Recentemente, falamos aqui no blog sobre
Marketing de Produto e explicamos porque ele é tão relevante. Lembramos da história do produto que mesmo considerado perfeito, não decola e não é absorvido pelo mercado; e que na maioria dos casos, o problema não é o produto em si, mas como ele é lançado. Pensando nisso, no artigo de hoje iremos abordar as 5 Fases do Marketing de Produto. Essas fases ocorrem concomitantemente ao desenvolvimento do produto, e a duração de cada uma delas varia de acordo com a complexidade, o público-alvo e o tempo de experimentação. As 5 Fases do Marketing de Produto servem como um guia para as pessoas da área, principalmente para Product Marketing Managers (PMMs); mas também são um importante conhecimento para pessoas empreendedoras de negócios digitais. Antes de aprofundarmos as 5 Fases do Marketing de Produto, é importante ter em mente que elas são para produtos que já passaram pela
Concepção. Ou seja, as ideias já foram exploradas e amadurecidas, os possíveis usuários estão identificados, as proto-personas construídas, e as funcionalidades e tecnologias escolhidas, assim como o posicionamento do produto no mercado.
As 5 Fases do Marketing de Produto
Segundo a
Product Marketing Alliance (PMA), para um produto ir ao mercado, ou seja, ser lançado, ele deve passar por cinco fases fundamentais. Elas maximizam sua absorção pelo mercado e, se seguidas conforme o recomendado, minimizam falhas estratégicas de comunicação e lançamento. Recomendamos que as fases sejam navegadas pelo
time:
Designers,
Product Owners, Gerentes de Projetos, Product Marketing Managers e
Programadores. Todos devem estar na mesma página em relação ao produto e, mais importante, devem saber quais são as necessidades e
features específicas que o mesmo precisa ter para ser lançado no mercado.
Fase 1: Descoberta (Discovery)
A Descoberta exige muita atenção, pois é onde informações são coletadas, e insights e suposições sobre o produto são transformados em hipóteses embasadas. Entre os principais elementos envolvidos na Fase 1 estão o feedback do usuário/cliente, a análise da concorrência e o posicionamento.
Aqui o objetivo é equipar o time de produto com as informações necessárias para começar a formular uma estratégia relevante. Fase 2: Criação de Estratégias (Strategize)
Após o período de Descoberta, é muito provável que o produto passe por algumas mudanças para se adequar ao mercado. Nesta Fase, estratégias de adaptação são criadas, além do plano inicial de lançamento e precificação.
A estratégia é essencial para um Marketing de Produto poderoso e fundamentado. Se o preço do seu produto não for apropriado, é provável que os clientes busquem outra opção. Além disso, se os representantes de vendas não receberem ferramentas de capacitação, eles não desempenharão todo seu potencial. Logo, redobrar a atenção em cada detalhe é imprescindível, pois negligenciar uma área pode impactar em todas as outras.
Fase 3: Definição (Define)
Todos querem criar um produto que deixe o usuário impressionado e, para isso ocorrer, é preciso passar por essa fase de maneira intensa e bem pensada. Esse é o momento de não economizar nos detalhes.
Definir os canais de comunicação do produto, o funil de marketing e vendas, e a jornada do consumidor são os principais focos. Muitas das informações coletadas na Fase 1 (de Descoberta) são utilizadas nas escolhas estratégicas da Definição. Além disso, é nesta fase que ocorre o estudo aprofundado da persona (ou das personas) do produto — o que é extremamente importante para que a comunicação seja realizada de maneira certeira.
Fase 4: Preparação (Get Set)
De acordo com Benjamin Franklin, “a falha na preparação é o preparo para a falha”. Então, prepare-se cada vez mais para falhar cada vez menos.
É nesta fase que definimos o plano de lançamento do produto. Logo, é preciso juntar todas as informações documentadas nas fases anteriores, treinar equipes (vendas, comunicação, performance) e criar um calendário com todas as ações a serem executadas:
campanhas de marketing, redes sociais, newsletter e
crossmedia, por exemplo. Essa é a fase do frio na barriga, aquela do “preparar, apontar…”.
Fase 5: Crescimento (Growth)
“…Fogo!”.
É nesta fase que o produto é lançado ao mercado. O time envolvido observa todas as estratégias criadas sendo colocadas em ação e fica a postos para qualquer intervenção necessária (sendo natural que aconteça, principalmente se o lançamento for de um
MVP). Conforme o tempo passa e o mercado absorve o produto, torna-se essencial crescer e pensar em novas estratégias de evolução e crescimento.
Precisa de ajuda para colocar esse plano em ação?
Não podemos negar que implementar as 5 Fases do Marketing de Produto demanda tempo, dedicação e profissionais qualificados. Porém, é preciso ter em mente que essas fases fazem parte do sucesso do seu produto. No passado, muito se falava sobre produtos que se vendiam sozinhos (e a venda muitas vezes não implicava em pagamento e compra, mas sim em absorção do produto pelo mercado). Entretanto, atualmente, com o avanço da comunicação e da tecnologia, as decisões dos usuários estão cada vez mais rápidas. Logo, é essencial pensar e desenvolver o produto para além das suas funcionalidades. Isso quer dizer que é preciso entregar valor ao usuário.
Na SoftDesign, nos comprometemos com uma entrega completa, da ideia ao resultado. Por isso, preencha o formulário abaixo e conte conosco para colocar as 5 Fases de Marketing de Produto em prática. Juntos iremos impulsionar o seu produto no mercado!