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Como a Experimentação para produtos digitais reduz riscos 

Por 08/08/2023 22/04/2024 5 minutos

Recentemente, tive a oportunidade de apresentar uma Comunidade de Prática (CoP) de Produto. Nesse encontro online, promovido pela SoftDesign, discutimos sobre técnicas de Experimentação para produtos digitais. Esse tipo de recurso é fundamental para testar hipóteses sobre a Proposta de Valor de determinada solução digital de forma rápida e enxuta. 

Como Designer, considero imprescindível trabalhar com técnicas de experimentação em que seja possível aprender sobre a viabilidade do produto no mercado, bem como sobre as dores e ganhos dos usuários ao utilizarem determinado aplicativo, plataforma ou sistema. Nesse sentido, a Experimentação para produtos digitais é uma aliada tanto para aprender sobre as pessoas usuárias, quanto para validar hipóteses sobre a viabilidade e os riscos do negócio. 

O que é a Experimentação?

Segundo Alexander Osterwalder, a Experimentação para produtos digitais é um método que busca validar hipóteses de negócios inovadores, por meio de coleta de dados relacionados ao negócio. Já o experimento é o processo de criação e análise de ações, focadas em amadurecer a confiança sobre tais hipóteses.

Para cada momento do produto digital, há uma série de possíveis experimentações. De acordo com o livro Testing Business Ideas, podemos dividir os tipos de experimento em Descoberta e Validação. 

Fonte: Imagem própria (Baseada no livro Testing Business Ideas)

Etapa de Descoberta 

Quando falamos em Descoberta, estamos nos referindo a produtos digitais em fase inicial, altamente incertos e que ainda são apenas ideias. Geralmente, o contexto desse momento é de busca pelo mercado ideal, por aprendizado do problema e validação de que há uma oportunidade. Ou seja, o objetivo do experimento é descobrir qual direção o produto digital deverá seguir. 

Na fase de Descoberta, podemos testar diversos tipos de experimentos como, por exemplo: 

  • Pesquisa de mercado: coleta de informações e dados sobre o mercado no qual o produto digital está inserido.  
  • Entrevista com potenciais clientes: consiste em conversas com pessoas que representam o público-alvo do produto digital. O objetivo é compreender necessidades, desejos e problemas. 
  • Teste de Proposta de Valor: abordagem para avaliar a atratividade da oferta do produto digital segundo o público-alvo. 

Etapa de Validação

Quando falamos em Validação, estamos nos referindo à produtos digitais que já tiveram suas primeiras hipóteses testadas, e agora precisam amadurecer as evidências coletadas. Nessa etapa, o objetivo da Experimentação para produtos digitais é validar a direção que o produto digital irá seguir. 

Alguns exemplos de tipos de experimento para produtos digitais em fase de Validação são: 

  • Teste com protótipos funcionais: consiste em criar versões iniciais do produto digital com funcionalidades básicas para testá-las com potenciais usuários.  
  • Teste de canais de distribuição: testa diferentes opções para verificar qual possui melhor alcance e aceitação. 
  • Magico de Oz: consiste em criar uma experiência para o cliente capaz de entregar o real valor do produto digital, sem que a solução esteja totalmente desenvolvida. 

Experimentação na prática

Ao montar um plano de experimentação, revisamos todas as hipóteses de viabilidade técnica, econômica e de desejabilidade. Definido o plano, é hora de executar. A execução nos permite ajustar a direção do produto digital de acordo com os resultados obtidos nos experimentos, garantindo uma abordagem mais eficiente e direcionada, tendo como foco a viabilidade do produto.

Fonte: Imagem própria (Baseada no livro Testing Business Ideas)

Valide sua solução digital e reduza incertezas 

Como dito acima, as técnicas de Experimentação para produtos digitais representam um conjunto de ferramentas que permitem uma abordagem enxuta na validação de hipóteses de negócios inovadores. Por meio delas, é possível aprender sobre a viabilidade do produto digital no mercado, bem como compreender as dores e ganhos dos usuários ao utilizar uma nova solução.

Com um planejamento adequado, mensuração cuidadosa e execução sistemática, a Experimentação para produtos digitais impulsiona o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades do mercado e das pessoas usuárias de forma mais assertiva.

Para além da economia financeira, esse tipo de recurso é fundamental para guiar o caminho de produtos digitais que desejam alcançar o sucesso. Pensando nisso, e em busca do Product-Market Fit, o serviço de Experimentação da SoftDesign valida aplicativos, plataformas e sistemas com o apoio de um time de profissionais experientes e multidisciplinares. 

Juntos, aprendemos sobre o produto digital a cada ciclo, com um investimento inicial baixo que nos permite mudanças e experimentações. Com isso, priorizamos as maiores incertezas da sua solução, e atuamos para reduzir riscos em tecnologia, viabilidade e usabilidade.

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Foto do autor

Gabriela Castro

UX Researcher na SoftDesign e Especialista em User Experience pela PUCRS. Trabalho em colaboração com equipes de produto e negócios para entender as necessidades dos usuários e desenvolver produtos bem-sucedidos.

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