PT | EN

Como Criar um Negócio Digital de Sucesso 

Por 10/07/2023 22/04/2024 7 minutos

Qual empreendedor não gostaria de alcançar maior vantagem competitiva ao criar um novo mercado ou aprimorar um produto ou serviço já existente? Esse desejo é frequente no mundo dos negócios, pois diversificar fontes de receita é uma estratégia de sobrevivência para muitas empresas. Nesse sentido, investir em um negócio digital pode ser uma ótima opção. 

No Brasil, o empreendedorismo digital tem passado por um crescimento significativo nos últimos anos, principalmente devido ao aumento do acesso à internet e à dispositivos móveis. Porém, nesse oceano repleto de oportunidades, surge a importância de criarmos soluções qualificadas e adequadas, entendendo a fundo a dor de um determinado grupo de pessoas para transformá-las em usuárias.

Devido a isso, a jornada de criação de negócios digitais é composta por diversas pesquisas e análises de dados, visto que encontrar um público-alvo e um nicho realmente lucrativo não é tão simples assim. Continue lendo este artigo para descobrir como se aventurar com segurança nesse universo.

Negócio digital: o que é? 

Com o avanço da digitalização e com as constantes mudanças de hábitos da população, estar ausente do ambiente online significa ignorar uma parcela significativa de potenciais consumidores. Como os negócios digitais podem ser criados nos mais variados tipos de segmentos, insistir no isolamento digital não é uma opção para empresas que desejam sobreviver. 

Segundo Strauss e Frost (2020), “negócios digitais são organizações que utilizam tecnologia e internet para conduzir processos de negócios, melhorar a eficiência operacional, criar relacionamentos com clientes e oferecer valor por meio de produtos e serviços digitais”. Para esses autores, o principal objetivo desses negócios inovadores é simplificar a vida de usuários, parceiros e stakeholders.

Isso significa que inovar não é necessariamente fazer algo que nunca ninguém fez. A inovação também está no ato de melhorar o que já existe atualmente, seja na sua empresa ou no mercado em geral. Por exemplo, as Fintechs são startups que oferecem serviços financeiros, porém 100% online, como pagamentos, transferências, empréstimos, investimentos, câmbio, criptomoedas e blockchain. O negócio em si não é novo, afinal os bancos existem há centenas de anos, mas o modelo baseado em tecnologia e internet é inovador. 

Já o SaaS (Software as a Service) é um negócio digital que fornece, por meio da internet, serviços hospedados em nuvem. Ele nos permite utilizar funcionalidades de um software através de um navegador web ou de aplicativos específicos, evitando a instalação de programas que impactam a memória, o processamento e a bateria de computadores, celulares e tablets. Nesse caso, CRMs como SalesForce ou HubSpot são ótimos exemplos. 

Mas os negócios digitais vão muito além desses setores. No Brasil, o e-commerce da Magazine Luiza, o iFood e o Descomplica são exemplos de sucesso. Enquanto no exterior, Amazon, Airbnb e Netflix são os representantes de uma vasta lista de empresas que foram criadas nos Estados Unidos, mas que possuem tanto fit de mercado que atuam de forma global.

Negócios Digitais de Sucesso

Como dito no início desse artigo, aprimorar um produto ou serviço já existente é uma das formas de gerar novas fontes de receita. A Magazine Luiza, por exemplo, depois de passar por um intenso ciclo de digitalização, a partir de 2019, tornou-se uma plataforma digital de varejo. Inclusive, neste ano, pela primeira vez, seu marketplace vendeu mais que as lojas físicas. 

A GreenCard, empresa consolidada no mercado de benefícios, também é um exemplo de Transformação Digital. Com sua expansão nacional, a corporate procurou a SoftDesign recentemente para conceber e desenvolver um aplicativo de delivery que aceitasse os seus cartões alimentação, refeição e combustível. Atualmente, esse novo negócio digital está em evolução e promete aumentar o faturamento da empresa.

Saiba mais sobre a Concepção da SoftDesign:

Investir ou Não Investir Em Negócios Digitais

Para aprimorar soluções que já existem no mercado ou para criar um novo negócio digital é necessário que a sua ideia simplifique o dia a dia de um grupo específico, resolvendo problemas reais. Logo, o primeiro passo é questionar-se: quem é o público-alvo? Quais são suas dores? Como podemos resolvê-las de forma simples e eficiente? O que o produto ou serviço digital tem de diferencial? Quem são os concorrentes? 

Depois de reunir essas e outras respostas pertinentes, se você concluir que deve investir na criação de um negócio digital, o segundo passo deve ser estabelecer um Modelo de Negócio capaz de definir como a sua empresa será sustentável financeiramente. Com o Canvas do Modelo de Negócio é possível responder a diversas perguntas, inclusive sobre qual tipo de produto digital é mais adequado: será um aplicativo, plataforma ou sistema?  O serviço de Concepção da SoftDesign pode apoiar esse processo.

O terceiro passo é validar o negócio digital por meio da Experimentação, antes de partir diretamente para o Desenvolvimento de Software. Esse serviço propõe aprender rápido sobre ideias e estratégias por meio de protótipos e MVPs. Assim, os desafios técnicos e também relacionados ao modelo de negócio são superados para que o Desenvolvimento seja seguro e econômico. 

E claro, não esqueça que para lançar o seu negócio digital no mercado, você também precisará definir os canais de distribuição e comunicação. Nesse sentido, o Marketing de Produto é um importante aliado da sua estratégia de posicionamento e Go-To-Market, já que ele considera os interesses dos usuários, sempre priorizando a experiência e a eficiência do produto digital. 

Desenvolva Soluções Digitais Lucrativas

Seguindo os passos acima, a chance de desenvolver negócios digitais de sucesso aumenta exponencialmente. Por isso, contrate uma empresa de tecnologia experiente e confiável, e não perca tempo e dinheiro com parceiros de TI ineficientes. Na SoftDesign, desenvolvemos aplicativos, plataformas e sistemas do zero, sempre com foco no usuário e na sustentabilidade do negócio. 

Nossos produtos e serviços digitais já alcançaram o mundo, impulsionando os resultados de empresas nacionais e internacionais. Ao longo de 25 anos, desenvolvemos soluções que simplificaram a vida de milhares de pessoas e resolveram necessidades específicas nos mais variados mercados como, por exemplo, a área da Saúde e o setor Financeiro. 

O nosso propósito é transformar pessoas e negócios. Logo, se você está em busca de uma empresa de tecnologia responsável, transparente e comprometida com suas entregas, somos a melhor opção para te ajudar a reduzir riscos e incertezas. Desenvolver novos negócios digitais é um desafio complexo, por isso, conte com nossas squads remote-first de alta performance. Assista ao vídeo abaixo para nos conhecer melhor:

Agora que você já sabe quais são os nossos métodos e serviços, preencha o formulário abaixo e entre em contato com um especialista agora mesmo! Na SoftDesign, nós atuamos em toda jornada de inovação, da ideia ao resultado. Ou seja, nossos serviços de Concepção, Experimentação e Desenvolvimento de Software são indicados para os mais variadores níveis de maturidade digital.  

Vamos conversar?

Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Posts relacionados

2 de agosto de 2022

Problem-Solution Fit: o que é e como alcançar?

    Concepção
Saber mais

24 de fevereiro de 2022

Crie o Oceano Azul do seu Negócio Digital

    Concepção
Saber mais

21 de outubro de 2021

Broscope + SoftDesign: conexão entre alunos e professores

    Concepção
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?