PT | EN

Liberum Ratings: como efetivamos a Transformação Digital da agência de classificação de riscos


Notice: Undefined index: title in /var/www/html/pt/wp-content/themes/softdesign/src/blocks/card/card.php on line 86

Corporate

Concepção
Desenvolvimento

2022 a 2023

Entregamos aumento de agilidade, de produtividade e de precisão das análises com um novo sistema backoffice claro e intuitivo, que ainda garante maior velocidade e escala no processamento. 

O novo sistema Backoffice desenvolvido pela SoftDesign nos deixa a anos luz de distância de qualquer outra empresa neste segmento.’’  Mauricio Bassi, Co-founder e Diretor Técnico da Liberum Ratings. 

Desafio

A Liberum Ratings é a segunda maior empresa de classificação de riscos do Brasil, com market share de 60% do segmento. Suas análises de Fundos de Investimento fornecem informações qualificadas para apoiar investidores em sua tomada de decisão. 

A operação da Liberum Ratings era apoiada por um sistema legado defasado, que impedia o crescimento da organização. Nosso desafio foi criar um novo sistema core que permitisse que o time realizasse análises com mais velocidade e precisão, aumentando a capacidade de escala e melhorando a visualização de dados.  

Como contribuímos

Inicialmente, um time composto por Product Manager, Designer e Desenvolvedor estruturou o novo sistema e planejou o desenvolvimento do software. Para isso, uma série de entrevistas qualitativas com os times internos e os sócios da empresa foram realizadas, além de pesquisas de mercado.  

Nesta etapa, foram mapeadas as principais necessidades: melhorias relacionadas à velocidade de processamento dos documentos, à padronização da informação, à gestão dos dados e à escalabilidade do negócio. Ainda foram realizados aprimoramentos na navegabilidade do produto e inclusão de funcionalidades comerciais nos processos do novo sistema, de modo a apoiar ainda mais a operação da agência.  

Uma PoC também foi criada para validar todas as hipóteses, considerando jornadas e sugerindo melhorias na experiência dos usuários, além de testes de usabilidade. A partir da validação, o novo software foi desenvolvido por um time ágil multidisciplinar da SoftDesign, formado por Gerente de Projetos, Product Manager, Designer, pessoas Desenvolvedoras, Especialista BI e Tester. 

Resultado

O sistema desenvolvido aprimora o core business da Liberum Ratings e permite a criação de novos negócios e fontes de receita. Com ganhos em velocidade, processamento, qualidade e escala, o BackOffice é responsável por impulsionar a evolução da Business Intelligence na empresa.   

A evolução do sistema legado com linguagens de programação atualizadas permitiu que a importação de arquivos para análise, que antes demorava em torno de três horas, acontecesse em poucos minutos. 

Para Mauricio Bassi, o ganho de eficiência foi essencial, mas houve também impacto na motivação das pessoas colaboradoras, afinal, sua capacidade analítica melhorou: 

“Agora, além de trabalharmos melhor, estamos conseguindo desenvolver novas técnicas que não seriam possíveis antes. Nossos técnicos são movidos por desafios e a ferramenta criada pela SoftDesign possibilita que eles se realizem, apoiando a retenção de talentos na empresa”. 

Mauricio Bassi, Co-founder e Diretor Técnico da Liberum Ratings

“Essa transformação digital nos permite, além de melhorar aquilo que nós já fazíamos todos os dias, criar outras fontes de receita sem perder o foco. Ou seja, eu estou escalando o meu negócio com o novo sistema”.
Décio Bapttista Santos, Co-founder e Diretor Comercial da Liberum Ratings

Vídeo ilustrativo da Concepção da Liberum Ratings, na ferramenta Miro. Fonte própria.

Capabilities 

Design Thinking | Research e Benchmarking | PoC | Testes de Usabilidade | UX | Jornada do Usuário | Desenvolvimento de Software | Métodos Ágeis 

Vamos conversar sobre soluções digitais transformadoras?