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QA: o que faz em um time de produto

Por 14/06/2022 07/05/2024 8 minutos

Em síntese, QA refere-se ao processo de avaliação e melhoria contínua de soluções digitais. No contexto do desenvolvimento de software, Quality Assurance é sinônimo de qualidade e excelência. Em um time de produto, pessoas QAs são responsáveis por uma variedade de tarefas, incluindo a identificação de bugs, testes de funcionalidades e garantia de conformidade com padrões e especificações.

Este artigo, explora em profundidade a importância de ter um especialista dedicado à qualidade de software em um time de produto, destacando suas funções e o impacto direto na entrega de aplicativos, plataformas e sistemas. Para isso, abordamos a seguir insights valiosos de nossos especialistas sobre as principais dúvidas e questionamentos que permeiam essa área.

O que um QA faz?

A pessoa QA é responsável por analisar todo o ciclo de desenvolvimento de um produto digital. Sua função envolve assegurar o correto funcionamento dos programas, revisar os pré-requisitos do software e relatar falhas ao time de desenvolvimento. Para isso, emprega testes funcionais e não funcionais, utilizando técnicas de Testes Manuais e Automatizados. Além disso, contribui para a formulação de estratégias, planos de teste e avaliação dos resultados.

Segundo Raphael Rodrigues, Head of Portfolio da SoftDesign, enquanto no modelo tradicional de fábrica de software o foco é encontrar defeitos para relatar ao cliente, no modelo ágil o objetivo é construir um produto e adquirir conhecimento, pensando e validando hipóteses ao longo do processo.

“Por isso, é crucial compreender o que é valor para o cliente e o usuário. Às vezes, o que parece ser um problema pode se revelar uma oportunidade. Lembre-se que não existe um produto perfeito, pois estamos lidando com algo em constante evolução. Portanto, avaliação crítica é fundamental.”

A pessoa QA também considera cenários que podem impactar significativamente o produto. Sua responsabilidade inclui prever potenciais problemas de usabilidade e comportamentos do sistema que possam resultar em falhas, como o uso inadequado de elementos de interface. Ou seja, seu papel também envolve a redução de possíveis erros críticos.

Existe diferença entre Analistas de Qualidade e Analistas de Testes?

Há alguns anos, o profissional conhecido como Analista de Testes trabalhava centrado na garantia da qualidade do produto de software. No entanto, atualmente, espera-se que esse profissional assuma uma abordagem mais abrangente, desempenhando o papel de Analista de Qualidade ou Quality Assurance (QA). Isso implica não apenas em validar a eficiência do produto em si, mas também supervisionar e assegurar a qualidade de todo o processo de desenvolvimento.

Sendo assim, o QA concentra-se em assegurar a melhor qualidade possível do produto, desde a fase de Discovery até o Delivery das soluções digitais. No livro “Software Quality: A Framework For Success in Software Development”, Sanders (1994) destaca que “a qualidade de um produto de software depende do grau de satisfação das necessidades dos clientes em todos os aspectos do produto”. Para alcançar esse objetivo, é preciso analisar o ciclo de desenvolvimento e os métodos de trabalho das equipes envolvidas no processo de criação.

De acordo com Douglas Souza, QA Engineer da SoftDesign, uma abordagem mais abrangente permite maximizar os resultados, uma vez que possibilita identificar erros no início do processo.

“Sem esse profissional, os erros poderiam ficar sem correção até a entrega do produto. Sendo assim, sua atuação ajuda a evitar desperdício de tempo e recursos financeiros.”

Testes Manuais X Testes Automatizados

À medida que a construção de produtos digitais acontece de forma mais rápida, o feedback de hipóteses e experimentações também precisa acompanhar esse mesmo ritmo. Nesse sentido, os Testes Automatizados tornam-se indispensáveis para realizar todas as tarefas necessárias de forma eficiente.

Rodrigues destaca que os Testes Automatizados são empregados para acelerar o feedback sobre o que foi desenvolvido, ou seja, eles identificam possíveis problemas e impactos. Por outro lado, nos Testes Manuais, é necessária atenção plena da pessoa que está conduzindo esse processo de verificação.

“Após realizar o teste manual, espera-se que o QA automatize as tarefas consideradas repetitivas ou críticas. Isso possibilitará verificar de forma mais ágil se a aplicação continua funcionando conforme o esperado ou não.”

Os Testes Manuais e Automatizados são normalmente conduzidos pela mesma pessoa. No entanto, em algumas situações, isso pode representar um desafio, uma vez que conhecimentos em programação se tornam essenciais.

“Para trabalhar com Testes Automatizados é necessário lidar com código. Logo, considerando a carga de trabalho e a necessidade de feedback rápido, acredito que os Testes Manuais e Automatizados devem ser complementares ao longo do processo de desenvolvimento”, explica Rodrigues.

O papel da qualidade na estratégia de Entrega Contínua

Com o auxílio dos métodos ágeis, é possível desenvolver novas funcionalidades e produtos de forma eficaz e com alto padrão de qualidade. Para alcançar isso, os times devem buscar constantemente formas de melhorar o produto, visando maximizar o valor das entregas para o cliente durante o ciclo de desenvolvimento. Uma estratégia chave para atingir esses objetivos é a implementação do CI/CD (Integração Contínua/Entrega Contínua), onde conhecimentos em Testes Automatizados são cruciais.

Em um time que aplica CI/CD, é crucial entregar novas features ao cliente rapidamente. Os Testes Automatizados desempenham um papel fundamental nesse processo, pois a automatização é essencial para viabilizar as entregas contínuas, especialmente se os testes forem conduzidos de forma manual e demorada.

Na prática, para garantir a viabilidade do CD, é necessário implementar primeiro o CI, que tem a responsabilidade de integrar e monitorar todas as alterações no software, além de acionar rotinas automatizadas para avaliar a qualidade e estabilidade do código. Os Testes Automatizados são, portanto, uma etapa pré-requisito para a execução da Entrega Contínua.

Dessa maneira, os Testes Automatizados em suas diversas categorias (Unitários, Integração, End-to-End, Performance etc.) emergiram como um passo essencial para assegurar que todos os requisitos sejam atendidos com qualidade e foco na entrega durante todo o ciclo de desenvolvimento de software.

Como o QA interage com o time de produto?

A colaboração entre QAs e o time de produto deve começar desde o estágio inicial do planejamento da solução digital. Isso permite ao profissional determinar os tipos e níveis de testes necessários, além de oferecer sugestões para melhorar as capacidades da aplicação.

As habilidades essenciais de um QA que impactam positivamente no sucesso do produto incluem o pensamento crítico e a atenção aos detalhes. Essas skills permitem a antecipação e identificação de diversos cenários de acordo com o contexto de negócio, reduzindo significativamente as falhas no software e facilitando a identificação dos tipos de testes necessários.

Os tipos de testes mais comuns são:

  • Funcionais: visam garantir que as funcionalidades desenvolvidas correspondem com as especificações de negócio feitas pelo Product Owner;
  • Testes de Usabilidade: visam validar jornadas de usuário e telas definidas pelo Designer;
  • Testes de Regressão: garantem que as funcionalidades anteriormente implementadas continuem íntegras após novas implementações.

Conforme a necessidade da aplicação, podem ser realizados também testes de Integração, Carga, Performance e Segurança. Para Denise Viegas, Team Manager da SoftDesign, as interações com POs e Designers são fundamentais ao criar funcionalidades e jornadas de usuário. “Além disso, a parceria entre Programador e QA também é essencial durante a etapa de especificações, especialmente durante o ciclo de delivery. Essa colaboração é decisiva na entrega de qualidade do produto, pois é nela que todas as ideias e definições são concretizadas”, ressalta.

Tendências para os próximos anos

O papel do QA está em constante evolução. Atualmente, esse profissional desempenha um papel intermediário entre a área de negócios e o desenvolvimento do produto. Nesse sentido, além das skills interpessoais, também são necessários conhecimentos em programação.

Com o QA participando desde o início do processo, e envolvido com pessoas Programadoras e Product Owners na definição da solução, é possível que ele contribua mapeando cenários de testes para os desenvolvedores. Além disso, poderá indicar ferramentas apropriadas para diferentes tipos de testes em ambientes de simulação, entre outras possibilidades.

Para Denise, a tendência é que cada vez mais esses profissionais adquiram competências técnicas, visando fluxos de testes mais automatizados em ambientes de integração contínua.

“Isso possibilita mais agilidade na identificação antecipada de falhas, bem como maior habilidade no momento de avaliar a viabilidade das soluções técnicas implementadas”, conclui.

QA na SoftDesign

À medida que damos mais importância aos conhecimentos individuais, os papéis das pessoas naturalmente evoluem a fim de consolidar o pensamento crítico. Com a adoção dos Métodos Ágeis, deixamos de ter uma pessoa focada somente na qualidade do software para expandir esse olhar para todo o processo. É por meio dessa visão holística que os QAs da SoftDesign contribuem nos times de produto.

Se a sua empresa precisa de ajuda para transformar ideias em produtos digitais de impacto, entre em contato com nosso time de especialistas. Juntos, iremos buscar diferenciação ao lançar produtos que causem ótimas primeiras impressões quando chegam aos usuários finais.

Entenda Melhor o Papel de Cada Profissional

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Estrategista Digital, especialista em Marketing Digital e Branding. É graduada em Jornalismo (UCS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Growth Marketing, Search Engine Marketing, Inbound Marketing e Content Marketing.

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