PT | EN

Como realizamos a Transformação Ágil da empresa Green Card

Segmento

Segmento

Benefícios

Serviços

Serviços

Desenvolvimento
Consultoria em Agilidade

Data

Data

2018 até o momento

A Green Card é uma empresa consolidada no mercado de benefícios, que oferece cartões como alimentação, refeição e combustível. Com sua expansão nacional e consequente aumento da base de clientes, seus gestores nos procuraram para apoiar a evolução digital da sua equipe de TI.


Conheça neste case a história dessa Transformação Ágil, que começou com uma Consultoria em Agilidade e evoluiu para o Desenvolvimento de Software com times de produto.

Consultoria em Agilidade

Nós acreditamos na evolução de equipes a partir do entendimento da cultura, dos objetivos e dos desafios da empresa – e não em uma implementação forçada de métodos e processos. Por isso, começamos o trabalho na Green Card com uma imersão, e depois evoluímos com ciclos de melhorias que promoveram grandes mudanças.

Diagnóstico

Nosso time de Agile Managers entrevistou os membros da equipe de TI da Green Card e conversou com pessoas das demais áreas da empresa. Descobrimos que, enquanto a TI acreditava que o principal problema referia-se à qualidade das entregas, as outras áreas pontuavam a falta de visibilidade sobre o trabalho e a necessidade de maior integração. A TI não era vista de forma estratégica e, portanto, não considerada um parceiro para entregar valor.

Pontos de Melhoria

Mapeamos os processos do time e concluímos que, para atingir essa visão de futuro, a TI precisava primeiro ajustar o fluxo de entregas, o Delivery. Dessa forma, garantiria a cadência das entregas e passaria à empresa uma sensação de previsibilidade. Era preciso então resolver gargalos e dependências gerados por centralização de conhecimento, falta de transparência, ambiente com baixo desempenho, entre outros.

Implementação de Melhorias

Com foco em melhorar o fluxo de Delivery, realizamos sete ciclos ágeis de melhoria em quatorze semanas. A cada ciclo, novos objetivos foram implementados, como: organização dos times de acordo com os produtos; seleção de métodos Scrum e Kanban para melhoria de performance; configuração do Jira para organizar e dar transparência às demandas; aprimoramentos nos refinamentos das histórias de usuário; ajuste nas cerimônias para cumprimento de metas.

Ao final das quatorze semanas, o processo de Delivery já estava maduro, com cadência, transparência e previsibilidade. Com os objetivos alcançados, os gestores da Green Card decidiram seguir com a Consultoria em Agilidade para trabalhar em uma segunda etapa, focada nos produtos digitais.

Por meio de treinamentos sobre Transformação Digital, User Experience (UX) e Cultura de Produtos, apoiamos o aprendizado e a busca por uma visão product-centred. Desta forma, abrimos espaço para a inovação na TI e na própria cultura organizacional, além de mostrar para a Green Card que uma TI estratégica tem potencial para gerar valor, criando novas fontes de receita.

Desenvolvimento de Software

Após a Consultoria em Agilidade, a TI da Green Card passou a ser vista como uma TI estratégica, tanto pelas pessoas desenvolvedoras da equipe, quanto pelas áreas de negócio da empresa. As expectativas aumentaram e, da mesma forma, cresceu a demanda por novos produtos digitais. Para ampliar seu time de TI, a empresa optou por trabalhar junto aos times de Desenvolvimento de Software da SoftDesign.

Squad Completa

Atuamos na Green Card com times de produto completos, compostos por profissionais de Agilidade, Produto, Desenvolvimento, Design e Qualidade.

Squad Mista

Utilizamos um modelo de squad mista, bastante comum aos clientes corporate. Isso significa que alguns profissionais do time são pessoas colaboradoras da Green Card, mas ainda assim a responsabilidade pelos processos, métodos e mentorias é da SoftDesign.

Marketing de Produto

A Green Card conta ainda com um profissional complementar no nosso serviço de Desenvolvimento: um Product Marketing Manager (PMM). Essa pessoa dedica-se ao Marketing de Produto, trabalhando no Posicionamento de Mercado e no Go-To-Market dos novos produtos da empresa. Ela também realiza a integração entre o time de desenvolvimento, a estratégia de mercado e a equipe de vendas.

Resultados

Ao longo dos cinco anos de parceria e trabalho, pudemos colher resultados incríveis. Uma empresa que via a sua área de TI meramente como suporte técnico, hoje tem uma área de tecnologia pulsante e estratégica, que interage com as outras áreas da empresa, com os usuários finais dos produtos digitais, com os times de vendas e marketing, e com squads focadas em entrega de valor. Seguimos trabalhando nessa trajetória promissora para entregar ainda mais melhorias à Green Card.

Como realizamos a Transformação Ágil da empresa Green Card - SoftDesign

Vamos
conversar sobre
soluções digitais
transformadoras?