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Ter um planejamento estruturado para gestão de mudanças coloca a sua empresa em um bom grau de competitividade. Afinal, com a transformação digital acelerada em toda a sociedade, o gerenciamento de mudanças se tornou uma necessidade — e, paralelamente, um dos principais desafios organizacionais.
Como solucionar os potenciais obstáculos e impulsionar os benefícios desse trabalho, então?
Ao longo deste artigo, exploraremos como a gestão de mudanças impacta diretamente o sucesso de iniciativas voltadas para times de tecnologia e apresentaremos diferentes frameworks, com destaque para o Lean Change Management (LCM). Confira!
A gestão de mudanças é o processo de garantir que as transformações dentro de uma organização sejam realizadas de forma estruturada, com mínimo impacto negativo e máximo aproveitamento das oportunidades.
Nesse sentido, aqui estão algumas situações em que esse trabalho estratégico é bem relevante:
Jason Little, no livro Lean Change Management: Innovative Practices for Managing Organizational Change, apresenta cinco dimensões universais que auxiliam as organizações a navegarem pelas mudanças de maneira eficaz.
Essas dimensões são aplicáveis em diversos contextos e setores, especialmente no ambiente ágil e tecnológico. Mas, antes de explorá-las, é importante entender que cada mudança deve ser abordada com flexibilidade, respeitando a singularidade do contexto organizacional.
Conheça as 5 dimensões universais da mudança apresentadas no livro:
Para uma mudança ser bem-sucedida, todos precisam entender e compartilhar o propósito por trás dela. Afinal, quando os objetivos são claros, a colaboração é facilitada.
Comunicação aberta é essencial em momentos de mudança. Sendo assim, crie um ambiente que promova conversas transparentes, para garantir que todos os envolvidos se sintam ouvidos.
A resistência é natural, mas precisa ser gerenciada com sensibilidade. Ou seja, ouvir preocupações e envolver as pessoas colaboradoras desde o início ajuda a superar barreiras.
Incluir todos no processo de mudança gera maior aceitação. A cocriação de soluções garante que os participantes se sintam parte do resultado final.
Em vez de seguir um plano rígido, adote uma mentalidade de experimentação, testando diferentes abordagens e ajustando conforme os resultados.
A gestão de mudanças organizacionais auxilia as empresas a se adaptar a novos cenários para, assim, permanecerem competitivas.
Mas como implementar mudanças efetivamente, na prática?
Existem vários modelos de gestão de mudanças que ajudam a estruturar e guiar o processo, dependendo do contexto e das necessidades da organização. Conheça um dos mais importantes:
Lean Change Management é uma abordagem focada em tornar o processo de mudança mais colaborativo.
Criado por Jason Little, ele se baseia nos princípios Lean e Ágeis, que valorizam ciclos curtos de feedback e a experimentação contínua.
E, ao contrário de modelos tradicionais, onde as mudanças são pré-planejadas e executadas linearmente, o Lean Change Management adapta-se às incertezas e ao dinamismo das organizações modernas.
Essa abordagem é eficaz, por exemplo, em ambientes complexos e dinâmicos, como o de TI e desenvolvimento de software — áreas em que as mudanças são constantes e rápidas.
Nessa época, em 2011, surgiu a abordagem Lean Startup, criada por Eric Ries, que transformou a forma como produtos digitais são desenvolvidos. Influenciado por esse livro, Little começou a indagar se seria viável aplicar o mesmo conceito para repensar a validação do processo de mudança. Com o intuito de facilitar essa adaptação e interação, em 2014, desenvolveu a abordagem Lean Change Management.
Dado o desejo comum de promover mudanças que nem todos estão prontos para aceitar, era crucial que o modelo fosse flexível o suficiente para se adaptar a uma variedade de contextos, reconhecendo a singularidade de cada mudança.
Para auxiliar na definição da visão estratégica, a abordagem propõe o uso do Strategic Change Canvas. Esse recurso permite indicar a importância da mudança que deve ser feita, além de métricas de sucesso e progresso – e, claro, os impactos que a alteração irá causar nas pessoas, departamentos e processos:
A principal diferença entre essas abordagens é que, enquanto a gestão tradicional busca controlar todos os aspectos de uma mudança, o Lean Change Management abraça a incerteza e a experimentação.
Karina Hartmann, Head of Innovation da SoftDesign, destaca que, ao aplicar o Lean Change Management, as mudanças se tornam mais realistas, proporcionando resultados mais duradouros.
“Nosso serviço de Consultoria é inspirado pelo LCM. Nele, adotamos uma abordagem iterativa por meio de ciclos de experimentação, aprendizado e evolução. Isso nos permite evitar projetos gigantescos e mostrar resultados rapidamente (Quick Wins), já que cada ciclo contribui para uma pequena mudança”, destaca Karina.
Quando pensamos que o processo de mudança tem um ponto de partida e de chegada, muitas vezes negligenciamos o potencial transformador da jornada em si, mesmo que isso signifique não atingir um resultado pré-determinado.
Por outro lado, reconhecemos que o medo de falhar também é um desafio importante a ser enfrentado.
Se a sua equipe se sente perdida em um ambiente repleto de caos e incertezas, que resultam da necessidade de inovar em aplicativos, plataformas e sistemas, conte com o apoio do nosso time multidisciplinar.
Juntos, exploramos ideias e experimentamos de maneira segura e eficaz, utilizando o Lean Change Management e os Métodos Ágeis para criar produtos digitais de impacto.
Quer entender como isso vai funcionar na prática e dentro das particularidades da sua empresa? Converse com um de nossos especialistas!
Veja as respostas para as principais perguntas sobre a gestão de mudanças!
Inclui o planejamento e implementação de alterações com o mínimo de interrupção, utilizando métodos estruturados para garantir a adesão do time e a maximização dos benefícios das mudanças.
Os pilares são: comunicação, engajamento, treinamento e suporte.
Inclua: análise de impactos, estratégias de comunicação, treinamento e suporte, garantindo o engajamento das partes envolvidas.
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