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Gestão de mudanças: conheça os principais métodos e exemplos

Por 19/07/2022 11/11/2024 7 minutos

Ter um planejamento estruturado para gestão de mudanças coloca a sua empresa em um bom grau de competitividade. Afinal, com a transformação digital acelerada em toda a sociedade, o gerenciamento de mudanças se tornou uma necessidade — e, paralelamente, um dos principais desafios organizacionais.

Como solucionar os potenciais obstáculos e impulsionar os benefícios desse trabalho, então? 

Ao longo deste artigo, exploraremos como a gestão de mudanças impacta diretamente o sucesso de iniciativas voltadas para times de tecnologia e apresentaremos diferentes frameworks, com destaque para o Lean Change Management (LCM). Confira!

Gestão de mudanças: entenda o conceito


A gestão de mudanças é o processo de garantir que as transformações dentro de uma organização sejam realizadas de forma estruturada, com mínimo impacto negativo e máximo aproveitamento das oportunidades. 

Nesse sentido, aqui estão algumas situações em que esse trabalho estratégico é bem relevante:

  • Quando uma empresa adota um novo software ou plataforma, entre outras tecnologias;
  • Diante da necessidade de reorganização dos fluxos de trabalho ou da introdução de metodologias ágeis;
  • Para implementar a adaptação ao novo ambiente digital, especialmente em indústrias que enfrentam disrupções;
  • Para o alinhamento de culturas e processos entre empresas que se unem em fusões e aquisições; etc.

As dimensões universais da mudança


Jason Little, no livro Lean Change Management: Innovative Practices for Managing Organizational Change, apresenta cinco dimensões universais que auxiliam as organizações a navegarem pelas mudanças de maneira eficaz. 

Capa do Livro Lean Change Management, de Jason Little

Essas dimensões são aplicáveis em diversos contextos e setores, especialmente no ambiente ágil e tecnológico. Mas, antes de explorá-las, é importante entender que cada mudança deve ser abordada com flexibilidade, respeitando a singularidade do contexto organizacional.

Conheça as 5 dimensões universais da mudança apresentadas no livro:

1. Causa e propósito


Para uma mudança ser bem-sucedida, todos precisam entender e compartilhar o propósito por trás dela. Afinal, quando os objetivos são claros, a colaboração é facilitada.

2. Diálogo significativo


Comunicação aberta é essencial em momentos de mudança. Sendo assim, crie um ambiente que promova conversas transparentes, para garantir que todos os envolvidos se sintam ouvidos.

3. Resposta à mudança


A resistência é natural, mas precisa ser gerenciada com sensibilidade. Ou seja, ouvir preocupações e envolver as pessoas colaboradoras desde o início ajuda a superar barreiras.

4. Cocriação


Incluir todos no processo de mudança gera maior aceitação. A cocriação de soluções garante que os participantes se sintam parte do resultado final.

5. Experimentação


Em vez de seguir um plano rígido, adote uma mentalidade de experimentação, testando diferentes abordagens e ajustando conforme os resultados.

Gestão de mudanças: como fazer na prática?


A gestão de mudanças organizacionais auxilia as empresas a se adaptar a novos cenários para, assim, permanecerem competitivas.

Mas como implementar mudanças efetivamente, na prática? 

Existem vários modelos de gestão de mudanças que ajudam a estruturar e guiar o processo, dependendo do contexto e das necessidades da organização. Conheça um dos mais importantes:

Lean Change Management


Lean Change Management é uma abordagem focada em tornar o processo de mudança mais colaborativo.

Criado por Jason Little, ele se baseia nos princípios Lean e Ágeis, que valorizam ciclos curtos de feedback e a experimentação contínua. 

E, ao contrário de modelos tradicionais, onde as mudanças são pré-planejadas e executadas linearmente, o Lean Change Management adapta-se às incertezas e ao dinamismo das organizações modernas.

Essa abordagem é eficaz, por exemplo, em ambientes complexos e dinâmicos, como o de TI e desenvolvimento de software — áreas em que as mudanças são constantes e rápidas.

Nessa época, em 2011, surgiu a abordagem Lean Startup, criada por Eric Ries, que transformou a forma como produtos digitais são desenvolvidos. Influenciado por esse livro, Little começou a indagar se seria viável aplicar o mesmo conceito para repensar a validação do processo de mudança. Com o intuito de facilitar essa adaptação e interação, em 2014, desenvolveu a abordagem Lean Change Management.

Dado o desejo comum de promover mudanças que nem todos estão prontos para aceitar, era crucial que o modelo fosse flexível o suficiente para se adaptar a uma variedade de contextos, reconhecendo a singularidade de cada mudança.

Para auxiliar na definição da visão estratégica, a abordagem propõe o uso do Strategic Change Canvas. Esse recurso permite indicar a importância da mudança que deve ser feita, além de métricas de sucesso e progresso – e, claro, os impactos que a alteração irá causar nas pessoas, departamentos e processos:

Lean Change Management Canvas
Strategic Change Canvas. Fonte: https://leanchange.org/

Lean Change Management vs. gestão de mudanças tradicional


A principal diferença entre essas abordagens é que, enquanto a gestão tradicional busca controlar todos os aspectos de uma mudança, o Lean Change Management abraça a incerteza e a experimentação

Karina Hartmann, Head of Innovation da SoftDesign, destaca que, ao aplicar o Lean Change Management, as mudanças se tornam mais realistas, proporcionando resultados mais duradouros.

“Nosso serviço de Consultoria é inspirado pelo LCM. Nele, adotamos uma abordagem iterativa por meio de ciclos de experimentação, aprendizado e evolução. Isso nos permite evitar projetos gigantescos e mostrar resultados rapidamente (Quick Wins), já que cada ciclo contribui para uma pequena mudança”, destaca Karina.

Mudar é nossa única certeza!


Quando pensamos que o processo de mudança tem um ponto de partida e de chegada, muitas vezes negligenciamos o potencial transformador da jornada em si, mesmo que isso signifique não atingir um resultado pré-determinado.

Por outro lado, reconhecemos que o medo de falhar também é um desafio importante a ser enfrentado.

Se a sua equipe se sente perdida em um ambiente repleto de caos e incertezas, que resultam da necessidade de inovar em aplicativos, plataformas e sistemas, conte com o apoio do nosso time multidisciplinar. 

Juntos, exploramos ideias e experimentamos de maneira segura e eficaz, utilizando o Lean Change Management e os Métodos Ágeis para criar produtos digitais de impacto.

Quer entender como isso vai funcionar na prática e dentro das particularidades da sua empresa? Converse com um de nossos especialistas!

Perguntas frequentes


Veja as respostas para as principais perguntas sobre a gestão de mudanças!

O que é o processo de gestão de mudanças?

Inclui o planejamento e implementação de alterações com o mínimo de interrupção, utilizando métodos estruturados para garantir a adesão do time e a maximização dos benefícios das mudanças.

Quais são os pilares da gestão de mudanças?

Os pilares são: comunicação, engajamento, treinamento e suporte.

Como fazer um plano de gerenciamento de mudanças?

Inclua: análise de impactos, estratégias de comunicação, treinamento e suporte, garantindo o engajamento das partes envolvidas.

Por fim, veja também:

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Content Marketing Analyst na SoftDesign. Jornalista (UCPEL) com MBA em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (Universidade Nova de Lisboa). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

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