PT | EN
Publicado dia 31 de outubro de 2023

Empresas de TI: 6 requisitos para escolher a parceira ideal

| Tempo de leitura 7 minutos Tempo de leitura 7 minutos
Empresas de TI: 6 requisitos para escolher a parceira ideal

Mais de 70% das empresas fundadas no Brasil encerram suas atividades em menos de dez anos. De acordo com o IBGE, dentre os principais motivos estão a falta de planejamento, o Modelo de Negócio e a Transformação Digital. Logo, definir uma forma de obter lucro é crucial, mas inovar para sobreviver também. Para isso, investir na contratação de empresas de TI é a melhor solução para evoluir negócios e conquistar vantagem competitiva de forma ágil e eficiente.  

Mas, afinal, como escolher um parceiro de tecnologia entre tantas opções disponíveis no mercado? Sabemos que o processo de encontrar a empresa ideal é determinante para o sucesso da sua organização. Por isso, no artigo abaixo compartilhamos seis requisitos essenciais para te ajudar a tomar essa decisão. Lembre-se que as empresas de TI possuem um papel estratégico e de alto impacto na jornada de inovação de produtos digitais. 

1. Identifique Necessidades e Objetivos de Negócio

O primeiro passo dessa jornada é estabelecer quais são os problemas que devem ser solucionados, além dos objetivos de negócio que precisam ser atendidos pelas empresas de TI. Já o segundo passo é determinar os critérios de seleção que irão ajudar os tomadores de decisão a escolher a opção ideal. 

Para isso, pense no aplicativo, plataforma ou sistema que será criado e identifique as expectativas relacionadas ao modelo de contratação, orçamento e método de desenvolvimento de software utilizado. Com esses pontos mapeados, será muito mais fácil comunicar as suas necessidades de forma clara e, por consequência, encontrar o match perfeito que irá impulsionar os resultados da sua organização. 

2. Avalie Qualidade Técnica e Experiência

Atualmente, o mercado de tecnologia possui uma ampla gama de empresas de TI que oferecem os mais variados serviços para as mais diversas necessidades. Pensando nesse oceano de opções, torna-se ainda mais importante o processo de avaliação dos candidatos. Por isso, avalie cuidadosamente o nível de qualidade técnica e a real experiência de cada um dos possíveis parceiros.

A melhor forma de fazer isso é observando se as soluções propostas correspondem com as suas necessidades e objetivos de negócio. Lembre-se que serviços de Outsourcing e Desenvolvimento de Software, por exemplo, são altamente estratégicos e impactam diretamente a sua vantagem competitiva e a evolução do negócio.

Além disso, não esqueça de revisar cases e projetos anteriores e certifique-se de que a empresa de TI ideal é composta por um time qualificado, multidisciplinar e experiente. Isso inclui pessoas de Produto, Desenvolvimento, Design, Qualidade e Gestão.

3. Analise Mindset, Flexibilidade e Adaptabilidade

O fator cultural é um dos requisitos mais importantes no processo de contratação de um novo parceiro de tecnologia. Logo, procure identificar quais são os valores e a visão das empresas de TI. Para isso, questione-se: como as pessoas da organização se relacionam? O diálogo e a colaboração são praticados no dia a dia? O ambiente de trabalho promove a troca de ideias e conhecimentos?  

Uma comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de uma parceria. Por isso, certifique-se de que a empresa escolhida é adaptativa e flexível, já que essas características são essenciais para promover uma Cultura de Colaboração entre as organizações. Na SoftDesign, por exemplo, antes de propor mudanças e soluções, nos focamos em compreender a cultura e o contexto do seu time, para então criar realidades de forma colaborativa.

Também não esqueça da importância dos Métodos Ágeis na rotina de trabalho. Afinal, por meio deles é possível melhorar processos e aprimorar entregas de software, capturando valor mais cedo e impulsionando a criação de produtos digitais de alta qualidade. 

4. Considere o Potencial de Escalabilidade e a Capacidade de Inovação

São muitas as organizações que possuem sistemas que não suportam o crescimento dos seus negócios, devido ao uso de tecnologias defasadas e de estratégias ineficientes de Transformação Digital. Pensando nisso, ao longo dessa jornada de contratação descubra quais empresas de TI estão realmente aptas a lidar com a escalabilidade de aplicativos, plataformas e sistemas.

Mais, certifique-se de que o seu o futuro parceiro é inovador o suficiente para se adaptar às demandas em constante evolução e às transformações tecnológicas do mercado digital. Afinal, a inovação desempenha um papel crítico no sucesso de produtos, sendo um diferencial determinante entre a concorrência.

A capacidade de inovar é um requisito inegociável, que deve guiar sua escolha e refletir no seu posicionamento. Portanto, busque compreender se a Cultura de Inovação é promovida entre pessoas colaboradoras e clientes, e de que forma esse comportamento impacta as soluções digitais entregues.

5. Verifique a Reputação dos Possíveis Parceiros

O quinto requisito tem por objetivo comprovar a confiança e o nível de entrega pelos quais as empresas de TI avaliadas são reconhecidas pelo mercado. Nessa etapa, toda informação qualificada é bem-vinda. Ou seja, estude os depoimentos de clientes que já contrataram os serviços dos possíveis fornecedores, pesquise avaliações online e compreenda o nível de maturidade e notoriedade dos candidatos.

Empresas com boa reputação provavelmente irão entregar resultados mais eficazes e satisfatórios. Logo, se sentir necessidade, busque depoimentos com atuais clientes para garantir ainda mais segurança na hora de fazer sua escolha. Essas evidências e experiências podem ser importantes para reduzir incertezas.

E, claro, reforce que a segurança de dados é uma responsabilidade de todos. Ao adotar medidas de Cyber Security, criamos produtos digitais mais seguros, aumentando os níveis de proteção de clientes e usuários.

6. Busque Empresas de TI Com Visão de Longo Prazo

Parcerias baseadas em confiança possuem mais potencial de transformam-se em relações de longo prazo. E, essas relações estáveis possuem muitos benefícios, principalmente na área de Tecnologia, que é constantemente impactada pela escassez de profissionais de alta performance. 

Por fim, na hora de escolher uma opção analise a jornada de evolução do parceiro: há quanto tempo a empresa está no mercado? Quais são os valores norteadores das estratégias internas e externas? Como a organização se posiciona? Quantos projetos já entregou?

Esses dados são valiosos e refletem o nível de maturidade e comprometimento que você pode esperar desse novo fornecedor. Em síntese, empresas de TI com visão de futuro estão mais preparadas para enfrentar desafios de forma eficaz. Além disso, são capazes de prever problemas e antecipar possíveis soluções.

Como a SoftDesign Pode Ajudar a Sua Empresa

Na SoftDesign, acreditamos que esses seis requisitos são essenciais para fortalecer relações e criar aplicativos, plataformas e sistemas inovadores. Nossos times são flexíveis, adaptativos e de alta performance. Juntos, criamos produtos que impulsionam a jornada de inovação de corporates, por meio de uma ampla gama de serviços: Concepção, Experimentação, Desenvolvimento de Software, Outsourcing e Consultorias. Saiba mais no vídeo abaixo:

Somos uma empresa de TI inovadora, responsável, experiente e especialista. Há 25 anos, unimos cultura, conhecimento e métodos para desenvolver soluções transformadoras. Atuamos da ideia ao resultado e, por isso, te ajudamos a definir objetivos de negócio, visando a escalabilidade de soluções digitais, sempre com foco no futuro. 

Em nossa página de cases, compartilhamos como transformamos os produtos digitais de nossos clientes, aumentando a qualidade da entrega e impulsionando a vantagem competitiva de grandes marcas. Se você busca por uma empresa de TI com visão de longo prazo, que possui competência técnica e cuidado com cada entrega, entre em contato conosco.

Vamos montar seu time de desenvolvimento?

Nossos times ágeis são focados em entrega contínua e geração de valor. Trabalhamos de forma estratégica, orientados aos seus objetivos e métricas de negócio.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?