PT | EN
Publicado dia 24 de outubro de 2023

Transformando Negócios com Desenvolvimento de Software: Escalabilidade e Método

| Tempo de leitura 6 minutos Tempo de leitura 6 minutos
Transformando Negócios com Desenvolvimento de Software: Escalabilidade e Método

Manter um software atualizado e relevante ao longo do tempo é um desafio complexo para a maioria das empresas. Afinal, esse é um esforço contínuo que requer dedicação, conhecimento técnico e recursos. Na Era Digital, investir na escalabilidade de software é crucial para a evolução dos negócios, já que para muitas empresas de base tecnológica, possuir um aplicativo, plataforma ou sistema que atenda com diferenciação às necessidades dos usuários é um fator de vantagem competitiva e sobrevivência. 

Entretanto, para que isso ocorra, precisamos considerar uma série de estratégias que visam a eficácia e a segurança de produtos e serviços. Coletar feedback, realizar testes contínuos, adotar ciclos de desenvolvimento iterativo, identificar falhas de desempenho e manter os times atualizados com as tecnologias e metodologias mais recentes são alguns exemplos de práticas fundamentais.  

Se a sua empresa ainda não pensa no desenvolvimento de software a longo prazo para buscar inovação efetiva; se as lideranças não se apoiam em dados para impulsionar a escalabilidade das soluções digitais, o artigo a seguir é um importante aliado para mudar esse cenário e aumentar a capacidade de entrega para escalar. 

“Meu sistema não suporta o crescimento da minha empresa, e agora?”

Esse é um dilema recorrente entre organizações que estão em transformação digital. Em síntese, sistemas defasados impedem o crescimento dos negócios, tanto em termos de usuários e volume de dados quanto de receita. Isso significa que empresas que possuem um software desenvolvido com tecnologias que eram populares no passado, mas que não são mais utilizadas pela indústria, correm riscos de se tornarem obsoletas. 

Pensando nisso, entre as principais estratégias que devemos considerar para garantir a escalabilidade de software está o monitoramento e análise de desempenho, responsável por identificar padrões de uso e planejar o crescimento com base em dados qualificados. A automação de tarefas também é essencial para otimizar o gerenciamento de recursos, assim como os testes de carga, que avaliam a performance do sistema de acordo com os níveis de tráfego. 

Naturalmente, projetar uma arquitetura escalável desde o início é a estratégia mais indicada. Nesse sentido, por meio de microsserviços, é possível criar aplicações menores, em módulos independentes, que podem ser escalados separadamente. O mesmo impacto positivo será percebido ao escolher tecnologias e frameworks escaláveis, como o Kubernetes, por exemplo.  

Lembre-se que a escalabilidade de software é um tema que deve ser revisitado de maneira contínua ao longo do ciclo de desenvolvimento. Além disso, é importante implementar uma cadência de ajustes e otimizações que esteja de acordo com a evolução do produto e o aumento da demanda.  

Um exemplo é a Liberum Ratings, 2ª maior agência de rating do Brasil, que nos procurou para acelerar a sua jornada de inovação. Para cumprir esse objetivo, desenvolvemos um sistema que aprimorou o core business da empresa, gerando negócios e fontes de receita. Como resultado, o novo sistema BackOffice traz ganhos de processamento, velocidade e escala, refletindo diretamente no aumento de produtividade e de precisão das análises, e em uma experiência de uso mais ágil e intuitiva.

Escolha o método de Desenvolvimento certo para o seu Produto 

O processo de escolha do método de desenvolvimento de software está relacionado a uma série de fatores, incluindo o tipo de solução digital a ser desenvolvido, os profissionais que irão compor o time de produto, as necessidades dos stakeholders e a natureza de inovação do aplicativo, plataforma ou sistema. Entre as metodologias mais conhecidas, estão: 

  • Métodos Ágeis (Scrum, Kanban, XP): tornam o desenvolvimento de soluções digitais mais leve e veloz e ajudam a criar produtos com mais qualidade. Esse método impulsiona a cultura de colaboração e a adaptabilidade às mudanças, principalmente em cenários repletos de incertezas, como no caso de desenvolvimento de produtos inovadores; 
  • Lean Development: esse método propõe remover desperdícios para reduzir riscos e promover entregas mais ágeis, ou seja, otimizar o fluxo de trabalho é um dever de todos. No Lean Development, a cultura de testes tem um papel fundamental e, por isso, QAs atuam junto aos desenvolvedores para garantir qualidade, testando implementações ao longo de todo o processo de desenvolvimento de software;   
  • Modelo em Cascata: defende a ideia de que processos devem ser seguidos de acordo com o escopo definido no início do projeto. Em outras palavras, mudanças e adaptações não são bem-vindas, já que esse método prevê etapas sequenciais e lineares de criação. Perceba que, por mais que esse modelo apresente uma estrutura definida, ele não possui a flexibilidade necessária para lidar com um mercado em transformação. Ou seja, não é o método adequado para produtos inovadores. 

Sabemos que cada produto digital é único. Logo, o processo de escolher e utilizar o método ideal também. Sendo assim, encontrar um parceiro de TI confiável, experiente e com alta maturidade em desenvolvimento de produtos digitais é uma decisão estratégica imprescindível para guiar essa jornada e impulsionar a escalabilidade do seu negócio.   

Como o Desenvolvimento de Software da SoftDesign impulsiona produtos

Na SoftDesign, nossos times trabalham com Métodos Ágeis e executam ciclos de Discovery e Delivery em paralelo. No Discovery, focamos em design, inteligência e estratégia para definir as soluções. Já no ciclo de Delivery, nossos esforços visam entregas frequentes de novas versões do software, que nos permitem captar valor o mais cedo possível, além de feedback constante dos usuários.  

Sabemos que o desenvolvimento vai muito além do software. Por isso, focamos em obter melhores resultados por meio de um processo de priorização alinhado à necessidade de negócio ou problema que queremos resolver. Conforme Karina Hartmann, Head of Product and Innovation da SoftDesign, nossos métodos de trabalho e squads entregam o mesmo nível de qualidade e resultado que grandes empresas internacionais de tecnologia. “Outro diferencial é poder acessar profissionais superexperientes e qualificados em outros temas como Arquitetura, Infraestrutura e Cloud”.

Ernani Ely Junior, Lead Software Engineer da SoftDesign, também destaca o engajamento do time de produto como um diferencial. “Nossos Desenvolvedores ajudam a pensar a solução, validam o que chega até eles e questionam se aquele requisito faz sentido ou se existe uma forma melhor de desenvolver o produto. Fomentamos a cultura de colaboração e somamos as mais diversas skills para apoiar processos de desenvolvimento.” 

Somos uma empresa global de desenvolvimento de software com competências avançadas em estratégia e design de produtos digitais. Junto aos nossos clientes, cocriamos e evoluímos produtos digitais de impacto. 

Vamos montar seu time de desenvolvimento?

Nossos times ágeis são focados em entrega contínua e geração de valor. Trabalhamos de forma estratégica, orientados aos seus objetivos e métricas de negócio.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?