fbpx

vamos conversar?

Outsourcing de TI: Diferenças Entre Onshore e Offshore

Tempo de leitura: 8 minutos

O mercado de TI está em alta e a escassez de talentos tornou-se um grande desafio para negócios que precisam de profissionais qualificados e experientes. A boa notícia é que com os novos modelos de trabalho as empresas amadureceram, e estão cada vez mais flexíveis e adaptativas. Esse movimento abriu espaço para a consolidação do Outsourcing de TI: serviço que pode ser um grande aliado na hora de integrar especialistas de alta performance ao seu time.

Na SoftDesign, a nossa equipe possui a expertise necessária para completar squads de Desenvolvimento de Software, por meio do serviço de Outsourcing. Nossas pessoas de produto, design, programação e testes entregam projetos que ajudam a alcançar os objetivos do seu negócio. Essa parceria favorece a inovação por meio do conhecimento técnico e da cultura de colaboração, skills fundamentais ao setor de tecnologia. 

O Que é Outsourcing de TI?

De acordo com Carlos Poitevin, Gestor de Outsourcing da SoftDesign, o Outsourcing de TI é um serviço que viabiliza o fornecimento de capacidade técnica e de atendimento para um cliente. “Esse é um serviço que atende diferentes tamanhos de empresas, desde startups que estão começando e precisam de um time inteiro de TI, até empresas grandes que necessitam de skills específicas para complementar uma squad já existente”, explica. 

Entretanto, é importante ressaltar que na SoftDesign, o serviço de Outsourcing não trata apenas de fornecer pessoas colaboradoras para suprir uma demanda técnica. Ranusa Souza, que também atua como Gerente de Outsourcing, ressalta que esse profissional possui na bagagem — além de muito conhecimento — uma cultura de colaboração fortalecida. “Levamos todo um legado para o ambiente de trabalho do cliente. Acreditamos que o fit cultural entre as empresas parceiras é essencial. Logo, nos envolvemos em todo o processo de gestão e acompanhamento dos profissionais”, completa. 

Poitevin concorda que o nível de maturidade e exigência das empresas mudou ao longo dos anos. “Antes, existia uma terceirização mais focada na contratação de pessoas e não de um serviço de Outsourcing completo. Na Soft, o nosso diferencial sempre foi buscar aproximação entre as pessoas colaboradoras e os clientes. Com a consolidação da Transformação Digital, o nível de acompanhamento estratégico também aumentou e, por isso, a gestão de pessoas tornou-se essencial”.

 

Você está em busca de um parceiro de Outsourcing? Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato.


Onshore X Offshore

Terceirizar o Desenvolvimento de Software é uma estratégia de negócio que auxilia a sua empresa a manter a competitividade em seu mercado de atuação. O serviço de Outsourcing de TI possui muitas vantagens e cada vez mais ultrapassa barreiras ao redor do mundo.  

Existem duas possibilidades de parceria: o modelo Offshore, que propõe um intercâmbio de conhecimentos e profissionais entre empresas geograficamente distantes, e o modelo Onshore, que trata de parcerias entre empresas de um mesmo país. 

Segundo Ranusa, o acompanhamento nesses dois modelos é o mesmo. Afinal, a relação com os profissionais de Outsourcing Offshore também deve ser de proximidade, mesmo que essas pessoas colaboradoras não morem no Brasil, por exemplo. “É claro que existem variáveis em relação ao Onshore como fuso horário, cultura, legislação, idioma e câmbio. Entretanto, adaptamos processos para alinhar o trabalho em equipe, mas sem alterar a base principal: nossa forma de tratar as pessoas”, ressalta. 

Com a pandemia de Covid-19, a consolidação do trabalho remoto tornou-se uma estratégia de negócio crucial. Além disso, esse posicionamento passou a ser um atrativo para clientes no exterior, que encontram agora no Brasil uma possibilidade de agregar profissionais talentosos aos seus times. Se esse é o caso do seu negócio, Ranusa ressalta: “Nos preocupamos muito em atuar o máximo possível de tempo no horário em que o cliente está on-line, pois acreditamos que a troca de informação é algo relevante e fortalece os projetos desenvolvidos. É um processo de adaptação constante, seja por conta das cerimônias que ocorrem entre os times (ainda mais diversos), ou dos desafios culturais e de comunicação — que são uma excelente oportunidade de crescimento profissional”. 

Vantagens do Outsourcing

Uma das principais vantagens da contratação do serviço de Outsourcing da SoftDesign é o ganho automático de conhecimento, visto que nossas pessoas colaboradoras são incentivadas a manterem um mindset focado em Lifelong Learning. Sabe-se que cada vez mais o mercado destaca a importância de perfis profissionais comunicativos, flexíveis e orientados para a solução de problemas.  

Para Ranusa, essas características combinam entre si e resultam em uma mistura ideal, muito procurada no setor de tecnologia. “Atualmente, a pessoa de TI precisa de uma vasta coletânea de conhecimentos, além de soft skills. Um profissional que possui somente excelência técnica, sem as competências socioemocionais necessárias, não é tão valorizado pelo mercado na hora de montar um time de produto. Por isso, por meio da nossa gestão ajudamos a potencializar essas habilidades, a fim de entregar valor ao cliente”.  

No serviço de Outsourcing da SoftDesign você encontra: 

  • Profissionais experientes e certificados;
  • Equipes completas em menor tempo;
  • Rápida integração de pessoal;
  • Conhecimento compartilhado;
  • Questões administrativas sob nossa responsabilidade;
  • Práticas ágeis e métodos atuais de trabalho.

O Outsourcing de TI é a melhor estratégia para ampliar e capacitar a sua empresa, atendendo os seus objetivos de negócio por meio de uma parceria transparente, focada no desenvolvimento contínuo de profissionais. Para Poitevin, está no drive da SoftDesign buscar excelência em tudo o que é feito. “Estamos sempre em busca de inovação e temos orgulho de ser uma referência técnica na área de TI”.   

O Gestor de Outsourcing também destaca o quanto o setor mudou na última década, abrindo espaço para projetos mais adaptáveis e times diversos. “Os clientes estão mais maduros em relação a processos e entendem a importância das cerimônias. O conceito de incompletude, ou seja, do produto estar sempre em experimentação agora é do entendimento de todos, pois faz parte dessa nova Era da Tecnologia”.  

Vamos conversar sobre Outsourcing de TI?

Na SoftDesign, nos preocupando com o desenvolvimento das pessoas e com a evolução da carreira profissional, por isso, investimos em capacitação e atualização tecnológica. Além disso, somos uma empresa remote-first e nossas pessoas colaboradoras estão aptas para trabalhar em projetos Onshore e Offshore, a partir da sede da empresa ou de qualquer lugar.  

Os nossos profissionais são experientes e multidisciplinares. Além disso, a SoftDesign incentiva a cultura de colaboração, ou seja, nossas pessoas colaboradoras estão preparadas para compartilhar conhecimento com o seu time. Então, que tal deixar as questões administrativas sob nossa responsabilidade? Assim, você terá mais tempo para colocar Métodos Ágeis em prática. 

 

Saiba mais sobre o Outsourcing da SoftDesign

Sugestões ou críticas para nosso blog? Entre em contato pelo endereço [email protected]

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Deseja receber novidades sobre

DESIGN, AGILIDADE e TECNOLOGIA?

SoftDesign