O termo “transformação digital” tem ganhado cada vez mais evidência no contexto empresarial — mas, você sabe o que ele é exatamente?
Como dono ou gestor de um negócio, é muito importante compreender esse conceito com clareza, pois ele está diretamente relacionado ao desempenho e sucesso de uma empresa no contexto de mercado.
A transformação digital, vale destacar, faz parte das chamadas Indústria 4.0 e Indústria 5.0, nas quais as tecnologias são aplicadas à produção e à gestão empresarial.
No atual cenário, as empresas que não se adaptarem a essa realidade podem sofrer diversos problemas. Por isso, é necessário não apenas entender o que é transformação digital, como também adequar o seu negócio a ela.
Para saber mais sobre o assunto, acompanhe as informações desse conteúdo!
Originada com o surgimento da internet e dos computadores, a transformação digital é uma expressão utilizada para se referir ao processo de digitalização em empresas.
Na prática, ela compreende a integração de tecnologias em todas as áreas de um negócio, visando alterar não somente o seu modus operandi, como melhorar a entrega de valor aos seus clientes.
Por esse motivo, inclusive, a transformação digital também envolve mudanças na cultura de um negócio. Para que ela ocorra com eficiência, todos devem estar engajados e atualizados a respeito de temas como:
A transformação digital envolve inovação, e não apenas em relação a criar um produto ou serviço, mas também a propor novas formas de executar ações já conhecidas por meio da tecnologia.
Ainda sobre a definição de transformação digital, é válido mencionar que em alguns países de língua inglesa esse termo tem sido substituído pela expressão “digital-first”.
O motivo para essa mudança é que uma empresa que foi bem-sucedida em sua transformação digital seria uma companhia em que todas as estratégias são nativamente digitais.
Então, se você ouvir falar sobre o assunto, já sabe do que se trata.
Além de saber o que é transformação digital, é válido entender o que ela não é. Isso porque um erro comum é acreditar que esse conceito está ligado apenas à adoção de tecnologias “da moda”.
Nas últimas décadas, diversas tecnologias surgiram no mercado e ganharam destaque, como o Cloud Computing, em 2009, os Chatbots, em 2015, e a Inteligência Artificial — em especial, com o ChatGPT — que foi lançado em 2022.
Porém, não é porque uma empresa adota alguma dessas tecnologias do momento que significa que ela está se transformando digitalmente.
A transformação digital é uma questão muito maior, que envolve desde a estrutura até a cultura e os processos de um negócio.
Ela se dá à medida que uma empresa consegue estar continuamente avaliando, testando e capturando o valor das tecnologias que surgem a todo momento.
Uma empresa que passou a utilizar um software de gestão, por exemplo, não se transformou digitalmente. Ela apenas fez um simples processo de digitalização.
Agora que você sabe de forma mais clara o que é e o que não é transformação digital, vale a pena conhecer os três pilares dessa estratégia, que são: pessoas, processos e tecnologia.
A seguir, entenda cada um deles com mais detalhes:
No contexto atual, ela tem um papel significativo para a competitividade e a sustentabilidade de empresas.
Isso porque, negócios que conseguem implementar essa transformação, costumam obter uma série de benefícios, como:
Por conta desses e outros benefícios, muitas empresas no Brasil e no mundo têm investido em suas transformações digitais.
Segundo o Índice Transformação Digital Brasil 2023, da PwC Brasil com a Fundação Cabral, 93% das empresas entrevistadas fizeram mudanças nas áreas de automação e processos digitais nos últimos cinco anos.
Também conforme a pesquisa, os setores mais avançados em transformação digital no país são os de serviços financeiros e tecnologia da informação (TI).
Um outro estudo, realizado pela McKinsey em 2019, apontou que empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento do EBITA até três vezes maior que as demais companhias.
Além disso, segundo a Statista, espera-se que os investimentos globais em transformação digital cheguem a US$ 3,9 trilhões até 2027 — o que mostra a sua importância.
Como você acompanhou no tópico anterior, existem diversos motivos que ajudam a entender a relevância da transformação digital. E, nesse contexto, vale a pena saber sobre os fatores relacionados a esse processo.
A primeira “onda de transformação” aconteceu entre as décadas de 1970 e 1980, quando aeroportos e portos começaram a adotar a comunicação eletrônica dos documentos.
Porém, conforme explicado, foi a partir da massificação da Internet, por meio da criação da World Wide Web (“www”), na década de 1990, que houve um impulsionamento no surgimento de novas tecnologias.
A disponibilidade dessas tecnologias e a sua popularização resultaram na criação de negócios de base digital. E eles, por sua vez, mudaram o comportamento dos usuários.
Assim, a transformação do consumidor também gerou pressão nas empresas tradicionais para que se movimentassem em direção à digitalização de seus negócios, como resume a imagem abaixo:
Essas fatores resultaram em:
Até aqui, você conferiu os principais pontos sobre o tema. E para tornar a sua compreensão a respeito desse assunto mais clara, veja alguns exemplos práticos desse processo em diferentes setores.
Na área da saúde, por exemplo, há a telemedicina, que tem sido uma transformação significativa, à medida que facilita o acesso a consultas, diagnósticos e tratamentos, principalmente em áreas remotas.
Além da saúde, outro setor beneficiado pela transformação digital é o financeiro. Nesse caso, temos o exemplo da Liberum Ratings, segunda maior empresa de classificação de riscos do Brasil, que tinha um sistema defasado que impedia o crescimento da organização.
Foi nesse momento que a SoftDesign, aplicando a transformação digital por meio do desenvolvimento de um novo sistema Backoffice, ajudou a empresa a aumentar a sua agilidade, qualidade, produtividade e precisão de análises.
Em termos práticos, o sistema legado com linguagens de programação atualizadas permitiu a importação de arquivos em poucos minutos.
Com base em tudo o que você aprendeu até aqui, é possível compreender com mais clareza as vantagens da transformação digital, certo? Na prática, o uso adequado de tecnologias ajuda a descomplicar, desburocratizar e a melhorar a experiência de colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores.
Além disso, a transformação digital pode colaborar diretamente com a qualidade dos produtos ou serviços digitais ofertados pela sua empresa. Veja, na imagem a seguir, um comparativo do impacto desse processo:
Com as informações deste conteúdo, você viu o que é transformação digital, quais são seus pilares e a sua importância. Além disso, conferiu os fatores desse processo, exemplos e quais as suas principais vantagens.
Portanto, não deixe de investir em uma estratégia bem planejada de transformação para o sucesso do seu aplicativo, plataforma ou sistema.
Neste ponto, saiba que a SoftDesign pode ajudar. Conheça nosso serviço de Concepção para Transformação Digital!
Confira algumas das dúvidas mais comuns a respeito da transformação digital.
É o processo pelo qual empresas adotam tecnologias para melhorar seus modelos de negócio, operações e experiências.
Na área da saúde, por exemplo, há a telemedicina. Já no setor financeiro, é possível citar o internet banking e os aplicativos para celulares.
Os 3 pilares são pessoas, processos e tecnologia.
Veja também:
18 de novembro de 2021
26 de outubro de 2021