PT | EN
Publicado dia 17 de dezembro de 2019

Dual Track: estratégia e eficiência no desenvolvimento de software

| Tempo de leitura 7 minutos Tempo de leitura 7 minutos
Dual Track: estratégia e eficiência no desenvolvimento de software

Dual Track é um método de organização e planejamento de trabalho que reconhece que descobrir o que construir é tão importante quanto a sua própria construção. Ele ajuda a resolver problemas como o envolvimento tardio do time ágil no processo de descoberta e definição de requisitos, além de histórias incompletas e mal definidas no planejamento das sprints, entre outras dificuldades que ocorrem durante o ciclo de desenvolvimento.

No contexto dos produtos digitais, o Dual Track também é sinônimo de agilidade, mitigação de riscos, inovação efetiva e foco no cliente. Portanto, neste artigo, exploramos conceitos, desafios e benefícios de incorporá-lo ao desenvolvimento de software.

Dual Track Agile na prática

O Dual Track é uma abordagem utilizada no desenvolvimento de software que combina duas trilhas de trabalho em paralelo, conhecidas como Discovery (Descoberta) e Delivery (Entrega). Na trilha de Discovery, o foco está na exploração, pesquisa e entendimento das necessidades dos usuários, bem como na definição de requisitos e na validação de ideias. Essa fase visa reduzir a incerteza e o risco ao longo do ciclo de desenvolvimento.

Enquanto na trilha de Delivery, a ênfase está na implementação, construção e entrega eficaz de funcionalidades ou produtos. Aqui, os times se concentram em iterar rapidamente e entregar valor aos clientes o mais rápido possível, apresentando os resultados e colhendo feedback sobre a evolução da solução digital.

Ilustração sobre o modelo Dual Track

De acordo com Jeff Patton, consultor e autor do livro User Story Mapping: Discover the Whole Story, Build the Right Product, não devemos encarar esse modelo como dois processos separados, mas sim como duas partes integradas de um único processo.

Resumidamente, essa abordagem envolve a execução colaborativa e simultânea de duas trilhas, permitindo que as equipes abordem de maneira eficaz as incertezas e complexidades inerentes ao desenvolvimento de software. Além disso, ajuda a garantir que as soluções entregues atendam verdadeiramente às necessidades dos usuários e do negócio.

Saiba mais sobre esse método no vídeo abaixo:

5 etapas do Desenvolvimento Ágil

Desenvolver de forma ágil é essencial, principalmente no modelo Dual Track. Nesse sentido, para otimizar processos e atividades dos times ágeis, é importante seguir um conjunto de boas práticas que podem ser executadas em cinco etapas:

  1. Planning: nessa etapa, o foco é trabalhar de forma colaborativa com os stakeholders, a fim de entender os requisitos do projeto e definir os principais objetivos. Isso resulta na criação de um backlog e na definição das histórias de usuário.
  2. Construção: durante o ciclo de duas semanas, denominado sprint, o time constrói um conjunto de itens selecionados no backlog, sempre de forma iterativa e incremental.  
  3. Desenvolvimento: ao longo da sprint, os Desenvolvedores trabalham na implementação das funcionalidades, enquanto os QAs se concentram na criação e execução de testes para garantir a qualidade do código.
  4. Review: no fim de cada ciclo, o time apresenta os resultados e colhe feedback sobre a evolução do produto. Isso permite identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria em aplicativos, plataformas e sistemas.
  5. Entrega: depois de passar por várias iterações, o produto começa a evoluir de acordo com o feedback dos usuários e do mercado, enquanto o time de desenvolvimento continua adaptando-se às mudanças e entregando novos incrementos a cada sprint.

Mas, na prática, como as cerimônias do Scrum interferem nas estregas?

No contexto do Dual Track, as metodologias ágeis e as cerimônias têm uma influência significativa no processo de desenvolvimento. Afinal, elas fornecem oportunidades para sincronização, colaboração e adaptação contínua das tarefas de Discovery e Delivery.

  • Planning da sprint: pode levar em consideração tanto as necessidades imediatas de Entrega quanto os esforços de Descoberta.
  • Daily: essa reunião diária, além de ser uma oportunidade para o time identificar impedimentos e tirar dúvidas, também é o momento ideal para compartilhar insights que reduzem drasticamente o tempo de solução.
  • Review: ao analisar os resultados de Discovery e Delivery é natural que os stakeholders compartilhem ideias e posicionamentos estratégicos. Essa colaboração ajuda a alinhar objetivos e a direcionar as próximas sprints.
  • Retrospective: encontro para refletir sobre a implementação de novas melhorarias no desenvolvimento. Nessa cerimônia é possível ajustar a condução das tracks de Discovery e Delivery para buscar os resultados definidos.
  • Backlog Refinement: essa é uma atividade contínua, que consiste em entender e priorizar os itens do backlog. No Dual Track, o refinamento também pode envolver a identificação de novas histórias de usuário com base nas descobertas.

Ao entender como o Dual Track opera em times Scrum, percebemos que não se resume simplesmente a uma divisão de tracks. Desse modo, fica claro que o método não pode funcionar de forma independente, como uma organização de histórias em dois Kanbans distintos. Ele deve ser integrado à rotina do time de produto. Portanto, aceite o desafio de participar tanto na investigação de Discovery quanto na iteração contínua da Delivery.

Por fim, lembre-se que durante as cerimônias temos a oportunidade de debater novas hipóteses encontradas pelo time nas tracks. Essa troca constante entre os integrantes, resulta em entregas melhores e mais eficientes.

Benefícios do Desenvolvimento Dual Track

Ao operar os Kanbans de forma que todos os membros da equipe possam contribuir para as duas trilhas de desenvolvimento, experimentamos ganhos notáveis tanto para o time quanto para o cliente. Geralmente, três pontos se destacam:

  • Entregas de valor: no Dual Track, entregamos produtos digitais com maior valor agregado.
  • Aprendizados e aprimoramento das expertises: o time aprende e desenvolve habilidades em diversas áreas.
  • Melhorias contínuas: juntos, implementamos melhorias constantes em nosso processo de trabalho.

Além disso, é possível conquistar outros benefícios com o Dual Track Developement:

  • Engajamento de Product Owners, QAs e Designers: ao promover uma participação mais ativa no processo, esses membros identificam e resolvem inconsistências em conjunto.
  • Agilidade em ajustes de interface e usabilidade: com o suporte de Designers, conseguimos identificar e resolver rapidamente questões de interface, usabilidade e navegação.
  • Organização e liderança: resulta no desenvolvimento de líderes e na promoção da cultura de colaboração.
  • Mindset multidisciplinar: o time se ajuda mutuamente dentro e fora de suas disciplinas, reconhecendo a importância dos diferentes papéis.
  • Compreensão da importância da experiência do usuário: a UX passa ser uma responsabilidade de todos, e não apenas dos Designers.

Dual Track Development na SoftDesign

Acreditamos que ao integrar o processo de Discovery e Delivery desde o princípio, com a colaboração de todo o time, podemos criar produtos fáceis de usar, com apelo estético e tecnologia de ponta. Essa integração não apenas promove um senso de pertencimento, mas também cria uma causa comum a ser defendida, impulsionando a excelência e a dedicação de todos os envolvidos.

No nosso serviço de Desenvolvimento de Software, estamos comprometidos em oferecer a melhor solução para a sua empresa. Nossa equipe dedicada é composta por profissionais especializados em produto, design, programação e qualidade. Além disso, trabalhamos apoiados em métodos ágeis para executar os ciclos de maneira simultânea.

Ou seja, durante a etapa de Discovery, concentramos nossos esforços em inteligência e estratégia para definir as soluções mais adequadas. Já no Delivery, priorizamos a entrega frequente de novas versões do software, possibilitando que você obtenha valor rapidamente.

Se a sua empresa quer desenvolver aplicativos, plataformas e sistemas com um time de produto especialista em Dual Track Development, entre em contato conosco.

Foto do autor

Iris Ferrera

Agile/UX fan e IF no final das cartas. No dia a dia, acredita que cultura ágil transforma o social e tenta tornar os caminhos digitais mais fáceis.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?