Neste artigo, fazemos um comparativo sobre plataformas white label e plataformas próprias. Navegue no conteúdo pelos links e descubra a melhor opção para a sua empresa:
Fazer em casa ou comprar pronto? No processo de transformação digital e mesmo de criação de novos negócios, essa é uma dúvida comum e muitas empresas ainda optam por plataformas white label devido ao custo atrativo. Essa escolha vem acompanhada de dores latentes, como falta de controle e personalização, já que muitas das opções disponíveis no mercado não atendem a processos nem jornadas específicas de clientes. Nesse sentido, é essencial reconhecer a importância estratégica de desenvolver plataformas próprias, a fim de otimizar processos e oferecer produtos e serviços aderentes às necessidades dos usuários.
Pensando nisso, tomadores de decisão, incluindo diretores e líderes de TI, estão cada vez mais focados em melhorar o atendimento das empresas e a eficiência operacional por meio de plataformas que ofereçam flexibilidade, escalabilidade, total integração de sistemas e gestão de dados, sendo capazes de absorver demandas futuras do negócio. Consequentemente, a transição de uma plataforma white label para uma plataforma própria passou a ser vista como um passo crucial para alcançar esses objetivos. Mas, afinal, quais são as vantagens de desenvolver software?
As plataformas próprias são desenvolvidas sob medida para atender às necessidades e aos requisitos dos stakeholders. Construídas para permitir todas as integrações necessárias, elas são indicadas para médias e grandes empresas que desejam total controle sobre o desenvolvimento e a segurança de seus produtos.
Entre as suas principais vantagens estão:
Entretanto, essa estratégia também possui desvantagens:
Ao contrário das plataformas próprias, as plataformas white label representam soluções de software prontas, desenvolvidas por terceiros de forma padronizada e revendidas a outras empresas. Na prática, esse processo funciona como uma etiqueta em branco, que pode ser substituída posteriormente pela marca do cliente. O setor financeiro utiliza essas plataformas para oferecer serviços: canais de atendimento, concessão de crédito e cobrança, conta digital, gestão de investimentos e ferramentas de análise de riscos são exemplos.
Entre as suas principais vantagens estão:
Por outro lado, existem desvantagens nessa estratégia:
De acordo com o Key Account Manager e Co-Founder da SoftDesign, Rafael Paludo, a escolha entre plataformas white label e plataformas próprias sempre será uma decisão de estratégia de negócio.
“Se a sua estratégia é ter um produto inovador e diferenciado, o desenvolvimento é a melhor opção, principalmente para produtos digitais ligados ao core business da empresa. Se o objetivo é se posicionar por preço, utilizar um produto pronto é o melhor caminho, lembrando que será mais difícil buscar diferenciação competitiva posteriormente”.
Em síntese, as plataformas próprias oferecem customização, inovação efetiva e eficiência operacional. Ou seja, as empresas que optam pelo desenvolvimento de software adquirem vantagem competitiva, design customizado, agilidade e cultura de inovação. Isso resulta em uma melhor experiência do cliente e crescimento sustentável no mercado.
Lembre-se que se sua empresa optar por desenvolver uma plataforma própria, será preciso definir algumas questões importantes para o sucesso da solução: quais tecnologias serão utilizadas (Node.js, Java, .NET, PHP)? Que integrações ou soluções irão compor a plataforma? Qual é o tempo estimado de desenvolvimento? Que papéis irão integrar o time de produto? Qual é o seu público-alvo?
Isso nos permite compreender quem efetivamente irá interagir com a plataforma. Afinal, é crucial que todas as jornadas sejam orientadas ao atendimento das necessidades desses usuários. Para isso, encontrar uma empresa de TI experiente é essencial, tanto para garantir a escalabilidade do software e a satisfação dos usuários quanto para lidar com questões de gestão e contratação de pessoas.
Na SoftDesign, transformamos ideias em produtos digitais de impacto. Somos uma empresa global de desenvolvimento de software, com competências avançadas em estratégia e design de produtos digitais. Nossos times missionários atuam com métodos ágeis e um processo end-to-end que nos permite cocriar soluções inovadoras de forma incremental. Isso significa que você pode contar com nossa expertise desde a concepção até o lançamento no mercado.
Apoiados em nosso método, já desenvolvemos plataformas digitais para empresas como Sicredi, Braza Bank, Spring Point e Green Card, executando ciclos de Discovery e Delivery em paralelo para impulsionar resultados e promover melhorias estratégicas ao longo do desenvolvimento. Na fase de Discovery, priorizamos o design, a inteligência e a estratégia para conceber as soluções. Já durante o ciclo de Delivery, concentramos nossos esforços em fornecer regularmente novas versões do software, permitindo-nos capturar valor o mais rápido possível e receber feedback constante dos usuários.
Se você precisa de ajuda para criar plataformas próprias alinhadas aos objetivos de negócio, entre em contato com nosso time de especialistas. Juntos, podemos construir produtos digitais viáveis e com alto poder de engajamento.
3 de abril de 2024
1 de abril de 2024
26 de março de 2024