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Plataforma white label: entenda o que é e quando vale a pena

Por 20/02/2024 08/07/2024 11 minutos

Optar por uma plataforma white label tem sido uma decisão bastante comum no cenário da transformação digital e criação de novos negócios, principalmente pelo custo atrativo que esta modalidade, muitas vezes, oferece.

Apesar de não atenderem algumas dores das empresas, como maior controle e exclusividade, elas representam uma solução prática para quem busca entrar e se posicionar rapidamente no mercado.

Tomadores de decisão, incluindo diretores e líderes de TI, reforçam a importância de desenvolver uma plataforma própria para atender as demandas específicas de cada empresa. Mas é preciso reconhecer as plataformas white label como soluções que podem contribuir com o fluxo operacional a curto prazo. 

Então, fica a pergunta: qual é a melhor opção, a contratação de uma plataforma white label ou desenvolvimento de um software próprio?

Vamos te ajudar a tomar essa decisão com base em critérios objetivos. Acompanhe! 

O que é uma plataforma white label?


Plataformas white label são soluções ou produtos desenvolvidos por uma empresa, que permitem a personalização e comercialização por outras marcas como se fossem suas. São desenvolvidas por terceiros de forma padronizada, que ficam responsáveis por sua manutenção e qualidade.

Para entender o que é um produto white label, imagine-o como uma camisa lisa com uma etiqueta em branco, que pode ser personalizada posteriormente com elementos da marca do cliente. 

Ilustração comparativa entre uma plataforma white label e um software customizado

Portanto, há uma possibilidade de customização, mas é importante entender que ela é limitada, para garantir que o software atenda a necessidades diversas.

Vantagens e desvantagens dos produtos white label


Para ilustrar, trouxemos um quadro comparativo com as vantagens e desvantagens da plataforma white label. Veja só:

Plataforma white label
VantagensDesvantagens

Redução de custos: optar por uma solução white label geralmente é mais econômico do que desenvolver um produto digital sob medida. 

Plataformas sem diferenciação: por ser um produto pronto, utilizado por diversas empresas (incluindo concorrentes), uma plataforma white label não provê recursos para diferenciação. Dessa forma, dificilmente irá gerar vantagem competitiva. 

Rápida entrada no mercado: desde que possua baixa customização, enxugam prazos, pois eliminam o ciclo de desenvolvimento. 

Dependência do fornecedor: os negócios tornam-se totalmente dependentes da empresa parceira, tanto para atualizações quanto para acessar o suporte técnico e a manutenção do produto. Com isso em mente, tente imaginar o que aconteceria com a sua estratégia se a operação do seu fornecedor falhar. 

Tecnologia avançada: para pequenas empresas, essas soluções podem ser o único caminho para acessar recursos e tecnologias que, por falta de capacidade e orçamento, não podem ser desenvolvidas internamente.

Limitação para inovar: a falta de personalização e a rigidez das plataformas prejudicam a adoção de novas tecnologias e recursos. Caso a empresa tenha problemas, a customização (se ocorrer) pode inviabilizar mudanças, já que dificilmente será possível adaptar o feedback dos usuários em tempo hábil. 

Qual a diferença entre private label e white label?


Private label, ou marca própria, é quando uma empresa fabrica produtos que serão vendidos exclusivamente para uma marca. O white label, por sua vez, é a fabricação de um produto genérico, que poderá ser comprado e revendido por outras empresas, sem exclusividade.

Ambos são conceitos de marca que se referem à forma de produção e venda dos produtos, sendo um mais exclusivo do que o outro.

Exemplos de aplicação: setores que usam ambientes white label


Como falamos anteriormente, plataformas white label permitem que empresas ofereçam serviços personalizados sem ter que desenvolver a tecnologia do zero. Isso pode ser aplicado em diversas áreas, como:

  • Aplicativos de pagamentos;
  • Telemedicina;
  • Bancos digitais; 
  • Plataformas de cursos e Ensino à Distância (EaD);
  • Plataformas de e-commerce;
  • Soluções de crowdfunding; entre outras.

Veja, a seguir, alguns exemplos.

O setor financeiro é um dos que mais utiliza esse tipo de plataforma, em aplicações nos serviços de atendimento, concessão de crédito e cobrança, conta digital, gestão de investimentos e ferramentas de análise de riscos.

Quanto custa um white label?


Os custos associados às plataformas white label podem sofrer variações a depender de diversos fatores, como o nível de personalização desejado, o tipo de suporte técnico, as funcionalidades inclusas e a escala do serviço, por exemplo. Isso dificulta bastante uma mensuração precisa. 

Além disso, é importante considerar que existe também a possibilidade de desenvolver uma plataforma própria, que vai garantir ainda mais exclusividade adequação às necessidades específicas do seu negócio.

Embora isso possa representar um investimento inicial maior e mais tempo para o desenvolvimento, a longo prazo pode oferecer mais controle e diferenciação no mercado.

Plataforma própria: o que é, vantagens e desvantagens


As plataformas próprias são desenvolvidas sob medida para atender às necessidades e aos requisitos dos stakeholders. 

Construídas para permitir todas as integrações necessárias, elas são indicadas principalmente para médias e grandes empresas, que desejam total controle sobre o desenvolvimento e a segurança de seus produtos digitais.  

Analise, a seguir, as vantagens e as desvantagens dessa estratégia:

VantagensDesvantagens

Personalização e atendimento ao cliente: permitem a customização completa da sua oferta digital, já que contemplam funcionalidades sob medida, interfaces intuitivas e experiências de uso personalizadas. Como resultado, sua empresa terá um atendimento ao cliente mais eficiente e satisfatório. 



Custos mais elevados: o desenvolvimento requer investimentos significativos, além de tempo e expertise técnica. Isso pode ser um obstáculo para empresas com recursos limitados.  

Escalabilidade e crescimento: a expansão da sua empresa depende da sua capacidade de responder rapidamente ao mercado. Isso é especialmente importante na área financeira e de seguros, onde a demanda varia significativamente ao longo do tempo. 

Inovação e competitividade: ter o controle total do desenvolvimento de software permite inovar rapidamente e oferecer soluções diferenciadas e user-centered. Isso significa que as decisões de inovação, evolução e melhorias irão depender somente da visão da empresa e das suas necessidades de negócio.  



Contratação de profissionais experientes: para garantir o sucesso e a sustentação de uma plataforma própria sua empresa irá precisar de Programadores, Arquitetos de Software e QAs de alta performance. Nesse sentido, a falta de talentos qualificados ou a alta rotatividade podem impactar o desenvolvimento da plataforma a longo prazo.  

Data-driven development: as plataformas próprias possibilitam um monitoramento estratégico dos dados, gerando insights valiosos que podem resultar em melhorias no produto, além de novas fontes de receita. 

Plataforma própria ou white label: qual é a mais adequada para a sua estratégia?


De acordo com o Key Account Manager e Co-Founder da SoftDesign, Rafael Paludo, a escolha entre plataformas white label e plataformas próprias sempre será uma decisão de estratégia de negócio.

“Se a sua estratégia é ter um produto inovador e diferenciado, o desenvolvimento é a melhor opção, principalmente para produtos digitais ligados ao core business da empresa. Se o objetivo é se posicionar por preço, utilizar um produto pronto é o melhor caminho, lembrando que será mais difícil buscar diferenciação competitiva posteriormente”. 

Em síntese, as plataformas próprias oferecem customização, inovação efetiva e eficiência operacional. Ou seja, as empresas que optam pelo desenvolvimento de software adquirem vantagem competitiva, design customizado, agilidade e podem implementar uma cultura de produto

Isso resulta em uma melhor experiência do cliente e crescimento sustentável no mercado.  

Lembre-se que, se sua empresa optar por desenvolver uma plataforma própria, será preciso definir algumas questões importantes para o sucesso da solução: 

  • Quais tecnologias usará (Node.js, Java, .NET, PHP)? 
  • Quais integrações ou soluções irão compor a plataforma? 
  • Qual é o tempo estimado de desenvolvimento? 
  • Quais papéis irão integrar o time de produto? 
  • Qual é o seu público-alvo? 

Isso nos permite compreender quem efetivamente irá interagir com a plataforma. 

Afinal, é crucial orientar todas as jornadas ao atendimento das necessidades desses usuários. Para isso, encontrar uma empresa de software experiente é essencial, tanto para garantir a escalabilidade do sistema e a satisfação dos usuários, quanto para lidar com questões de gestão e contratação de pessoas. 

Como os times de produto da SoftDesign desenvolvem plataformas próprias 


Na SoftDesign, transformamos ideias em produtos digitais de impacto. Somos uma empresa global de desenvolvimento de software, com competências avançadas em estratégia e design de produtos digitais

Nossos times atuam com métodos ágeis e um processo end-to-end que nos permite cocriar soluções inovadoras de forma incremental. Isso significa que você pode contar com nossa expertise desde a concepção até o lançamento no mercado.  

Apoiados em nosso método, já desenvolvemos plataformas digitais para empresas como Sicredi, Braza Bank, Spring Point e Green Card, executando ciclos de Discovery e Delivery em paralelo para impulsionar resultados e promover melhorias estratégicas ao longo do desenvolvimento. 

Na fase de Discovery, priorizamos o design, a inteligência e a estratégia para conceber as soluções. Já durante o ciclo de Delivery, concentramos nossos esforços em fornecer regularmente novas versões do software, permitindo-nos capturar valor o mais rápido possível e receber feedback constante dos usuários. 

Se você precisa de ajuda para criar plataformas próprias alinhadas aos objetivos de negócio, entre em contato com nosso time de especialistas. 

Não deixe de ver, também, como criamos o novo sistema core da segunda maior empresa de classificação de riscos do Brasil, a Liberum Ratings

Juntos, construímos produtos digitais viáveis e com alto poder de engajamento!

Conclusão


Ao longo do texto, entendemos o que são plataformas white label e passamos por alguns exemplos de aplicação desse modelo em diversos setores, desde pagamentos, telemedicina, até plataformas de cursos.

Vimos como essas soluções podem acelerar a entrada de novos negócios no mercado e proporcionar uma experiência prática aos clientes. Mas também entendemos como elas podem deixar a desejar, dependendo da estratégia de mercado e momento da empresa.

A partir de agora, é fundamental estar atento às tendências do mercado. Na SoftDesign, aplicamos todos esses conceitos internamente e com nossos clientes, sempre buscando desenvolver softwares personalizados.

Para isso, conte com a ajuda dos especialistas da SoftDesign, e descubra como podemos transformar seu projeto em um case de sucesso!

Perguntas frequentes


Veja, a seguir, as respostas para as principais dúvidas sobre as plataformas white label.

O que é uma plataforma white label?

Uma plataforma white label é um produto ou serviço que uma empresa cria e outras podem personalizar e vender como se fosse delas. Isso permite o uso de uma solução pronta sem precisar criar do zero.

Qual a diferença de private label e white label?

Private label é um produto fabricado exclusivamente para uma empresa vender com a sua marca própria, enquanto o white label pode ser vendido por outras empresas, personalizando com a marca de cada uma. 

Continue aprendendo:

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Content Marketing Analyst na SoftDesign. Jornalista (UCPEL) com MBA em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (Universidade Nova de Lisboa). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

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