PT | EN

Linguagens de programação: veja tudo sobre as 11 mais usadas do mercado

Por 05/06/2023 10/09/2024 13 minutos

As melhores linguagens de programação variam de acordo com os requisitos de cada produto, as preferências e conhecimentos do time e as tendências associadas ao setor. 

No entanto, algumas delas têm se destacado nos últimos anos devido à sua popularidade, desempenho e eficiência.

Neste conteúdo, vamos conhecer as principais e suas características. Acompanhe. 

Quais são as principais linguagens de programação?


As mais conhecidas são:

  1. Python;
  2. Java;
  3. JavaScript;
  4. C#;
  5. C++;
  6. NET;
  7. Kotlin;
  8. PHP;
  9. Swift;
  10. Go;
  11. Ruby.

1. Python


Desenvolvida pelo matemático Guido van Rossum, em 1991, a linguagem de programação Python é um projeto de código aberto amplamente utilizado. 

Reconhecida por sua sintaxe clara e concisa, também se destaca por sua legibilidade. Suas principais características incluem:

  • Ampla gama de bibliotecas e módulos: o Python oferece uma extensa coleção de bibliotecas e módulos que simplificam e aceleram o processo de desenvolvimento;
  • Portabilidade: por ser uma linguagem interpretada, o código Python pode ser executado em diferentes sistemas operacionais sem a necessidade de modificação. Isso confere alta portabilidade ao desenvolvimento;
  • Natureza dinâmica: essa é uma linguagem de programação dinâmica, o que significa que muitas tarefas são executadas em tempo de execução, em oposição ao tempo de compilação em outras linguagens.

Essas características tornam o Python uma boa escolha em uma variedade de campos de aplicação, especialmente em áreas como análise de dados, machine learning e inteligência artificial

Nesse sentido, na ciência de dados, as pessoas geralmente preferem o Python devido à sua natureza interpretada.

Ela permite aos cientistas executar o código e ver rapidamente os resultados, facilitando assim o processo de análise. 

Essa característica facilita a experimentação e a iteração rápida, contribuindo para a eficiência e a produtividade.

2. Java


Criado pela Sun Microsystems em 1995 e posteriormente adquirido pela Oracle, o Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas. 

Sua abordagem orientada a objetos simplifica o processo de programação, tornando-o mais eficiente e acessível para o aprendizado. Algumas de suas principais características incluem:

  • Independência de Plataforma e Distribuição: o Java pode ser executado em qualquer dispositivo e em várias máquinas diferentes em uma mesma rede;
  • Multi-Threaded: permite que programas executem diversas tarefas simultaneamente, facilitando o desenvolvimento de sistemas com alto desempenho e capacidade de resposta;
  • Natureza dinâmica: a capacidade do Java de carregar classes em tempo de execução elimina a necessidade de compilar o programa inteiro antes da execução, tornando-o mais flexível e ágil;
  • Segurança: projetado para ambientes de rede não confiáveis, o Java possui recursos de segurança robustos, como verificação de tipo em tempo de compilação e tempo de execução, gerenciamento automático de memória e um modelo de segurança que restringe o acesso a recursos do sistema.

Essas características fazem do Java uma escolha ideal para uma ampla variedade de produtos digitais, inclusive para o desenvolvimento de plataformas robustas e com gráficos complexos, como aplicativos móveis de música, imagens ou jogos. 

Além disso, sua segurança e capacidade de execução em ambientes de rede não confiáveis também o tornam bastante adequado para aplicações web, como sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERPs). 

3. JavaScript


Assim como o Java, a linguagem JavaScript é uma das principais tecnologias de desenvolvimento de software, criada em 1995 pela Netscape. 

Entretanto, enquanto os códigos em Java requerem compilação, os em JavaScript são totalmente baseados em texto, eliminando essa etapa e proporcionando uma programação mais ágil e dinâmica. Além disso:

  • Devido à sua versatilidade, é possível executar a linguagem JavaScript na maioria dos navegadores de internet. Isso permite a criação e manipulação de conteúdos que se atualizam dinamicamente, como validação de formulários e jogos no navegador;
  • Com integração direta com HTML e CSS, o JavaScript é considerado a melhor linguagem de programação para aprender desenvolvimento web front-end, facilitando a criação de interfaces de usuário interativas e responsivas;
  • Sua execução no navegador do cliente reduz a carga no servidor, o que melhora o desempenho e a escalabilidade da aplicação.

Essas características explicam por que 97% de todos os sites no mundo utilizam a linguagem de programação JavaScript para desenvolvimento client-side, responsável pela interface visível aos usuários. Ou seja, essa tecnologia é ideal para o desenvolvimento de sites. 

Além disso, o ecossistema em expansão do JavaScript permite sua aplicação no desenvolvimento de aplicativos mobile e sistemas back-end, por meio de diversas bibliotecas e frameworks disponíveis.

4. C#


Desenvolvido pela Microsoft em 2000 como parte da plataforma .NET, o C# é uma linguagem orientada a objetos que desfruta de ampla adoção em diversos setores. 

Útil especialmente no desenvolvimento de aplicativos para o ecossistema Windows, na criação de jogos utilizando Unity e em soluções corporativas. 

Atualmente, muitos consideram essa uma das melhores tecnologias de desenvolvimento de software, pois suas características a tornam uma linguagem de programação poderosa e versátil. Aqui estão algumas das principais:

  • Tipagem estática: o C# é uma linguagem fortemente tipada, o que significa que os tipos de dados são verificados durante a compilação, permitindo a identificação precoce de erros de programação;
  • Gerenciamento de memória automático: o C# gerencia de forma automática a alocação e liberação de memória, simplificando o processo de desenvolvimento e prevenindo vazamentos de memória;
  • Facilidade de leitura e escrita de código: reconhecido por sua sintaxe clara e legível, o C# facilita a compreensão e escrita de código, promovendo uma colaboração mais eficaz entre os programadores e simplificando a manutenção do produto.

Essas características são apenas uma amostra do que torna o C# uma das linguagens de programação mais populares e adotadas em todo o mundo. 

5. C++


O C++ é uma linguagem de programação que tem como propósito ser uma versão mais atualizada do C (daí o “++”, que, em programação, significa incremento). 

É um C com orientação a objetos, mais moderno e pronto para ser usado em aplicações mais complexas. 

Foi criada no Bell Labs, nos anos 80. Veja algumas das vantagens:

  • É versátil e um dos principais usos é no desenvolvimento de jogos. Mas também vale destacar a aplicação para outros tipos de software pesados, como software gráficos; 
  • Possui diferenciais como controle sobre o hardware, eficiência em desempenho, flexibilidade com diferentes paradigmas de programação (procedural, orientado a objetos, funcional) e uma grande biblioteca.

6. .NET


A Microsoft concebeu o .NET em 2002 com o intuito de revolucionar o cenário do desenvolvimento de software

Envolvendo-se principalmente no desenvolvimento web, essa tecnologia tem suas raízes fundamentadas nas linguagens de programação Java, C++ e Object Pascal. 

Sendo multiplataforma e de código aberto, o .NET oferece possibilidades para a criação de diversos tipos de aplicações. Suas principais características são:

  • Flexibilidade: o .NET oferece suporte para diversos idiomas, editores e bibliotecas, abrangendo desde aplicações desktop e web até dispositivos móveis, Internet das Coisas (IoT) e mais;
  • Runtime de alto desempenho: seu ambiente de tempo de execução é otimizado para oferecer alto desempenho e eficiência de código. Isso se traduz em uma aplicação mais rápida e eficaz de aplicativos, em comparação com outros ambientes de tempo de execução disponíveis;
  • Suporte Nativo no Visual Studio Code: possui integração nativa com uma variedade de ambientes de desenvolvimento, compatíveis com Windows e macOS, simplificando a criação, aprendizado e depuração de aplicativos .NET em múltiplas plataformas. Isso resulta em uma experiência de desenvolvimento melhor.

Em resumo, a linguagem .NET capacita o desenvolvimento de aplicativos altamente escaláveis, projetados para lidar com grandes volumes de dados. Geralmente, esses apps executam em diversos servidores e possuem picos de tráfego. 

Além disso, aplicativos baseados em nuvem também se beneficiam dessa tecnologia, já que operam em uma coleção de servidores remotos.

7. Kotlin


O Kotlin tem conquistado seguidores significativos na comunidade de desenvolvimento de software, embora não seja uma das linguagens mais populares.

Criado em 2011 pela JetBrains, ele tem sido considerado um possível substituto para o Java, visto que compartilha muitas características e oferece mais eficiência e segurança. Além disso:

  • O Kotlin é mais conciso do que o Java, o que significa que exige menos código para realizar as mesmas tarefas, com uma redução média de cerca de 40% na quantidade de código;
  • Essa linguagem possui uma interoperabilidade perfeita com o Java, o que significa que o código Kotlin pode ser facilmente integrado ao código Java existente e vice-versa;
  • O sistema de tipos do Kotlin é seguro e projetado para eliminar o risco de referências nulas, evitando classes inteiras de erros.

Essas características tornam o Kotlin uma escolha ideal para o desenvolvimento de aplicativos Android e para servidores web, que fornecem serviços como processamento de dados, execução de soluções e hospedagem de websites.

8. PHP


O PHP é uma das linguagens de programação mais tradicionais da nossa lista, mesmo tendo sido criada em 1995. É uma linguagem usada em programação web, especificamente na parte do back-end, na programação do lado do servidor.

Complementa o conhecido HTML no pacote de tecnologias web. É:

  • Usado em aplicações web: é a linguagem mais usada em sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), como WordPress. Sendo, então, a base de inúmeros sites da internet. Também é usado em e-commerce;
  • Fácil de integrar: um dos seus destaques é sua integração facilitada com o HTML e o JavaScript;
  • Grande comunidade e muitos frameworks: a comunidade PHP é gigantesca, apesar de ser uma linguagem antiga (muita gente tenta matar a linguagem, mas ela aparentemente nunca morre). E isso se reflete também nos frameworks diversos, que são obrigatórios para desenvolvedores que desejam conquistar boas vagas no mercado. 

9. Swift


O Swift é uma linguagem da Apple para trabalhar com os sistemas operacionais e com os dispositivos da marca. Surgiu em 2014. É a tecnologia do iOS, do macOS, do watchOS e do tvOS. Sua atribuição é ser mais moderna e robusta do que sua antecessora, a Objective-C.

Vale saber que, entre as linguagens de programação, o Swift é:

  • Usado amplamente em apps de Iphone: tais como LinkedIn e AirBnB, bem como jogos e outros;
  • Sintaxe limpa: tem uma sintaxe bem limpa, moderna, atraente, com facilidade de manutenção e suporte da Apple.

10. Go 


Go, uma das linguagens de programação mais populares atualmente, foi desenvolvida pelo Google. É simples e fácil de usar, focada em concorrência, ciência de dados e aplicações distribuídas de alta performance.

Em resumo, ressaltamos:

  • Aplicações em tecnologias poderosas atuais: tais como microsserviços, cloud computing e outras tecnologias avançadas de rede;
  • Exemplos de aplicações incluem: Docker, Kubernetes, Hugo e servidores de backend de empresas como Google, Uber e Dropbox.

11. Ruby 


Por fim, o Ruby é uma linguagem web, dinâmica, com orientação a objetos. Nasceu na década de 1990 e também serve para análise de dados. 

O framework Ruby On Rails é bem famoso e muito usado para desenvolvimento web. Foi um sucesso principalmente para startups, pois cria aplicações com rapidez.

  • Exemplos: Ruby on Rails, um popular framework de desenvolvimento web, Shopify, GitHub, Basecamp, Soundcloud e Hulu;
  • Vantagens: sintaxe expressiva e legível, vasta biblioteca padrão, grande comunidade de suporte e excelente para desenvolvimento rápido de aplicações.

Qual é a linguagem de programação mais difícil do mundo?


As mais difíceis tendem a ser as chamadas de baixo nível, as que não envolvem termos-chave em inglês e que demandam conhecimento de gestão de memória do dispositivo em que se programa, como Assembly, por exemplo. As linguagens funcionais também são ditas como mais difíceis, como é o caso da Haskell.

Entretanto, não existe uma linguagem que pode ser a “mais difícil do mundo”, pois isso é uma questão relativa. O que se pode afirmar é que as linguagens de alto nível e de sintaxe mais limpa (como Python e Swift) são mais fáceis, já que apresentam menos regras que engessam a programação.

Quais são as linguagens de programação mais usadas?


Segundo estudo do GitHub, atualmente, as linguagens mais usadas no mundo são:

  • Javascript;
  • Python;
  • Java;
  • Typescript;
  • C#.

Conclusão


Neste conteúdo, vimos quais são as principais linguagens de programação do mercado atualmente. 

É importante destacar que esse tema muda muito e que isso também reforça o poder de tecnologias como Java e PHP, que seguem firmes depois de tantos anos.

Se você tem interesse em desenvolvimento de soluções digitais com tecnologias modernas e robustas, entenda o nosso serviço de outsourcing

Perguntas frequentes


Veja, a seguir, as respostas para as principais perguntas sobre linguagens de programação!

Quais são as linguagens programação?

Existem inúmeras alternativas, as principais são Javascript, Python, Java, Typescript e C#.

O que é uma linguagem de programação?

Resumidamente, é um conjunto de instruções e regras que possibilita criar soluções de software, transformando ideias em produtos digitais.

Qual é a linguagem de programação mais difícil do mundo?

As mais difíceis tendem a ser as chamadas de baixo nível, as que não envolvem termos-chave em inglês e que demandam conhecimento de gestão de memória do dispositivo em que se programa, como Assembly. As chamadas linguagens funcionais também são mais difíceis, como a Haskell.

Por fim, veja também:

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Estrategista Digital, especialista em Marketing Digital e Branding. É graduada em Jornalismo (UCS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Growth Marketing, Search Engine Marketing, Inbound Marketing e Content Marketing.

Posts relacionados

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?