PT | EN

Como desenvolvemos o QM Wizard App para uma empresa americana

Corporate

Desenvolvimento

2022 a 2023

A Spring Point desenvolve ferramentas para tornar o setor eletromecânico mais eficiente e produtivo. Com sede em Portland (EUA), a empresa de tecnologia possui mais de dez produtos digitais do tipo ERP (Enterprise Resource Planning), com os quais atende cerca de 200 clientes em países como Estados Unidos, Canadá, México e Caribe. 

Entre seus produtos está o QM Wizard, um sistema web de verificação digital que padroniza processos e garante a alta qualidade do trabalho. Com ele, os profissionais técnicos capturam dados de forma transparente, alimentam dashboards e podem fornecer relatórios às partes interessadas. 

Para acelerar sua jornada de inovação, a Spring Point procurou a SoftDesign em 2022 com um desafio: criar uma versão mobile do QM Wizard, que funcionasse offline e fosse capaz de salvar dados localmente, para sincronizá-los via API quando a conexão fosse reestabelecida. Afinal, o uso da ferramenta não era possível em locais sem acesso à computadores e à internet, comuns a essa área de mercado. 

Por que trabalhar com a SoftDesign?

Criar, desenvolver e evoluir mais de dez produtos digitais não é tarefa fácil. Entretanto, a Spring Point não pode deixar de atender às demandas dos seus clientes e do mercado. Por isso, tornar-se parceira da SoftDesign significou aumentar a sua capacidade de entrega e, consequentemente, de faturamento. 

Para Troy D. Locke, CEO & Co-founder, e Amber Webster, Lead Software Engineer, a distância geográfica e as diversidades culturais não foram problema. Além disso, a diferença de somente uma hora de fuso horário permitiu que os dois times trabalhassem online ao mesmo tempo; e a comunicação em inglês, inclusive sobre assuntos técnicos, fluiu muito bem.   

Para o CEO da Spring Point, o mais importante foi o alinhamento de valores percebido desde a primeira conversa com a SoftDesign: 

“Olhando para nossa empresa, podemos dizer que concretizamos parcerias com nossos clientes e queremos que eles tenham sucesso. Sentimos isso quando conversamos com a SoftDesign: essa abordagem, que deveria ser a abordagem de todos os negócios, de criar uma parceria, um relacionamento de longo prazo, em que ambos cuidam um do outro para melhorar continuamente experiências, processos e negócios”. 

Desenvolvimento de Software

Um time composto por cinco profissionais da SoftDesign trabalhou no QM Wizard App durante três meses, com dedicação exclusiva. Entre eles, uma Scrum Master, um Product Owner, dois Programadores e uma Designer. 

Tecnologia

Pensando em atender os usuários dos sistemas operacionais iOS e Android, esse time optou pelo desenvolvimento Front-End em Flutter. O banco de dados escolhido foi o SQ Lite, pois permitiu que as funções de cálculos e fórmulas, necessárias ao trabalho dos técnicos, sejam realizadas de modo rápido e leve. 

Design

Como o produto já existia em uma versão web e os requisitos técnicos eram altamente complexos, o projeto não continha requisitos de design. Ainda assim, entrevistas foram conduzidas com as pessoas colaboradoras da Spring Point, que atendem os usuários finais, para que fosse possível entender necessidades e aprimorar a solução digital. De acordo com Amber, elementos e melhorias foram adicionados e resultaram em um aplicativo limpo e com melhor usabilidade. 

Método

Seguindo método ágil Scrum, reuniões foram realizadas diariamente para planejar sprints, acompanhar o desenvolvimento e revisar os itens entregues. O time da Spring Point observou a evolução do trabalho da SoftDesign por meio de ferramentas como Jira e Figma, além de apresentações semanais. Para Troy, isso garantiu que sua equipe  supervisionasse o processo para solucionar qualquer dúvida ou problema de forma mais eficiente. 

Resultados

O QM Wizard App foi lançado em janeiro de 2023. Em poucos meses, seus usuários já comentaram com a equipe da Spring Point que gostariam de ver as melhorias do aplicativo no sistema web. Para eles, o novo produto é mais rápido, limpo e com melhor interface, o que torna o dia a dia ainda mais produtivo.  

De acordo com Troy, isso comprova que o trabalho conjunto deu certo. A ideia é que nos próximos meses, outros produtos sejam desenvolvidos e aprimorados pela SoftDesign, para que os profissionais da Spring Point possam se dedicar totalmente ao gerenciamento de processos e fluxos de trabalho, com foco nos clientes da empresa. Sendo assim, a continuidade da parceria não é uma dúvida: 

“Tivemos outras experiências com empresas dos Estados Unidos e do Brasil, e o trabalho parecia ok, os projetos eram concluídos de acordo com o escopo. Mas agora que trabalhamos com a SoftDesign, compreendemos que uma parceria vai além disso: os profissionais da empresa estão realmente atentos ao nosso produto e a experiência que nossos usuários têm. Eles retornam com sugestões, ideias e maneiras de melhorar o projeto, e nos tornamos capazes de produzir um produto ainda melhor do que havíamos imaginado”. 

E quanto a nós, estamos ansiosos para continuar trabalhando com a Spring Point para tornar o setor eletromecânico mundial cada vez mais eficiente e produtivo, por meio da tecnologia. 

Vamos
conversar sobre
soluções digitais
transformadoras?