A Spring Point desenvolve ferramentas para tornar o setor eletromecânico mais eficiente e produtivo. Com sede em Portland (EUA), a empresa de tecnologia possui mais de dez produtos digitais do tipo ERP (Enterprise Resource Planning), com os quais atende cerca de 200 clientes em países como Estados Unidos, Canadá, México e região do Caribe.
Entre seus produtos está o QM Wizard, um sistema web de verificação digital que padroniza processos e garante a alta qualidade do trabalho. Com ele, os profissionais técnicos capturam dados de forma transparente, alimentam dashboards e podem fornecer relatórios às partes interessadas.
Para acelerar sua jornada de inovação, a Spring Point procurou a SoftDesign em 2022 com um desafio: criar uma versão mobile do QM Wizard, que funcionasse offline e fosse capaz de salvar dados localmente – para sincronizá-los via API quando a conexão fosse reestabelecida. Afinal, o uso do sistema não era possível em locais sem acesso à computadores e à internet, comuns a essa área de mercado.
Para saber mais sobre o projeto e o produto, conversamos com Troy D. Locke, CEO & Co-Founder da Spring Point, e com Amber Webster, Lead Software Engineer. O resultado você pode conferir no vídeo abaixo (não esqueça de ativar as legendas).
Criar, desenvolver e evoluir mais de dez produtos digitais não é tarefa fácil. Entretanto, a Spring Point não pode deixar de atender às demandas dos seus clientes e do mercado. Por isso, tornar-se parceira da SoftDesign significou aumentar a sua capacidade de entrega e, consequentemente, de faturamento.
Para Troy e Amber, a distância geográfica e as diversidades culturais não foram problema. Ainda, a diferença de somente uma hora de fuso horário permitiu que os dois times trabalhassem online ao mesmo tempo; e a comunicação em inglês, inclusive sobre assuntos técnicos, fluiu muito bem.
Para o CEO da Spring Point, o mais importante foi o alinhamento de valores percebido desde a primeira conversa com a SoftDesign:
“Olhando para nossa empresa, podemos dizer que concretizamos parcerias com nossos clientes e queremos que eles tenham sucesso. Sentimos isso quando conversamos com a SoftDesign: essa abordagem, que deveria ser a abordagem de todos os negócios, de criar uma parceria, um relacionamento de longo prazo, em que ambos cuidam um do outro para melhorar continuamente experiências, processos e negócios”.
Um time composto por cinco profissionais da SoftDesign trabalhou no QM Wizard App durante três meses, com dedicação exclusiva. Entre eles, uma Scrum Master, um Product Owner, dois Programadores e uma Designer.
Pensando em atender os usuários dos sistemas operacionais iOS e Android, esse time optou pelo desenvolvimento Front-End em Flutter. O banco de dados escolhido foi o SQ Lite, pois permitiu que as funções de cálculos e fórmulas, necessárias ao trabalho dos técnicos, fossem realizadas de modo rápido e leve.
Como o produto já existia em uma versão web e os requisitos técnicos eram altamente complexos, o projeto não continha requisitos de design. Ainda assim, entrevistas foram conduzidas com as pessoas colaboradoras da Spring Point, que atendem os usuários finais, para que fosse possível compreender necessidades e aprimorar a solução digital. De acordo com Amber, elementos e melhorias foram adicionados e resultaram em um aplicativo limpo e com melhor usabilidade.
Seguindo o método ágil Scrum, reuniões foram realizadas diariamente para planejar sprints, acompanhar o desenvolvimento e revisar os itens entregues. O time da Spring Point observou a evolução do trabalho da SoftDesign por meio de ferramentas como Jira e Figma, e também através de apresentações semanais. Para Troy, isso garantiu que sua equipe supervisionasse o processo e pudesse solucionar qualquer dúvida ou problema de forma mais eficiente.
Vídeo ilustrativo da ferramenta Jira, utilizada no projeto da Spring Point. Fonte própria.
O QM Wizard App foi lançado em janeiro de 2023. Em poucos meses, seus usuários já comentaram com a equipe da Spring Point que gostariam de ver as melhorias do aplicativo no sistema web. Para eles, o novo produto é mais rápido, limpo e com melhor interface, o que torna o dia a dia ainda mais produtivo.
De acordo com Troy, isso comprova que o trabalho conjunto deu certo. A ideia é que nos próximos meses, outros produtos sejam desenvolvidos e aprimorados pela SoftDesign, para que os profissionais da Spring Point possam se dedicar totalmente ao gerenciamento de processos e fluxos de trabalho, com foco nos clientes da empresa. Sendo assim, a continuidade da parceria não é uma dúvida:
“Tivemos outras experiências com empresas dos Estados Unidos e do Brasil, e o trabalho parecia ok, os projetos eram concluídos de acordo com o escopo. Mas agora que trabalhamos com a SoftDesign, compreendemos que uma parceria vai além disso: os profissionais da empresa estão realmente atentos ao nosso produto e a experiência que nossos usuários têm. Eles retornam com sugestões, ideias e maneiras de melhorar o projeto, e nos tornamos capazes de produzir um produto ainda melhor do que havíamos imaginado”.
E quanto a nós, estamos ansiosos para continuar trabalhando com a Spring Point, tornando o setor eletromecânico mundial cada vez mais eficiente e produtivo, por meio de tecnologia.
Precisa de apoio para desenvolver o seu aplicativo, plataforma ou sistema? Preencha o formulário abaixo para que nossos especialistas entrem em contato com você!
Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.
26 de setembro de 2024
16 de agosto de 2024