PT | EN

Soluções Digitais Transformadoras

Por 30/08/2022 06/09/2022 8 minutos

Nós mudamos: a nova SoftDesign nasceu. No dia 26 de agosto deste ano, lançamos nossa nova identidade visual, que chega acompanhada de um novo posicionamento. Transformamos nosso propósito, visão e valores para melhor representar nossa empresa, que completa 25 anos em novembro de 2022.

Além disso, a experiência de atender mais de trezentos clientes nas Américas e Europa, e entregar milhares de projetos, nos permitiu inovar nossa oferta. Apresentamos ao mercado novos serviços que surgem para apoiar ainda mais a Transformação Digital de corporates, e a construção e evolução de startups e scale-ups.

Neste artigo, compartilhamos com você tudo sobre a nossa transformação e sobre o início dessa nova era na história da SoftDesign.

Rebranding, Refresh

Durante os últimos 25 anos, crescemos e amadurecemos. O que antes era um sonho de poucos, se tornou a realização de muitos; e sentimos que nossa antiga marca não representava mais tudo o que somos. Por isso, decidimos nos transformar, mas sem deixar para trás nossa essência. 

Como em todos os projetos que executamos, criamos um time multidisciplinar composto por pessoas colaboradoras, para conduzir esse processo cocriativamente. Na primeira etapa, contamos com o apoio da Okta Branding & Design para a realização de pesquisas e dinâmicas que auxiliaram na definição dos nossos novos valores, propósito e visão. Na segunda etapa, convidamos a designer Júlia Tannous para redesenhar a nossa marca, a partir dos dados e informações que havíamos coletado previamente. 

O resultado é um logotipo que carrega a história da marca SoftDesign. Ele foi criado a partir de três diferentes elementos, que combinados destacam a nova fase da empresa: 

  • Alvo: nasce do 0 e 1 da tecnologia, e visto em perspectiva, dá forma ao alvo, ao ponto de chegada. Representa a tecnologia usada de forma estratégica para alcançar objetivos.  
  • Seta: é o caminho, a direção e a jornada. Representa a criação de soluções digitas, desde a ideia até resultado. 
  • Asterisco: nasce do sol, herança de nossa antiga marca. Representa o astro norteador, a experiência; e também a inclusão e a colaboração, função que o asterisco tem na tecnologia. 

Valores que sustentam a nossa essência

Os elementos que dão vida a nossa nova marca, também estão conectados aos nossos novos valores. Junto ao alvo, à flecha e ao asterisco, surge ainda um quarto elemento: a união da flecha e do alvo, que representa a jornada de inovação em soluções digitais.  

Cada um deles está associado a uma tríade de valores que nos guiam:

flecha_softdesign Desbravadora, Autêntica e Inspiradora
Somos curiosos, exploramos novas ideias e estamos sempre aprendendo. Valorizamos o conhecimento e a profundidade. Nós não copiamos, nós criamos. Inspiramos a transformação nas pessoas e empresas por meio do conhecimento e da colaboração.
io_softdesign Transformadora, Inovadora e Estratégica
Unimos a cultura, os métodos e o conhecimento necessários para criar soluções digitais inovadoras. Compartilhamos nosso conhecimento e pensamos de forma estratégica, para que nosso impacto seja transformador.
alvo_softdesign Responsável, Experiente e Especialista
Enfrentamos os desafios com seriedade, não desistimos de projetos difíceis, nunca deixamos de entregar. Buscamos relações de confiança e transparência, apoiadas na nossa experiência, competência técnica e cuidado com cada produto.
asterisco_softdesign Cocriadora, leve e humana
Encaramos tudo de forma humana, colaborativa, leve e criativa. Sem complicação, sem rigidez. Nos adaptamos sempre e acreditamos que somente juntos, cocriando, alcançaremos resultados incríveis.

Propósito além da tecnologia

Para desenhar nosso novo propósito, nos baseamos no modelo Golden Circle, criado por Simon Sinek e divulgado no livro Start With Why, de 2009. Com ele, o autor explica que as organizações têm relativa facilidade em definir o que fazem – sua oferta para o mercado; e como fazem – processos e diferenciais; mas raramente pensam no porquê o fazem. 

Esse círculo do porquê, que fica no centro do modelo, é o mais importante, pois engaja pessoas colaboradoras e clientes em torno de um mesmo ideal. Ele representa o motivo da existência da empresa, muito além de produtos ou serviços. Para Sinek, as organizações devem traçar planos de dentro para fora do círculo, e não ao contrário. 

No meio do círculo temos o Porquê. Fora deste círculo temos o Como, e ainda maios O quê.
Golden Circle, de Simon Sinek. Fonte: Start With Why. 

Como nós levamos métodos e processos à sério, fizemos o indicado pelo autor e começamos pelo porquê. Abaixo apresentamos o Golden Circle da SoftDesign. 

  • Why (Por quê): Nós existimos para transformar pessoas e negócios. 
  • How (Como): Construindo um espaço colaborativo para aprender, sustentado por experiência e conhecimento. 
  • What (O quê): A jornada de inovação em soluções digitais, da ideia ao resultado.  

Visão para o futuro

O Golden Circle é também base para nossa nova visão. Nas pesquisas que realizamos com nossos clientes, no início do processo de rebranding, descobrimos que já havíamos alcançado o nosso objetivo, que era ser referência pela competência técnica e pelo comprometimento com os resultados. 

Nossa nova visão vem para guiar os nossos próximos passos, e surge apoiada nos novos serviços que já estamos ofertando.

Ser reconhecida no mercado como uma referência na jornada de inovação em soluções digitais, da ideia ao resultado”.

Quando falamos em referência, estamos destacando o nosso conhecimento, experiência e autenticidade. Já com inovação, entendemos a criação de soluções novas que sejam viáveis e desejáveis. 

Soluções digitais são aplicativos, plataformas, sistemas, APIs, integrações e todo tipo de solução digital que surgir. E resultado, é a solução sendo usada e gerando valor para empresa e usuários. 

E a jornada? Essa palavra representa as diversas fases da inovação em soluções digitais. Por meio dos nossos serviços, nós: 

  • Concebemos produtos digitais com foco no usuário e em experiências de uso ricas; 
  • Reduzimos riscos e validamos ideias por meio da descoberta de soluções e da experimentação em modelos de negócio;   
  • Entregamos produtos com maturidade tecnológica, em iterações curtas;   
  • Lançamos produtos no mercado em busca de feedback e adaptação;   
  • Evoluímos e sustentamos soluções digitais com qualidade. 

Serviços para startups, scale-ups e corporates 

Hoje, nossas centenas de pessoas colaboradoras estão espalhadas pelo mundo, atuando com foco em estratégia, design e tecnologia. Nós aliamos experiência, visão estratégica e colaboração em processos adaptativos que entregam os melhores produtos digitais. 

Para efetivamente acelerar a jornada de inovação, transformamos nossos serviços com foco nas mais atuais tendências de criação de soluções digitais. 
 

Concepção: para estruturar soluções antes de desenvolver, a Concepção se apoia em técnicas de Design Thinking e Lean Startup a fim de estabelecer os objetivos do projeto, planejar o desenvolvimento e definir o investimento necessário. 

Experimentação: para validar soluções novas, a Experimentação se apoia no Business Model Canvas e no Testing Business Ideas, a fim de aprender rápido, economizar tempo e garantir a segurança de investimento. 

Desenvolvimento de Software: para construir a solução que entrega resultados, o Desenvolvimento se apoia em método ágil para entregar estratégia e resultados em aplicativos, plataformas e sistemas. 

Consultoria: para acelerar a evolução do seu negócio, diagnosticar e resolver problemas, temos Consultorias em Agilidade, Arquitetura de Software, Design, Infra & Cloud e Marketing de Produto.

Outsourcing: Para completar o seu time com eficiência e apoiar o crescimento do seu negócio, com o Outsourcing oferecemos profissionais de alta performance das áreas de Desenvolvimento, Qualidade, Design, Produto e Gestão. 

Uma nova SoftDesign 

Nos sentimos muitos felizes com esta nova fase que se inicia. Estamos caminhando em direção aos nossos sonhos, e queremos criar cada vez mais soluções digitais transformadoras, que melhorem a  vida das pessoas, e a forma como vivemos em sociedade. 

Estamos mais prontos do que nunca para apoiar o seu negócio. Descubra o nosso novo site e entre em contato para mais informações. 

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Estrategista Digital, especialista em Marketing Digital e Branding. É graduada em Jornalismo (UCS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Growth Marketing, Search Engine Marketing, Inbound Marketing e Content Marketing.

Posts relacionados

14 de dezembro de 2023

5 Tendências Tecnológicas Para Inovar em 2024

    Inovação
Saber mais

23 de novembro de 2023

Impactos da Inteligência Artificial em Produtos Digitais

    Inovação
Saber mais

13 de novembro de 2023

4 Razões Imperdíveis Para Participar da Web Summit 2023

    Inovação
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?