- Inovação
O Design Thinking (DT) não é um assunto novo por aqui. Já falamos bastante sobre a aplicação dessa abordagem em produtos digitais. A novidade, então, fica por conta de um aprofundamento necessário em um dos mais interessantes frameworks do DT: o Duplo Diamante.
Inicialmente, ele era utilizado somente por designers, mas com o passar do tempo, sua aplicabilidade nas mais diversas áreas de negócio se mostrou útil, principalmente para favorecer a inovação.
Quer entender melhor? Continue lendo!
Lançado em 2004 pela instituição inglesa Design Council, o Double Diamond é um diagrama formado por dois diamantes e quatro triângulos, que tem como objetivo favorecer processos criativos por meio do design.
A Design Council é uma instituição de caridade que busca, sobretudo, transmitir a mensagem de que o design pode contribuir ativamente para a sociedade. Por isso, seu framework é:
Com o tempo, se tornou uma ferramenta útil para várias empresas, inclusive algumas Big Techs, como veremos ao longo deste conteúdo.
No diagrama proposto, os diamantes representam os pensamentos divergente e convergente.
Eles se intercalam nos quatro triângulos que simbolizam as fases Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar: as duas primeiras relacionam-se à exploração do problema, enquanto as duas últimas dizem respeito à resolução desse problema.
Agora, vamos entender os elementos que compõem o Duplo Diamante, com o objetivo de conceber uma solução inovadora.
A primeira fase foca na exploração. Aqui, a técnica de brainstorming é aconselhada pois é o momento ideal para discutir ideias, opinar e divergir.
Nesse sentido, é preciso:
As técnicas de pesquisa também são bem-vindas no início do Duplo Diamante pois ajudam não somente na compreensão do problema, mas também na identificação das necessidades dos usuários.
Mas lembre-se: é importante trabalhar com amostras de dados válidas. Realizar somente uma entrevista, ou questionar se a pessoa usaria o produto, por exemplo, não é suficiente.
Na fase de Descobrir, as principais dicas para colocar em prática são:
Para isso, as principais ferramentas recomendadas são:
A segunda fase do Double Diamond trabalha com as informações colhidas na fase anterior. Agora, o esforço é em prol da convergência de ideias e da definição efetiva do problema.
Por isso, essa fase também é entendida como delimitadora: todas as pessoas do time precisam determinar um objetivo comum.
As personas também devem ser estabelecidas nessa fase, assim como seus comportamentos, pensamentos e experiências.
Aqui, na fase de Definir, as principais técnicas são:
Nesse caso, considere as ferramentas:
No segundo diamante, a terceira fase tem início, novamente, com técnicas de brainstorming. Neste momento, a divergência de ideias concentra-se nas possíveis formas de resolver o problema.
Isso significa que soluções técnicas precisam ser levantadas, considerando suas possibilidades de execução.
O foco continua sendo o usuário, então todas as soluções devem ser pensadas para satisfazer suas necessidades e expectativas.
Um ponto crítico aqui é lembrar que essa é uma fase de divergência, ou seja: o objetivo não é criar uma solução, mas sim pensar e explorar múltiplas ideias de soluções, para depois, na próxima fase de convergência, afunilar novamente escolhendo aquela com a qual o time quer prosseguir.
Agora, na fase Desenvolver, utilize as técnicas a seguir:
Sobre as ferramentas recomendadas, as principais são:
Por fim, é momento de entregar o resultado desse ciclo do Duplo Diamante. Isso significa que é preciso entender o potencial da solução.
O nível de complexidade e a fidelidade do teste feito com elas depende da fase que você está no ciclo de vida do seu produto.
Em um ciclo inicial do framework, é normal que o teste consista na avaliação de protótipos de baixa fidelidade.
Em um ciclo mais tardio, a entrega pode ser o teste de um MVP. O importante é que a essa fase traga mais dados para que o time possa decidir entre uma das três opções a seguir:
Por fim, na fase Entregar, considere:
As principais ferramentas podem ser:
O desenvolvimento de produtos digitais pode ser muito beneficiado com o entendimento e a aplicação do Duplo Diamante.
Afinal, ao adaptar as fases, as empresas conseguem, efetivamente, organizar seu processo de criação, a fim de orientá-lo na direção das necessidades do usuário.
Digamos que seja necessário desenvolver um aplicativo para gerenciar as operações de empresas globalmente. Vamos usar isso como um exemplo a partir daqui:
Empresas renomadas de diversas áreas utilizam o Duplo Diamante para desenvolver produtos digitais inovadores.
Por exemplo, gigantes como a LEGO, Microsoft e Starbucks implementaram este framework em seus processos de design e escuta de usuários.
A metodologia do Double Diamond pertence à noção de Design Thinking, ou seja, faz parte do leque de ideias e frameworks que esse conceito sugere.
As semelhanças são claras: são métodos que consistem em etapas definidas, são iterativos e focados em ideação.
As diferenças, no entanto, também são evidentes. No Double Diamond, temos apenas 4 fases (contra 5 do Design Thinking), sempre com foco na dicotomia convergência-divergência. Ou seja, é um pouco mais específico e mais complexo.
Basicamente, o Design Thinking:
Por outro lado, o Duplo Diamante:
Outra diferença marcante é que o Design Thinking é um pouco mais flexível, ao passo que o Double Diamond é, por assim dizer, binário. Isto é, focado em problemas e soluções, com uma metodologia um pouco mais definida e segmentada.
Vejamos, então, a importância dessa metodologia para C-levels:
Implementar o framework do Duplo Diamante exige uma abordagem estruturada e centrada no usuário, com ênfase na pesquisa, definição de problemas, geração de soluções inovadoras e bons testes.
Na prática, pode ser extremamente interessante para empresas de diversos setores que desejam desenvolver aplicativos, plataformas e sistemas.
Usar as ferramentas e técnicas apropriadas para cada fase do processo pode maximizar a eficácia e garantir o sucesso do produto digital.
Pensa em aplicar na sua empresa? Nós podemos te ajudar: conheça a Concepção de produtos digitais!
Aqui estão as respostas para as três perguntas mais frequentes sobre o Duplo Diamante:
O duplo diamante é um framework de design que divide o processo criativo em quatro fases: Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar.
Os elementos do Duplo Diamante são a fase divergente e a fase convergente em cada um dos diamantes.
As fases principais são Descobrir (pesquisa), Definir (sintetização), Desenvolver (ideação e prototipagem) e Entregar (implementação e teste).
Continue aprendendo: