PT | EN

QA: entenda exatamente o que faz, principais funções, tecnologias e tendências para a área

Por 14/06/2022 15/10/2024 9 minutos

QA é uma área em alta no setor de tecnologia porque está diretamente relacionada ao processo de avaliação e melhoria contínua de soluções digitais.

Sigla para Quality Assurance, ela se tornou um sinônimo de qualidade e excelência porque as responsabilidades dos especialistas em QA incluem a identificação de bugs, testes de funcionalidades e garantia de conformidade.

Por isso, vamos explorar a importância de ter um profissional dedicado à qualidade de software em um time de produto, destacando suas funções e o impacto direto na entrega de aplicativos, plataformas e sistemas. Boa leitura!

O que significa a sigla QA?


A sigla QA significa “Quality Assurance” (ou, do português: garantia de qualidade) e se carateriza pelo processo sistemático para que produtos ou serviços atendam a padrões de qualidade estabelecidos. 

Com isso, o principal objetivo de QA é prevenir problemas durante o processo de desenvolvimento e garantir que a solução atenda às expectativas dos usuários e aos requisitos definidos no ambiente de produção.

O que é ser um QA?


A pessoa QA é responsável por analisar todo o ciclo de desenvolvimento de um produto digital. Sua função envolve assegurar o correto funcionamento dos programas, revisar os pré-requisitos do software e relatar falhas ao time de desenvolvimento. 

Segundo Raphael Rodrigues, Head of Portfolio da SoftDesign, no modelo tradicional de fábrica de software, o foco é a utilização de ferramentas de QA para encontrar defeitos e, com isso, relatar ao cliente. 

Já nas metodologias ágeis, o objetivo é construir um produto e adquirir conhecimento, pensando e validando hipóteses ao longo do processo:

“Por isso, é crucial compreender o que é valor para o cliente e o usuário. Às vezes, o que parece ser um problema pode se revelar uma oportunidade. Lembre-se de que não existe um produto perfeito, pois estamos lidando com algo em constante evolução. Portanto, avaliação crítica é fundamental.”, ele reflete.

O que faz um QA?


A pessoa de QA é responsável por diversas atividades essenciais para assegurar a qualidade de um produto digital. Para isso, emprega testes funcionais e não funcionais e contribui para a formulação de estratégias, planos de teste e avaliação dos resultados. 

Alguns exemplos:

  • Análise do ciclo de desenvolvimento por meio da investigação de todas as etapas do desenvolvimento do produto;
  • Garantia de funcionamento com o objetivo de assegurar que os programas funcionem corretamente;
  • Revisão de pré-requisitos a partir da verificação dos requisitos do software e se eles estão sendo atendidos;
  • Relato de falhas, o que significa a identificação e comunicação de falhas ao time de desenvolvimento;
  • Teste de software (funcional e não funcional) com a aplicação de diferentes tipos de avaliações para colocar o produto sob análise;
  • Testes manuais e automatizados para realizar os testes acima citados;
  • Formulação de estratégias e planos de teste, o que contribui para a criação de estratégias de verificação e planos de ação;
  • Avaliação dos resultados para garantir a qualidade do produto.

Como o QA interage com o time de produto?


A colaboração entre QAs e o time de produto começa no estágio inicial do planejamento. Isso permite ao profissional determinar os melhores tipos de testes e sugestões para melhorar as capacidades da aplicação.

Para isso, um especialista de QA deve usar o seu pensamento crítico e a atenção aos detalhes para antecipar, identificar e compartilhar os cenários diagnosticados.

Para Denise Viegas, Team Manager da SoftDesign, as interações com o time de produto e Designers são fundamentais:

“A parceria entre o Programador e QA é essencial, especialmente durante o ciclo de delivery. Essa colaboração é decisiva na entrega de qualidade do produto, pois é nela que todas as ideias e definições são concretizadas”, ressalta.

Existe diferença entre Analistas de Qualidade e Analistas de Testes?


Há alguns anos, o profissional conhecido como Analista de Testes trabalhava centrado na garantia da qualidade do produto de software ou de um aplicativo

No entanto, esse profissional assumiu uma abordagem abrangente e, hoje, desempenha o papel de Analista de Qualidade — ou de Quality Assurance (QA).

Isso implica na validação da eficiência do produto e também na supervisão da qualidade de todo o processo de desenvolvimento.

Capa do livro Livro Software Quality - Sanders e Curran

No livro “Software Quality: A Framework For Success in Software Development”, Sanders (1994) destaca que:

“A qualidade de um produto de software depende do grau de satisfação das necessidades dos clientes em todos os aspectos do produto”.

Dessa maneira, para alcançar esse objetivo, é preciso analisar todo o ciclo e os métodos das equipes envolvidas no processo de criação. E, como Douglas Souza — QA Engineer da SoftDesign — sugere:

“Sem o profissional de QA, os erros poderiam ficar sem correção até a entrega do produto. Assim, sua atuação ajuda a evitar o desperdício de tempo e recursos financeiros.”

O que é um teste de QA?


Um teste em Quality Assurance pode ser realizado em qualquer estágio do desenvolvimento para identificar e corrigir problemas.

Para isso, existem vários tipos de avaliações (inclusive, com a automação de testes), cada uma com um foco específico. Confira quais são:

  • Testes funcionais: avaliam se o software está funcionando de acordo com os requisitos especificados e verificam todas as funcionalidades do sistema;
  • Testes de performance: medem a capacidade do software de operar sob diferentes condições de carga e, para isso, são avaliadas a velocidade, capacidade de resposta e estabilidade do sistema;
  • Testes de usabilidade: avaliam a experiência do usuário ao interagir com o software a partir de sua facilidade de uso, a intuitividade da interface e a eficiência com que os usuários conseguem completar tarefas;
  • Testes de segurança: avaliam a robustez do software contra ameaças externas e visam atestar a integridade e confidencialidade dos dados;
  • Testes de regressão: verificam se novas alterações ou adições ao software não introduziram novos defeitos em partes previamente testadas e funcionais.

Testes manuais X Testes automatizados


A automação de testes foi uma boa resposta à necessidade de oferecer feedback de hipóteses e experimentações tão ágil quanto ocorre a produção de produtos digitais.

Isso acelera o retorno ao time de produto e, inclusive, facilita a identificação de possíveis problemas e impactos. Só que é importante lembrar que essa versatilidade não inviabiliza a aplicação dos teste manuais:

“Para trabalhar com testes automatizados é necessário lidar com código. Logo, considerando a carga de trabalho e a necessidade de feedback rápido, acredito que os testes Manuais e automatizados devem ser complementares ao longo do processo de desenvolvimento”, explica Raphael Rodrigues.

Qual é o papel do QA?


Agora que vimos o que é QA em TI, deu para perceber também que o papel do especialista de Quality Assurance tem a ver com a garantia de que o produto digital seja desenvolvido com a máxima qualidade.

Isso, em um time de desenvolvimento de software, contribui para a melhoria contínua do produto com a identificação (e correção) de defeitos, e também pela definição de processos e metodologias que asseguram os altos padrões.

Acontece que, para alcançar isso, os times devem buscar constantemente formas de melhorar o produto. Uma estratégia-chave é a implementação do CI/CD (Integração Contínua/Entrega Contínua) e, aí, a automação de testes é crucial.

Importante observar, contudo, que a viabilidade do CD depende de:

  • Integração e monitoramento de todas as alterações no software;
  • Acionamento de rotinas automatizadas para avaliar a qualidade e estabilidade do código;
  • Aplicação de testes automatizados.

Nesse ponto, vale considerar a utilização de testes unitários, de integração, End-to-End, de performance ou de regressão. Com essa abordagem, o QA assegura que a estratégia de produto atenda às expectativas dos usuários e seja robusto, seguro e eficiente ao longo de seu ciclo de vida.

Tecnologias e tendências para QA


As tendências tecnológicas mais recentes estão moldando o futuro do QA, e grande parte disso se concentra na automação de testes e no uso da Inteligência Artificial

No primeiro caso, a automação possibilita a execução rápida e repetitiva de testes, o que aumenta a cobertura e reduz o tempo para a validação do software. 

Já a IA e, mais especificamente, o Machine Learning (ML), estão cada vez mais incorporados nas melhores práticas de QA. Afinal, ambas as soluções ajudam a identificar padrões, prever falhas e agir de forma preventiva diante de problemas complexos.

Dessa maneira, o papel do QA está em constante evolução, com mais participação na área de negócios e no desenvolvimento do produto.

Para Denise Viegas, a tendência é que cada vez mais esses profissionais adquiram competências técnicas, visando fluxos de testes mais automatizados em ambientes de integração contínua.

“Isso possibilita mais agilidade na identificação antecipada de falhas, bem como maior habilidade no momento de avaliar a viabilidade das soluções técnicas implementadas”, conclui.

Conclusão


A área de QA tem se mostrado cada vez mais importante para o setor de tecnologia, assegurando a qualidade e excelência dos produtos digitais.

Com a automação de testes e a Inteligência Artificial, os profissionais da área de qualidade conseguem identificar e corrigir problemas de forma mais eficiente. E são eles, também, que atuam ativamente na integração e entrega contínua, colaborando com equipes de desenvolvimento para garantir que os produtos atendam às expectativas dos usuários.

E é por meio dessa visão holística que os QAs da SoftDesign contribuem nos times de produto. Se a sua empresa precisa de ajuda para transformar ideias em produtos digitais de impacto, com os profissionais certos, entre em contato com nosso time de especialistas

Juntos, iremos buscar diferenciação ao lançar produtos que causem ótimas primeiras impressões quando chegam aos usuários finais!

Perguntas frequentes


Abaixo, responderemos algumas das perguntas mais comuns sobre QA (Quality Assurance) para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.

O que é um teste de QA?

Um teste de QA é uma avaliação realizada para garantir que o software funciona conforme os requisitos, identificando e corrigindo problemas em qualquer estágio do desenvolvimento.

Qual é o papel do QA?

QAs asseguram a qualidade do software, identificando defeitos e colaborando com o time de desenvolvimento para implementar processos e metodologias que garantam a excelência do produto.

O que significa a sigla QA?

QA significa “Quality Assurance”, um processo sistemático para assegurar que produtos ou serviços atendam a padrões de qualidade estabelecidos.

Entenda melhor o papel de cada profissional do time de produto

Foto do autor

Ângela Rosa

Brand Communications and Strategy na SoftDesign. Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo (PUCRS), com MBA em Marketing Digital e Novas Mídias (ESPM-RS). Fala sobre Branding, Estratégia de Conteúdo e Marketing B2B.

Posts relacionados

18 de novembro de 2024

Desenvolvimento ágil de software: veja como acelerar inovação e entrega de valor do seu time

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

14 de novembro de 2024

Desafios e soluções para sistemas legados: como modernizar e garantir competitividade

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

14 de novembro de 2024

Ciclo de vida do software: fases e melhores práticas para inovar

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?