, 2010).

Entretanto, com os avanços tecnológicos e as mudanças constantes de comportamento em nossa sociedade, desenvolver soluções digitais de forma rígida e com microgerenciamento tornou-se algo complexo e, em muitos casos, inviável. A busca por inovação mudou o mundo e o cenário econômico passou a ser cada vez mais imprevisível, impactando diretamente os negócios.

Para acompanhar essas mudanças, a criação de um novo método tornou-se crucial. Foi então, que em 2001, nos Estados Unidos, um encontro entre 17 especialistas em Desenvolvimento de Software deu origem ao Manifesto Ágil. Seu principal objetivo é propagar, por meio de 12 Princípios Ágeis, um desenvolvimento mais flexível, adaptativo e colaborativo, focado em sprints (períodos de tempo) de curta duração.

Agilidade na Atualidade

Colaborar com o cliente, gerar valor, entregar software com frequência e responder com agilidade às mudanças são alguns dos Princípios Ágeis. Por meio deles e com o apoio da Transformação Digital, as empresas tornaram-se mais adaptativas e, em alguns casos, até mesmo disruptivas.  

Ao evoluir produtos e serviços em ciclos mais curtos, encontrar o Product-Market Fit também se tornou uma missão um pouco mais fácil. Afinal, as hipóteses passaram a ser testadas com os usuários ao longo do desenvolvimento. Ou seja, validar features, User Experience e taxas de conversão de uma solução digital passaram a fazer parte da rotina das squads. Isso permitiu que melhorias pudessem ser aplicadas em busca de mais vantagem competitiva.

Por meio dessa cultura de feedback, os produtos passaram a ser adaptados às necessidades dos usuários, reduzindo riscos – que certamente seriam maiores caso esses testes fossem executados somente ao final do projeto. Além disso, outra vantagem dos Métodos Ágeis é a aproximação entre pessoas de negócios e desenvolvedores.  

Que a agilidade é a melhor escolha você já sabe. Entretanto, qual é o melhor método para a sua organização? A seguir, compartilhamos detalhes sobre três Métodos Ágeis consagrados, que impulsionam a evolução digital e a inovação.

Scrum e Suas Cerimônias

Scrum é um framework de gerenciamento de projetos de software, focado em entregar produtos de qualidade no menor espaço de tempo possível. Recomendado para desafios complexos, esse é um dos Métodos Ágeis mais utilizados ao redor do mundo. 

Composto por uma série de artefatos, cerimônias e papéis, o Scrum é uma abordagem iterativa e incremental, que tem como missão entregar valor ao cliente. Muito presente no universo do Desenvolvimento de Software, esse método é capaz de promover a adaptação de estratégias de acordo com as necessidades dos stakeholders e do mercado.  

Em uma rotina guiada pelo Scrum, squads realizam reuniões com duração limitada (time-boxed), por meio de quatro cerimônias: Sprint Planning, planejamento do ciclo de desenvolvimento; Daily Scrum, reuniões diárias para organizar o trabalho; Sprint Review, análise do produto que foi entregue na sprint (com a participação de stakeholders) e, por fim, a Sprint Retrospective, que visa avaliar e adaptar os processos de trabalho do time de produto digital.

Para a Gerente de Projetos e Scrum Master da SoftDesign, Iris Ferrera, o Scrum é compatível com startups, scale-ups e corporates pois facilita a visão do complexo. “Esse método aproxima o time de desenvolvimento e o cliente, já que preza pela transparência ao escolher as prioridades de cada iteração. Afinal, o que nos ajuda a resolver problemas é dar visão aos entraves. Depois, por meio de experimentações temos condições de tomar decisões mais assertivas”. 

Iris ressalta que toda organização busca resultados e o que acontece em muitas startups, por exemplo, é que essa busca nem sempre considera uma série de fatores. “Nós, como empresa de tecnologia, precisamos encontrar um método que assegure o melhor desenvolvimento para o cliente/produto. Por isso, acreditamos que a participação dos stakeholders é crucial. Quando adotamos a Agilidade, fortalecemos essa relação nas cerimônias, onde todos possuem voz”.

Kanban Para Impulsionar a Transparência

Kanban é um Método Ágil de gerenciamento visual que ajuda os times a visualizarem tarefas e impedimentos com o objetivo de maximizar a eficiência de suas entregas. Muito utilizado para gerenciar fluxos e processos de trabalho no desenvolvimento de software, o Kanban também impulsiona a gestão de atividades e tarefas em outras áreas de atuação como Marketing, Finanças e Produção.  

Esse método pode ser utilizado por qualquer equipe de trabalho, pois sua estrutura é adaptativa e muito intuitiva. Na prática, o Kanban utiliza quadros físico ou digitais que são divididos em colunas que classificam etapas de produção. Sendo que cada organização é única e possui processos específicos, imagine quais seriam as colunas de uma empresa de gás ou de uma instituição financeira, por exemplo. Certamente, suas tarefas e níveis de complexidade seriam completamente diferentes. 

Pensando nisso, Iris ressalta que o time que opta por utilizar o Kanban precisa definir uma linha de raciocínio sofisticada para criar boards realmente estratégicos para o negócio. Isso porque, esses quadros serão o norteador das squads, ou seja, devem ser abastecidos e atualizados constantemente.  

Esse framework ágil também é um importante aliado da tomada de decisão, já que reúne informações e prazos de forma transparente e visual, permitindo a autogestão e o melhor acompanhamento de pessoas colaboradoras. Entretanto, o Kanban não visa apenas o processo de entrega, ele também está presente na concepção e nos testes das soluções digitais, passando por etapas de descoberta e validação. 

De acordo com Iris, esse Método Ágil é indicado para todos os tipos de negócio. “Além de permitir transparência no desenvolvimento, ele nos ajuda a reconhecer papéis, por isso, facilita a organização de uma empresa que possui várias pessoas atuando em um mesmo projeto. Isso significa que esse método também é um grande aliado de pessoas gestoras”, destaca.  

XP: O Precursor dos Métodos Ágeis 

Extreme Programming (XP) é um dos Métodos Ágeis mais antigos, e foi originado antes mesmo do Manifesto Ágil ser lançado. Além disso, é considerado um dos mais completos pois reúne valores, atividades, papéis e práticas. Mesmo que já não seja tão usado pelos times de desenvolvimento da atualidade, continua sendo uma fonte de conhecimento importante para quem pretende colocar a Agilidade em prática. 

Testes, integração contínua, releases frequentes, design, comunicação e programação em par – quando dois desenvolvedores trabalham juntos em um único computador para revisar o código em tempo real – são características fortemente presentes nesse Método Ágil. Ou seja, a cultura de colaboração é essencial para que suas práticas sejam de fato atendidas.  

Seu principal objetivo é o desenvolvimento orientado a testes, o que garante que o software seja validado de forma contínua ao longo de todas as etapas de criação do produto digital. Iris acredita que com o passar dos anos, o Scrum acabou englobando todas essas especificidades do XP, que acabou deixando de ser utilizado.  

Para a Scrum Master, quem realmente trabalha com cultura ágil já integrou os conceitos do Extreme Programming no seu dia a dia. “Ele é muito semelhante ao Scrum em vários aspectos, mas percebemos que os conceitos precursores e norteadores do XP continuam vivos”, ressalta Iris. 

Métodos Ágeis na SoftDesign 

No fim, produtos são construídos por pessoas e pessoas são a chave para a Agilidade. Pensando nisso, na SoftDesign atuamos com times multidisciplinares de alta performance, que se apoiam em Métodos Ágeis para desenvolver produtos digitais transformadores e competitivos.  

Além disso, nossa Consultoria em Agilidade acelera a adoção de Métodos Ágeis em organizações por meio de uma mentoria hands-on, onde transferimos para o seu time conhecimentos em Scrum, Kanban, XP, entre outros. Nosso foco é fazer entregas frequentes, gerar valor e aumentar a transparência dos processos. Saiba mais no vídeo abaixo: 

Acreditamos que ao adotar a Agilidade, as empresas deixam de perder tempo e dinheiro em ações que não beneficiam suas soluções digitais. Por ser iterativa, essa abordagem permite a construção de produtos ao longo de sprints, considerando ajustes necessários ao longo da jornada de desenvolvimento. O resultado é uma solução digital aderente ao mercado e aos valores da empresa.

Sabemos que sua organização é única. Logo, o método mais adequado para impulsioná-la também. Na SoftDesign, propomos um Método Ágil de acordo com a necessidade do seu negócio, analisando a fundo o grau de complexidade e a aderência de mercado. “Guiamos esse processo com muito diálogo e não impomos o uso de determinada metodologia de forma precipitada. Primeiro, entendemos o produto para depois encontrar o melhor Método Ágil, a fim de entregar resultados”, conclui Iris. 

É claro, que existe uma gama diversa de Métodos Ágeis que vai muito além do Scrum, Kanban e XP. Sendo assim, é essencial encontrar uma empresa parceira que domine esses conhecimentos e práticas para definir o ferramental mais adequado para a sua estratégia de negócio.  

Conte com nossos especialistas!

Faça um diagnóstico aprofundado e conte com a gente para ajudar a implementar as melhorias que vão te levar para um próximo nível.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Posts relacionados

22 de agosto de 2023

Gestão Ágil: impulsione a Transformação Digital da sua empresa

    Agilidade
Saber mais

14 de fevereiro de 2023

Por Que Sua Empresa Precisa de Business Agility?  

    Agilidade
Saber mais

18 de outubro de 2022

Agile Brazil: Highlights Da Edição 2022

    Agilidade
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?