Todos os dias, geramos uma quantidade significativa de dados no ambiente online. Relacionados a nossa vida pessoal ou profissional, essas pegadas digitais são coletadas por meio de redes sociais, sites, plataformas, entre outros. Elas fornecem informações importantes sobre quem somos, o que fazemos e como nos comportamos.
Por isso, nos últimos anos, a análise de dados tornou-se essencial para as organizações, pois revela características importantes dos seus consumidores e concorrentes. Entretanto, muitas dessas informações ainda não são analisadas com um olhar estratégico e acabam por não contribuir para tomadas de decisão.
Em um cenário de transformação digital, as empresas não podem mais perder tempo com análises de mercado superficiais e incompletas. Tornou-se vital desenvolver um mindset orientado para números e para o seu potencial de revelação. Sendo assim, abordaremos a seguir os conceitos, as ferramentas e a importância da análise de dados para o desenvolvimento e a evolução das organizações.
Você toma decisões de maneira intuitiva ou prefere utilizar ferramentas analíticas para embasá-las? Sabe-se que as experiências acumuladas ao longo da vida e dos negócios continuam sendo muito valiosas. Porém, com o alto nível de competitividade do mercado atual, é essencial a utilização de ferramentas de Business Intelligence – que organizam as informações e otimizam o processo de interpretação de dados.
A análise de dados consiste em um processo de inspeção e modelagem dos dados coletados. Os seus principais objetivos são monitorar, revelar informações relevantes (quantitativas e qualitativas) e apontar oportunidades e fraquezas do negócio, apoiando a tomada de decisão nas organizações.
Podemos usar a análise de dados em diferentes contextos: Negócios, Ciências, Academia. Além disso, esse processo possui muitas abordagens e técnicas. No universo empresarial contemporâneo, a análise de dados conquistou protagonismo ao transformar decisões de rotina em diagnósticos científicos, que ajudam as empresas e as pessoas a trabalharem de maneira mais inteligente e eficaz.
Para o estatístico John Tukey, a análise de dados está relacionada às técnicas de interpretação dos resultados, visto que contempla o planejamento da coleta de dados com o intuito de tornar a análise mais fácil e precisa. A matemática e a estatística são exemplos de mecanismos que ajudam a aplicar esse conceito na rotina prática das empresas.
Já o termo Big Data é relativamente recente e, por isso, não consta em boa parte dos dicionários de estatística. Esses dados são variados e possuem volume elevado, podendo inclusive ser criados em tempo real. Pensando nisso, é importante examinar quais são as ferramentas que podem auxiliar no processo de análise das organizações para que a vantagem competitiva se torne uma realidade empresarial.
Atualmente, existe uma ampla variedade de ferramentas para análise de dados disponíveis no mercado. Cada uma delas possui linguagens e objetivos diferentes, por isso, é importante considerar os conhecimentos em estatística e codificação dos profissionais que irão utilizá-las. A seguir, apresentaremos algumas dessas opções.
O Power BI é um serviço de análise de negócios da Microsoft, focado em fornecer visualizações interativas e recursos de Business Intelligence – que auxiliam na criação de indicadores e na geração de relatórios, capazes de facilitar a tomada de decisão.
Essa ferramenta possui uma interface simples e possibilita que cada usuário crie relatórios e dashboards personalizados. Esse conjunto de serviços também facilita a acessibilidade aos dados, que podem ser visualizados tanto na rede local quanto na nuvem. Isso significa que as equipes podem trabalhar de maneira colaborativa e remota.
O Power BI possui integração com o Excel e conectores de dados personalizados e pré-criados. Essa opção também permite o monitoramento de acesso em tempo real, auxiliando na descoberta e no compartilhamento de insights por meio de funcionalidades internas de Inteligência Artificial (IA).
Essa plataforma de análise possui uma exploração de dados intuitiva. Logo, pode ser utilizada por analistas, profissionais de TI e executivos. A ferramenta possui design e interface simples e tem como principal atrativo a transformação de dados brutos em gráficos visuais.
O Tableau permite armazenamento em nuvem ou no local. Além disso, disponibiliza a conexão de diferentes tipos de dados e fontes em um mesmo relatório: planilhas, banco de dados SQL, Big Data, Google Analytics, Salesforce entre outros.
Essa ferramenta é uma das mais populares do mercado, visto que auxilia o usuário ao longo das etapas: rastrear, monitorar e gerar relatórios sobre tráfego. Por meio dela, é possível analisar os dados da organização em um único local. Assim como as demais opções, o Google Analytics está focado em auxiliar na tomada de decisão.
Essa opção permite verificar o desempenho do marketing, ou seja, é uma importante aliada na hora de monitorar os resultados do negócio, a fim de encontrar oportunidades e fraquezas. Ao utilizá-lo, você poderá compreender melhor o comportamento dos seus visitantes.
Existe uma máxima que diz que o que não podemos medir, não podemos melhorar. Sendo assim, constatamos que a cultura de dados caminha de mãos dadas com o acesso à informação. Para isso, a democratização dos dados coletados deve ser um pilar importante dentro da organização.
Quando os dados passam a estar disponíveis para consulta e análise, os colaboradores começam a utilizá-los na rotina de decisões. Dessa forma, todos acabam por desenvolver um trabalho estratégico por meio de ações de impacto coletivo, visto que a informação ultrapassou as fronteiras entre os setores e agora faz parte de um planejamento holístico.
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