PT | EN

Como Squads Remote-First Criam Produtos Digitais

Por 23/02/2023 22/04/2024 7 minutos

O propósito da SoftDesign é transformar pessoas e negócios. Pensando em ampliar o seu alcance, adotamos o modelo remote-first e cruzamos fronteiras para atender clientes em todo o mundo. A partir de 2020, por meio do trabalho remoto, nossas squads tornaram-se ainda mais multidisciplinares, o que resultou em serviços mais completos que apoiam toda a jornada de inovação de startups e corporates, nacionais e internacionais.  

Para explicar como os times colaboram com os nossos clientes na prática, conversamos com os Gerentes de Projetos Henrique Della Mea Rossi e Patrícia Fischer Barbosa. No artigo abaixo, compartilhamos com você como nossa cultura colaborativa e remota impacta positivamente na criação de aplicativos, plataformas e sistemas. 

De Norte a Sul

Assim como os clientes, as nossas pessoas colaboradoras também estão espalhadas pelo mundo. É por meio dessa combinação de idiomas, culturas e conhecimentos que criamos juntos soluções digitais transformadoras. Há 25 anos no mercado, a SoftDesign une estratégia e tecnologia em produtos digitais voltados à concretização de objetivos de negócio. 

Com o passar do tempo, percebemos que a responsabilidade de nossas squads continua a mesma, independentemente da sua localização geográfica. Logo, quando atendemos clientes do Brasil ou dos Estados Unidos, por exemplo, comprovamos que o trabalho remoto já está consolidado em nossa cultura. 

Para o Gerente de Projetos, Henrique Della Mea Rossi, nossas pessoas são muito comunicativas e estão sempre disponíveis para atender clientes. “Buscamos entregar e comunicar o que é preciso com muita transparência. Temos um ótimo relacionamento com as empresas em que atuamos. Afinal, não é porque não estamos juntos presencialmente que as coisas não acontecem. Pelo contrário, cada membro do time está em uma cidade diferente e encaramos isso como uma vantagem competitiva para os negócios”.   

Essa vantagem é facilmente identificada no desenvolvimento de soluções digitais, visto que enxergamos o mercado de forma global. “Trabalhamos com clientes que possuem estratégias nacionais e/ou internacionais, e por isso não podemos adotar uma visão que contemple apenas uma região. A diversidade de pessoas no time nos permite ver o mundo de forma ampla. Essa mistura é muito positiva para o produto, já que os usuários também podem estar em qualquer lugar fisicamente. Isso precisa ser considerado, principalmente na hora de escalar”, destaca Rossi.  

Squads de Alta Performance

Para salvar negócios e impulsionar a inovação, nossas squads são compostas por profissionais de alta performance: Product Managers, Designers, Programadores, Testers e Agilistas. Com o conhecimento de cada um desses especialistas, cada solução fica cada vez mais perto de alcançar vantagem competitiva.  

Entretanto, para squads entrarem em ação, algumas ferramentas são essenciais. Segundo o Gerente de Projetos da SoftDesign, todos os encontros são realizados de forma online, por meio da plataforma Teams. Além disso, sem o Miro e o Jira, por exemplo, seria inviável fazer reuniões de retrospectiva, conversas de alinhamento, criação de roadmaps, compartilhamento de ideias e hipóteses. Por isso, cada vez mais buscamos estruturar essas ferramentas para dar visibilidade ao time e as Pessoas Gestoras e Diretoras de TI das empresas parceiras. 

Quando uma startup, scale-up ou corporate contrata a SoftDesign, ela não contrata apenas pessoas, mas sim seus conhecimentos, competências e experiências de mercado. Para Rossi, levamos para o cliente uma tecnologia estratégica, capaz de apoiar a tomada de decisão. “Criamos software para facilitar o dia a dia das pessoas, e acreditamos que nosso jeito de trabalhar entrega valor. O resultado são produtos mais satisfatórios, construídos para atender necessidades reais, que reduzem desperdícios e impactam positivamente seus usuários e, por consequência, nossos clientes”.  

Para empresas remotas, barreiras territoriais e culturais são desafios que podem ser transformados em oportunidades. “Existe muito diálogo nessa relação, e isso é fundamental para qualquer projeto, seja nacional ou internacional. Passamos confiança para o cliente, que compreende que squads remote-first são altamente engajadas.”, ressalta Rossi. 

From Brazil to the World 

Squads remote-first também impactam o custo de operação. Como as reuniões acontecem em formato online, viagens deixaram de ser necessárias. Com isso, o cliente não precisa investir tempo e orçamento em deslocamentos, e mesmo assim continua tendo total acesso aos profissionais do time e ao status de desenvolvimento das soluções digitais.  

Para aproximar realidades e promover a Cultura de Colaboração, estabelecemos fluxos de trabalho que garantem aos nossos parceiros uma relação confortável e integrada. Exemplo disso é um dos projetos que desenvolvemos atualmente com uma empresa americana, que possui um fuso horário de duas horas a menos em relação ao Brasil. Esse tipo de situação não é um problema, visto que com flexibilidade é possível organizar e adaptar os horários do time. 

A Gerente desse Projeto, Patrícia Fischer Barbosa, ressalta que isso é possível porque a nossa mentalidade e metodologia de trabalho é ágil. “Percebemos sim uma diferença cultural com clientes internacionais, principalmente no jeito de pensar. Entretanto, nossa qualidade técnica nos permite passar a confiança necessária para ultrapassar possíveis barreiras. Afinal, somos especialistas e sabemos como compor squads ágeis conforme a necessidade de cada projeto”.   

Para Patrícia, a internacionalização da SoftDesign foi um processo natural, que acompanhou o crescimento da área de tecnologia nos últimos anos. “Temos qualidade técnica e comportamental, além de uma ótima comunicação. Somos eficazes e procuramos fazer o que realmente irá atender às necessidades do cliente e do seu negócio, por meio de dados. Nossa equipe não é executora, é estratégica”, compartilha. 

Saiba mais sobre o nosso serviço de Desenvolvimento de Software.

Qualidade e Engajamento 

Confiança e transparência são a base das nossas relações profissionais. A SoftDesign possui um nível de maturidade, experiência e inovação que nos permite atender empresas de diferentes tipos e tamanhos. Nossa qualidade está relacionada à cultura empresarial, que incentiva à educação e o desenvolvimento pessoal e profissional de cada pessoa colaboradora.  

Como resultado, temos um time de profissionais focados, responsáveis, comprometidos e de alta performance. De acordo com Patrícia, entregamos ainda mais sendo uma empresa remota, pois esse modelo agrega valor à vida de nossas pessoas. “O que importa é o resultado do produto, e não as horas de desenvolvimento. O objetivo de um time ágil é ver o produto sendo usado. É isso que nos traz satisfação, esse é o nosso DNA”. 

Acreditamos que o sucesso do cliente é o nosso sucesso também. Para isso, investimos na criação de squads multidisciplinares, que combinam competências essenciais para um bom desenvolvimento de software. São elas:

  • Estratégia de Produto: criação de estratégia de priorização com foco em potencializar o valor entregue, atendendo objetivos de negócio e atingindo metas estabelecidas. 
  • Tecnologia: construção de soluções com a atuação de especialistas em Programação, Arquitetura, Infraestrutura e Cloud.  
  • Design: criação de soluções digitais user-centered que garantem a melhor usabilidade. Somos especialistas em User Experience (UX), User Interface e User Research.   
  • Agilidade: desenvolvemos processos de trabalho transparentes e adaptativos, que resultam em sprints com entregas frequentes. 

Nosso modelo de trabalho também permite a ampliação de times conforme a necessidade do seu negócio, incluindo novas competências que contemplam conhecimentos em Marketing de Produto, Arquitetura e Cloud, por exemplo.  

Agora que você já sabe que squads remote-first são a melhor opção para impulsionar o seu produto digital, entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo! Juntos, formaremos um time de alta performance, focado em entregar resultados.   

Vamos conversar?

Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Posts relacionados

3 de abril de 2024

Como produtos financeiros transformam a experiência do usuário

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

1 de abril de 2024

TDC Summit Inteligência Artificial: insights da edição 2024  

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

26 de março de 2024

Cultura data-driven: alavancando produtos com análise de dados

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?