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Design System: o que é e como potencializa produtos digitais

Por 11/04/2024 26/04/2024 8 minutos

Coesão e consistência são elementos fundamentais para o sucesso de um produto digital. Nesse sentido, o Design System desempenha um papel estratégico na criação de aplicativos, plataformas e sistemas. Esse conjunto de diretrizes e componentes não apenas oferece uma base sólida para o desenvolvimento de interfaces, como também eleva a qualidade da experiência do usuário.

Mas, na prática, o que é Design System e como está vinculado à estratégia de produtos digitais? Quais são as empresas que precisam investir em sua adoção? Neste artigo, além de responder a essas perguntas, também abordamos a relevância da colaboração entre os times de produto na definição de padrões e na criação de soluções eficientes e escaláveis. 

Se você já se questionou como grandes empresas como Google e IBM conseguem manter a autenticidade e a qualidade de seus produtos, este conteúdo é altamente recomendado.     

Leia neste post: 

Neste artigo, exploramos conceitos e exemplos de Design System. Navegue no conteúdo pelos links para saber mais: 

Conceituando o Design System


Design System é um conjunto de diretrizes, padrões e componentes que são utilizados consistentemente em um produto ou projeto de design, funcionando como um manual de identidade visual. Um exemplo é o Bootstrap – desenvolvido originalmente pelo Twitter em 2010 – reconhecido por oferecer uma biblioteca de componentes prontos para uso, como botões, formulários e tipografia, além de estilos e padrões de layout. 

Podemos dizer que o surgimento do Bootstrap marcou o início do Design System e impulsionou o desenvolvimento de plataformas de automação, como o Wix. Ele permite que qualquer pessoa crie um site sem a necessidade de possuir habilidades técnicas avançadas.

Ao escolher um template, personalizar a organização das informações, cores e fontes, o usuário pode rapidamente lançar seu site após adquirir a URL desejada. Entretanto, a conveniência oferecida por essas plataformas pode resultar em falta de autenticidade e perda de identidade em virtude da padronização. 

Por outro lado, um Design System próprio facilita o reconhecimento das soluções digitais da empresa e influencia positivamente a criação de novos recursos e funcionalidades, mantendo coerência visual e interação entre os produtos digitais. 

Um bom exemplo é o Google, empresa que desenvolveu o seu próprio Design System visando garantir uma experiência padronizada em todos os produtos da empresa. Reconhecido por sua originalidade, o Material Design é caracterizado por cores, componentes e uma estrutura única presente em todos os produtos do Google. 

Consistência e eficiência no desenvolvimento 


O Design System é resultado de uma colaboração entre equipes de Engenharia e Design, que trabalham juntas para criar uma biblioteca de componentes codificados e um UI Kit. Essa iniciativa documenta práticas de tecnologia, regras de uso e princípios de design, indo além do simples estilo visual presente no Figma.  

Pilares do Design System. Fonte: SQLI.

Investir nesse tipo de sistema é essencial, especialmente quando a empresa gerencia vários produtos e times simultaneamente. Ao adotá-lo, é possível garantir que todos os produtos irão compartilhar uma linguagem visual padrão, resultando em maior produtividade e interfaces mais acessíveis. 

Além disso, o Design System representa uma economia significativa de tempo e recursos. Um exemplo notável é o Carbon, Design System da empresa IBM, que conduziu uma pesquisa que revela que o tempo médio necessário para um desenvolvedor criar componentes do zero é de cerca de 4,5 horas. No entanto, ao utilizar o Carbon, esse período é significativamente reduzido para duas horas, o que representa uma melhoria de 47% na velocidade do processo de desenvolvimento. 

O valor do Design System. Fonte: Sparkbox
O valor do Design System. Fonte: Sparkbox

Exemplos de Design System 


Como já abordamos os principais pontos teóricos, iremos compartilhar alguns exemplos de grandes empresas que desenvolveram o seu próprio Design System. Alguns deles estão disponíveis comercialmente e são acessíveis para personalização e utilização: 

Print do Material Design da Google
Material Design do Google. 
Print do Atlassian
Atlassian, usado em produtos como o Jira. 
Print do Design System Carbon
Carbon da IBM. 

Para criar um Design System, o processo deve ser aberto e transparente. Além disso, precisa promover a colaboração entre Designers e Programadores. Isso estimula uma comunicação constante sobre mudanças e evoluções nos componentes. Afinal, a coleta de feedback e a melhoria contínua são fundamentais para mantê-lo relevante. 

A essa altura, é natural que você esteja se questionando se a sua empresa deve criar um Design System do zero. A verdade é que, muitas vezes, é mais prático começar com um sistema que já esteja pronto e disponível no mercado, como o Material Design ou o Ant Design, já que é possível personalizá-lo de acordo com a identidade da sua marca. 

Na prática, o processo de criação dos componentes segue a metodologia do Atomic Design, começando com átomos (como ícones e tipografia), passando para moléculas (partes dos componentes) e formando organismos (como barras de navegação) e templates (estruturas de página). Confira o exemplo: 

Print do Atomic Design
Fonte: Atomic Design.

Por fim, não esqueça que a documentação do Design System é essencial e pode ser feita utilizando ferramentas como ZeroHeight. Ela define os princípios do sistema, como consistência e clareza, e inclui regras de uso para diversos elementos, como botões e gráficos. 

Para criar e editar os componentes do style guide, o Figma é uma ferramenta amplamente utilizada. Nela, Designers têm acesso para edição, enquanto Desenvolvedores e Product Managers podem visualizar e deixar comentários. Mais, o Figma suporta várias linguagens, como CSS e Swift, e permite a colaboração em tempo real entre membros da equipe. 

Da padronização à inovação: o papel do Design System na SoftDesign


Um Design System representa muito mais do que uma simples coleção de componentes e diretrizes visuais; ele é o elemento central da inovação nos aplicativos, plataformas e sistemas que construímos. Ao oferecer uma base sólida e consistente para o design e o desenvolvimento, capacitamos nossos times a inovarem de forma ágil e eficaz em produtos digitais de nossos clientes. 

Ao optar pela implementação de um Design System ou até mesmo de um style guide, nossas equipes adquirem a habilidade de criar e iterar rapidamente novas funcionalidades e experiências de usuário. Isso é possível porque o sistema oferece um conjunto coeso de padrões e práticas que simplificam o processo de desenvolvimento, permitindo que os times se concentrem mais na geração de valor e menos na reinvenção de soluções já existentes. 

Em suma, o Design System estimula uma cultura de colaboração e alinhamento entre times de design, programação e produto. Ao disponibilizar um conjunto comum de ferramentas e uma linguagem compartilhada, esse sistema facilita a comunicação e a cooperação, promovendo uma abordagem centrada no usuário em todo o ciclo de vida do produto. 

Foto do autor

Uli Azeredo

UX Designer Sênior na SoftDesign, formada em Design Gráfico e Especialista em User Experience pela PUCRS. Trabalha na concepção e desenvolvimento de produtos digitais para grandes empresas nacionais e internacionais.

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