PT | EN

Como lançamos o app da startup ONNi em apenas três meses

Segmento

Segmento

Entretenimento

Serviços

Serviços

Concepção
Desenvolvimento

Data

Data

2016 a 2018
1 MVP + 30 releases

Quando conhecemos a ONNi, ela era uma startup early-stage. Seus fundadores tinham a ideia de construir um aplicativo que evitasse filas em festas e eventos de música, tanto para a compra de ingressos quanto para a compra de itens de consumo, como alimentos e bebidas.

Veja neste case como, em apenas três meses, lançamos a plataforma ONNi em um evento para centenas de pessoas, após passar pelos serviços de Concepção e Desenvolvimento de Software.

Concepção

Antes de iniciar o Desenvolvimento, trabalhamos em um processo criativo para elaborar a ideia do produto digital e o Modelo de Negócio da startup. No serviço de Concepção, passamos pelas etapas de Ideação, Pesquisa, Proposta de Valor, Solução e Planejamento.

Ideação e Pesquisa

Identificamos e mapeamos as duas personas do produto digital: o usuário frequentador dos eventos, que quer evitar filas; e o produtor das festas e casas noturnas, que quer aumentar as vendas, melhorar a comunicação com seus clientes e facilitar a operação.

Proposta e Solução

Definimos o modelo de receita da ONNi e optamos pela integração do app com meios de pagamento já existentes. Avaliamos as tecnologias mais adequadas considerando requisitos de negócio, técnicos e de produto.

Planejamento

Para materializar o app, criamos protótipos de baixa fidelidade. Trabalhamos no backlog do produto para definir estimativas e estratégias de release. Planejamos o MVP com foco em colher feedback dos early-adopters.

Desenvolvimento de Software

Após a Concepção, que foi realizada em duas semanas, montamos uma squad com dedicação total ao projeto. O objetivo era construir o primeiro MVP para colocá-lo no mercado o mais rápido possível. A equipe de vendas da ONNi já tinha conquistado os primeiros clientes e o evento de lançamento estava agendado.

Método

Utilizamos o Método Ágil de desenvolvimento, realizando sprints no formato dual-track. A cada duas semanas, uma nova funcionalidade foi entregue aos fundadores da startup, que puderam acompanhar de perto a construção do produto.

Tecnologia

A tecnologia escolhida para o app foi IONIC, visto que era preciso construir rapidamente um aplicativo híbrido. Já o Back-End foi planejado para o longo prazo, desenvolvido em alta escalabilidade com Java Play, Akka e MongoDB.

Resultados

A Plataforma ONNi foi lançada três meses após o início do seu desenvolvimento, com sucesso, em um evento para centenas de pessoas. O feedback recebido nesse evento inicial e nos meses seguintes levaram à uma evolução contínua do produto, tanto em relação à usabilidade para os consumidores, quanto em relação ao modelo de negócio com os organizadores de eventos.

A nossa squad continuou trabalhando na sustentação e evolução do produto digital. Foram realizadas mais trinta sprints que resultaram na publicação de novas versões do aplicativo e na inclusão de diversas funcionalidades.
Em um trabalho sempre muito próximo aos fundadores da startup, seguimos entregando novas versões a cada duas semanas, respondendo ao feedback do mercado e adaptando o produto na busca pelo Product-Market Fit.

Vamos
conversar sobre
soluções digitais
transformadoras?