Coesão e consistência são elementos fundamentais para o sucesso de um produto digital. Nesse sentido, o Design System desempenha um papel estratégico na criação de aplicativos, plataformas e sistemas. Esse conjunto de diretrizes e componentes não apenas oferece uma base sólida para o desenvolvimento de interfaces, como também eleva a qualidade da experiência do usuário.
Mas, na prática, o que é Design System e como está vinculado à estratégia de produtos digitais? Quais são as empresas que precisam investir em sua adoção? Neste artigo, além de responder a essas perguntas, também abordamos a relevância da colaboração entre os times de produto na definição de padrões e na criação de soluções eficientes e escaláveis.
Se você já se questionou como grandes empresas como Google e IBM conseguem manter a autenticidade e a qualidade de seus produtos, este conteúdo é altamente recomendado.
Neste artigo, exploramos conceitos e exemplos de Design System. Navegue no conteúdo pelos links para saber mais:
Design System é um conjunto de diretrizes, padrões e componentes que são utilizados consistentemente em um produto ou projeto de design, funcionando como um manual de identidade visual. Um exemplo é o Bootstrap – desenvolvido originalmente pelo Twitter em 2010 – reconhecido por oferecer uma biblioteca de componentes prontos para uso, como botões, formulários e tipografia, além de estilos e padrões de layout.
O principal objetivo de um Design System é promover coerência e eficiência no desenvolvimento, permitindo que times criem produtos de alta qualidade de forma rápida e fácil ao abordar questões de escalabilidade e facilitar a manutenção. Ao adotar esse sistema, os times reduzem o tempo gasto em tarefas repetitivas, garantem uma user experience mais coerente e melhoram a estética geral do produto.
Podemos dizer que o surgimento do Bootstrap marcou o início do Design System e impulsionou o desenvolvimento de plataformas de automação, como o Wix. Ele permite que qualquer pessoa crie um site sem a necessidade de possuir habilidades técnicas avançadas.
Ao escolher um template, personalizar a organização das informações, cores e fontes, o usuário pode rapidamente lançar seu site após adquirir a URL desejada. Entretanto, a conveniência oferecida por essas plataformas pode resultar em falta de autenticidade e perda de identidade em virtude da padronização.
Por outro lado, um Design System próprio facilita o reconhecimento das soluções digitais da empresa e influencia positivamente a criação de novos recursos e funcionalidades, mantendo coerência visual e interação entre os produtos digitais.
Um bom exemplo é o Google, empresa que desenvolveu o seu próprio Design System visando garantir uma experiência padronizada em todos os produtos da empresa. Reconhecido por sua originalidade, o Material Design é caracterizado por cores, componentes e uma estrutura única presente em todos os produtos do Google.
O Design System é resultado de uma colaboração entre equipes de Engenharia e Design, que trabalham juntas para criar uma biblioteca de componentes codificados e um UI Kit. Essa iniciativa documenta práticas de tecnologia, regras de uso e princípios de design, indo além do simples estilo visual presente no Figma.
Isso significa que um Design System abrange uma estratégia completa para garantir eficiência no desenvolvimento de produtos, proporcionando uma base sólida para a construção de interfaces coesas e funcionais.
Investir nesse tipo de sistema é essencial, especialmente quando a empresa gerencia vários produtos e times simultaneamente. Ao adotá-lo, é possível garantir que todos os produtos irão compartilhar uma linguagem visual padrão, resultando em maior produtividade e interfaces mais acessíveis.
Além disso, o Design System representa uma economia significativa de tempo e recursos. Um exemplo notável é o Carbon, Design System da empresa IBM, que conduziu uma pesquisa que revela que o tempo médio necessário para um desenvolvedor criar componentes do zero é de cerca de 4,5 horas. No entanto, ao utilizar o Carbon, esse período é significativamente reduzido para duas horas, o que representa uma melhoria de 47% na velocidade do processo de desenvolvimento.
Como já abordamos os principais pontos teóricos, iremos compartilhar alguns exemplos de grandes empresas que desenvolveram o seu próprio Design System. Alguns deles estão disponíveis comercialmente e são acessíveis para personalização e utilização:
Para criar um Design System, o processo deve ser aberto e transparente. Além disso, precisa promover a colaboração entre Designers e Programadores. Isso estimula uma comunicação constante sobre mudanças e evoluções nos componentes. Afinal, a coleta de feedback e a melhoria contínua são fundamentais para mantê-lo relevante.
A essa altura, é natural que você esteja se questionando se a sua empresa deve criar um Design System do zero. A verdade é que, muitas vezes, é mais prático começar com um sistema que já esteja pronto e disponível no mercado, como o Material Design ou o Ant Design, já que é possível personalizá-lo de acordo com a identidade da sua marca.
Na prática, o processo de criação dos componentes segue a metodologia do Atomic Design, começando com átomos (como ícones e tipografia), passando para moléculas (partes dos componentes) e formando organismos (como barras de navegação) e templates (estruturas de página). Confira o exemplo:
Por fim, não esqueça que a documentação do Design System é essencial e pode ser feita utilizando ferramentas como ZeroHeight. Ela define os princípios do sistema, como consistência e clareza, e inclui regras de uso para diversos elementos, como botões e gráficos.
Para criar e editar os componentes do style guide, o Figma é uma ferramenta amplamente utilizada. Nela, Designers têm acesso para edição, enquanto Desenvolvedores e Product Managers podem visualizar e deixar comentários. Mais, o Figma suporta várias linguagens, como CSS e Swift, e permite a colaboração em tempo real entre membros da equipe.
Um Design System representa muito mais do que uma simples coleção de componentes e diretrizes visuais; ele é o elemento central da inovação nos aplicativos, plataformas e sistemas que construímos. Ao oferecer uma base sólida e consistente para o design e o desenvolvimento, capacitamos nossos times a inovarem de forma ágil e eficaz em produtos digitais de nossos clientes.
Ao optar pela implementação de um Design System ou até mesmo de um style guide, nossas equipes adquirem a habilidade de criar e iterar rapidamente novas funcionalidades e experiências de usuário. Isso é possível porque o sistema oferece um conjunto coeso de padrões e práticas que simplificam o processo de desenvolvimento, permitindo que os times se concentrem mais na geração de valor e menos na reinvenção de soluções já existentes.
Um Design System promove alta qualidade, aumentando a satisfação do usuário, fortalecendo a identidade da marca e construindo a confiança do cliente. Outro fator crucial é a escalabilidade. Conforme os produtos e plataformas crescem e evoluem, um Design System bem concebido possibilita que os times adicionem novos recursos e funcionalidades de maneira eficiente.
Em suma, o Design System estimula uma cultura de colaboração e alinhamento entre times de design, programação e produto. Ao disponibilizar um conjunto comum de ferramentas e uma linguagem compartilhada, esse sistema facilita a comunicação e a cooperação, promovendo uma abordagem centrada no usuário em todo o ciclo de vida do produto.