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Outsourcing de TI: entenda o que é, principais tipos e como funciona

Por 07/06/2022 17/07/2024 9 minutos

Estamos na era do outsourcing de TI.

O mercado de tecnologia está em alta e a escassez de talentos tornou-se um grande desafio para negócios que precisam de profissionais qualificados e experientes. 

A boa notícia é que, com os novos modelos de trabalho, as empresas amadureceram e estão cada vez mais flexíveis e adaptativas

Esse movimento abriu espaço para a consolidação do outsourcing de TI, serviço que pode ser um grande aliado na hora de integrar especialistas de alta performance ao seu time.

Continue a leitura e confira todas as informações sobre o tema.

O que significa outsourcing de TI?


O outsourcing de TI é um serviço que viabiliza o fornecimento de capacidade técnica e de atendimento para um cliente. Significa suprir uma demanda de uma empresa que não tem tempo ou conhecimento para realizar. 

De acordo com Carlos Poitevin, gestor de outsourcing da SoftDesign:

“Esse é um serviço que atende diferentes tamanhos de empresas, desde startups que estão começando e precisam de um time inteiro de TI até empresas grandes que necessitam de skills específicas para complementar uma squad já existente”.

Entretanto, é importante ressaltar que, na SoftDesign, o serviço de outsourcing não trata apenas de fornecer pessoas colaboradoras para suprir uma demanda técnica. 

Ranusa Souza, que também atua como gerente de outsourcing, ressalta que esse profissional possui na bagagem — além de muito conhecimento — uma cultura de colaboração fortalecida

“Levamos todo um legado para o ambiente de trabalho do cliente. Acreditamos que o fit cultural entre as empresas parceiras é essencial. Logo, nos envolvemos em todo o processo de gestão e acompanhamento dos profissionais”, completa. 

Poitevin concorda que o nível de maturidade e exigência das empresas mudou ao longo dos anos:

“Antes, existia uma terceirização de TI mais focada na contratação de pessoas e não de um serviço de outsourcing completo. Na Soft, o nosso diferencial sempre foi buscar aproximação entre as pessoas colaboradoras e os clientes. Com a consolidação da Transformação Digital, o nível de acompanhamento estratégico também aumentou e, por isso, a gestão de pessoas tornou-se essencial.”

Como funciona a terceirização de TI?


A terceirização de TI envolve etapas como identificação de necessidades, seleção de fornecedores e negociação de contratos. 

Vejamos com mais detalhes:

  • Identificação de necessidades: tudo começa com a empresa identificando quais serviços e tarefas serão terceirizados. A escolha geralmente passa por alguma obrigação que ela não consegue realizar por algum motivo;
  • Seleção de fornecedores: então, é preciso procurar empresas parceiras que realizam aquele serviço, com uma boa reputação e com bons serviços já prestados para outras empresas;
  • Negociação de contrato: em seguida, entra em cena a negociação de um acordo entre as empresas para definir o que e como será feito, condições de pagamento e de comunicação. Esse contrato é fundamental para alinhar as expectativas e assegurar bons resultados;
  • Início do serviço e acompanhamento: depois do contrato, a terceirização finalmente entra em vigor. Nesse momento, é importante que as duas empresas conversem bastante entre si, para alinhar e ajustar quaisquer pontos pendentes.  

O que são serviços outsourcing de TI?


Agora, vamos destacar quais são os serviços de outsourcing mais comuns: 

  • Suporte técnico: nesse caso, a empresa recorre a uma outra especialista para solução de dúvidas e de problemas técnicos envolvendo a infraestrutura. É importante conhecer o tempo de resposta e a qualidade do atendimento antes de contratar;
  • Desenvolvimento de software: outro serviço muito terceirizado é o desenvolvimento de aplicativos e de software. A empresa contrata um parceiro para empregar as melhores tecnologias e inovações para criar produtos digitais, passa os requisitos e apenas acompanha para depois utilizá-lo. Cada empresa tem uma metodologia, que pode envolver maior ou menor participação do contratante;
  • Segurança da informação: também é comum ver empresas que oferecem uma suíte de soluções e serviços para proteção da contratante no mundo virtual. Inclui tecnologias de recuperação de desastres, de monitoramento, de prevenção e combate a ameaças, bem como análises de riscos;
  • Consultoria: para um trabalho mais focado em sugestões, aconselhamento e educação a fim de alcançar uma maturidade maior na TI, as empresas contratam a consultoria. Esses serviços vão de execução de tarefas a ajuda com oferta de expertise.

Quais são os tipos de outsourcing?


Terceirizar o desenvolvimento de software é uma estratégia de negócio que auxilia a sua empresa a manter a competitividade em seu mercado de atuação. Existem três possibilidades de parceria: onshore, offshore e nearshore.

Onshore


Trata de parcerias entre empresas de um mesmo país. Assim, é mais simples envolver empresas que:

  • Falam a mesma língua;
  • Estão sob o mesmo fuso horário;
  • Compartilham semelhanças culturais. 

Offshore


Propõe um intercâmbio de conhecimentos e profissionais entre empresas geograficamente distantes.

A relação com os profissionais de outsourcing Offshore deve ser de proximidade, mesmo que essas pessoas colaboradoras não morem no Brasil, por exemplo. 

“É claro que existem variáveis em relação ao Onshore como fuso horário, cultura, legislação, idioma e câmbio. Entretanto, adaptamos processos para alinhar o trabalho em equipe, mas sem alterar a base principal: nossa forma de tratar as pessoas”, ressalta Ranusa.

Com a pandemia de Covid-19, a consolidação do trabalho remoto tornou-se uma estratégia de negócio muito importante. 

Além disso, esse posicionamento passou a ser um atrativo para clientes no exterior, que encontram agora no Brasil uma possibilidade de agregar profissionais talentosos aos seus times. 

Se esse é o caso do seu negócio, Ranusa ressalta:

“Nos preocupamos muito em atuar o máximo possível de tempo no horário em que o cliente está on-line, pois acreditamos que a troca de informação é algo relevante e fortalece os projetos desenvolvidos. É um processo de adaptação constante, seja por conta das cerimônias que ocorrem entre os times (ainda mais diversos), ou dos desafios culturais e de comunicação — que são uma excelente oportunidade de crescimento profissional”. 

Nearshore


É a prática de contratar serviços de TI de países geograficamente próximos, geralmente dentro do mesmo fuso horário ou com diferença mínima. 

Esse modelo combina os benefícios do offshore, como redução de custos e acesso a talentos especializados, com vantagens adicionais, como:

  • Facilidade de comunicação;
  • Fusos horários similares;
  • Maior compatibilidade cultural.

Vantagens do outsourcing de TI


Outsourcing de TI permite que empresas reduzam custos, acessem expertise especializada e se concentrem em seu core business. 

Em mais detalhes:

  • Redução de custos: a terceirização oferece economia de recursos, ao eliminar a necessidade de investir em infraestrutura e treinamento interno;
  • Acesso a expertise externa: além disso, proporciona acesso a profissionais qualificados e tecnologias avançadas, que podem não estar disponíveis internamente; 
  • Foco no core business: com a gestão de TI nas mãos de especialistas externos, as empresas podem direcionar suas energias e recursos para atividades estratégicas, aumentando sua eficiência e competitividade no mercado.

Outra das principais vantagens da contratação do serviço de outsourcing é o ganho automático de conhecimento.

Na SoftDesign, por exemplo, isso ocorre porque as nossas pessoas colaboradoras são incentivadas a manterem um mindset focado em Lifelong Learning

Sabe-se que cada vez mais o mercado destaca a importância de perfis profissionais comunicativos, flexíveis e orientados para a solução de problemas.  

Para Ranusa, nossa gerente, essas características combinam entre si e resultam em uma mistura ideal, muito procurada no setor de tecnologia. 

“Atualmente, a pessoa de TI precisa de uma vasta coletânea de conhecimentos, além de soft skills. Um profissional que possui somente excelência técnica, sem as competências socioemocionais necessárias, não é tão valorizado pelo mercado na hora de montar um time de produto. Por isso, por meio da nossa gestão ajudamos a potencializar essas habilidades, a fim de entregar valor ao cliente”.  

Casos de sucesso em outsourcing de TI


Vejamos agora alguns casos de sucesso da SoftDesign que demonstram a importância do outsourcing e como ele pode ajudar as empresas em diferentes contextos (e até países).

Aplicativo QM Wizard


A SoftDesign foi contratada para desenvolver o aplicativo QM Wizard, versão mobile de um sistema ERP da empresa americana Spring Point. 

Utilizando metodologias ágeis, a equipe desenvolveu um processo colaborativo que resultou em um produto funcional que atende às necessidades dos usuários finais. Para isso, a SoftDesign usou:

  • Entrevistas com usuários;
  • Apresentações semanais;
  • Comunicação constante com o cliente.

Mesmo com as diferenças culturais, o resultado foi um sucesso, com atuação ágil e eficiente. 

Aplicativo ONNi


A startup ONNi, que buscava evitar filas em eventos através de um aplicativo, contou com a SoftDesign para a concepção e desenvolvimento de seu produto digital

Em apenas três meses, a plataforma foi lançada em um evento, proporcionando uma experiência de usuário fluida e eficiente. 

As metodologias ágeis permitiram entregas rápidas e contínuas, com melhorias baseadas no feedback do mercado, a fim de gerar um aplicativo altamente funcional e bem-sucedido.

Foram aplicadas técnicas como:

Conclusão 


Como vimos, o outsourcing de TI consiste em terceirizar atividades importantes da área, como suporte, desenvolvimento de software, consultoria e mais.

Na SoftDesign, nos preocupamos com o desenvolvimento das pessoas e com a evolução da carreira profissional, por isso, investimos em capacitação e atualização tecnológica. 

Além disso, somos uma empresa remote-first e nossas pessoas colaboradoras estão aptas para trabalhar em projetos Onshore e Offshore, a partir da sede da empresa ou de qualquer lugar.  

Os nossos profissionais são experientes e multidisciplinares. Além disso, a SoftDesign incentiva a cultura de colaboração, ou seja, nossas pessoas colaboradoras estão preparadas para compartilhar conhecimento com o seu time. 

Então, que tal deixar as questões administrativas sob nossa responsabilidade? Entre em contato conosco e veja as vantagens citadas se tornarem realidade!

Perguntas frequentes


Outsourcing de TI é uma prática comum que levanta muitas dúvidas. A seguir, respondemos algumas das perguntas mais frequentes sobre o tema:

O que significa outsourcing de TI?

Outsourcing de TI refere-se à contratação de serviços de tecnologia da informação de fornecedores externos, em vez de gerenciá-los internamente.

Como funciona a terceirização de TI?

Funciona por meio da delegação de tarefas ou processos de TI a uma empresa especializada, que assume a responsabilidade pela execução e manutenção dos serviços.

Quais são os tipos de outsourcing?

Os principais tipos incluem offshore (em países distantes), nearshore (em países próximos) e onshore (dentro do mesmo país). Cada um tem suas vantagens em termos de custo, comunicação e fuso horário.

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Pâmela Seyffert

Content Marketing Analyst na SoftDesign. Jornalista (UCPEL) com MBA em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (Universidade Nova de Lisboa). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

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