A Liberum Ratings é uma agência de classificação de risco brasileira. Fundada em 2011, em São Paulo, é a segunda maior empresa do mercado nacional, com market share de 60% do segmento. Suas análises de Fundos de Investimento consideram os créditos individualmente e também a sua relação com outros riscos existentes, o que lhe permite fornecer informações qualificadas para apoiar a tomada de decisão de investidores.
Com estratégia, design e tecnologia, concebemos e desenvolvemos para a Liberum Ratings um sistema que, além de aprimorar o core business da empresa, abre portas para a criação de novos negócios e novas fontes de receita. O novo BackOffice traz ganhos de velocidade, processamento qualidade e escala, sendo também responsável por impulsionar a evolução do Business Intelligence da agência.
Para impulsionar sua jornada de inovação, a Liberum Ratings procurou a SoftDesign em 2021 com um desafio: criar um novo sistema core para realizar suas análises, que proporcionasse maior velocidade de processamento, aumento da capacidade de escala e melhor visualização de dados. Afinal, o sistema legado que apoiava a operação da empresa encontrava-se defasado, impedindo o crescimento da organização e o seu desenvolvimento técnico e metodológico.
O novo sistema BackOffice foi desenvolvido pela SoftDesign e começou a ser utilizado em janeiro de 2023. A melhor velocidade de processamento contribuiu para a agilidade do trabalho e para o aumento de produtividade da operação. Além disso, a qualidade das análises também aumentou, pois a visualização dos dados tornou-se mais clara e intuitiva, beneficiando a experiência de uso dos Analistas de Crédito.
Para Mauricio Bassi, Co-Founder e Diretor Técnico da Liberum Ratings, o ganho de eficiência é essencial, mas houve também impacto na motivação das pessoas colaboradoras, afinal, sua capacidade analítica melhorou:
“A gente saiu de fazer melhor, para utilizar uma tecnologia que nos deixa a anos luz de distância de qualquer outra empresa deste ramo. Então, além de estarmos trabalhando melhor, estamos conseguindo desenvolver novas técnicas que não poderíamos desenvolver antes. Isso é muito motivante. Nossos técnicos são movidos por desafios e a ferramenta proporciona que eles se realizem, apoiando a retenção de talentos na empresa”.
Já para Décio Bapttista Santos, Co-Founder e Diretor Comercial da empresa, o BackOffice abre possibilidades de criar novas ferramentas e indicadores. “Essa Transformação Digital nos permite, além de melhorar aquilo que nós já fazíamos todos os dias, criar outras fontes de receita sem perder o foco. Ou seja, eu estou escalando o meu negócio através desse novo sistema”.
A Liberum Ratings havia tido experiências malsucedidas com outras empresas, que não conseguiram entender a sua atuação e compreender quais necessidades deveriam ser atendidas pelo novo sistema. Décio e Maurício perceberam que não buscavam somente um fornecedor, mas sim um parceiro de tecnologia que fosse capaz de enxergar o negócio de forma ampla, para assim desenvolver o software, introduzir novas competências técnicas e contribuir efetivamente com o crescimento da empresa.
Por isso, apresentaram sua demanda a SoftDesign e solicitaram uma proposta de solução. O objetivo era conhecer a expertise da empresa e se aproximar das pessoas que fariam parte do projeto. Uma Concepção de produto digital foi realizada e, de acordo com Maurício:
“Optamos pela SoftDesign porque entendemos que era uma aposta segura. Na verdade, não era mais uma aposta, era uma decisão segura, que nos trazia um alto grau de segurança”.
Com o intuito de estruturar o novo sistema, estabelecer os objetivos do projeto e planejar o desenvolvimento do software, um time composto por uma Product Manager, uma Designer e um Desenvolvedor trabalhou na Concepção do sistema BackOffice. Durante quase dois meses, sessões semanais de Design Thinking foram conduzidas junto à equipe da Liberum Ratings, com a realização de pesquisas e benchmarking (análise de mercado).
O sistema legado da Liberum Ratings utilizava a linguagem de programação VBA e PHP para processar os documentos enviados pelos Fundos de Investimento. Esse sistema demorava em torno de três horas para importar os arquivos, a depender da quantidade de dados.
Para que o novo sistema BackOffice reduzisse esse tempo a poucos minutos, dois Cientistas de Dados da SoftDesign realizaram Provas de Conceito (PoC). Desta forma, foi possível testar diferentes propostas e garantir que as soluções tecnológicas sugeridas efetivamente alcançariam o resultado esperado.
O BackOffice é o primeiro de muitos produtos digitais que desenvolveremos junto à Liberum Ratings. Estamos motivados a apoiar a Transformação Digital da empresa, e em continuar trabalhando a fim de tornar a área financeira cada vez mais eficiente e produtiva, por meio da tecnologia.