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Ideação para produtos digitais: conheça as principais metodologias e aplicações

Por 11/10/2024 21/10/2024 8 minutos

Executar a fase de ideação corretamente é um diferencial e tanto para criação de produtos digitais inovadores, sabia? E tudo porque é nessa etapa que se concentra o processo criativo de gerar, refinar e selecionar ideias que podem se transformar em soluções que atendem às demandas dos usuários.

Especialmente nos dias atuais, em que as mudanças na tecnologia e nas necessidades dos consumidores acontecem com tanta rapidez, a ideação ajuda o seu negócio a promover inovações que impulsionam o crescimento e a transformação digital. 

Agora, você pode estar pensando: “como se caracteriza e como fazer a fase da ideação do jeito certo?”. Neste artigo, você descobrirá tudo sobre o assunto — inclusive, quais metodologias aplicar para otimizar a criação de novos produtos digitais. Boa leitura!

O que é a fase de ideação?


A fase de ideação é o ponto de partida no processo de inovação. Isso porque é nela que as ideias são geradas para resolver problemas ou identificar novas oportunidades.

Se pensarmos nessa etapa em um contexto de desenvolvimento de produtos digitais, a ideação tem a função de criar soluções viáveis que poderão ser transformadas em produtos reais

É assim, por exemplo, que startups planejam o lançamento de produtos, mas também serve para empresas estabelecidas que buscam inovação em seus portfólios. 

Com a ideação, equipes de qualquer empresa podem explorar múltiplas possibilidades antes de definir uma direção concreta. Afinal, o resultado dessa fase vai definir o rumo do projeto e a qualidade das soluções que serão desenvolvidas.

Como se caracteriza a fase de ideação?


A fase de ideação consiste em uma sequência de etapas interconectadas. Tudo começa com a geração de ideias, em que os participantes contribuem com suas percepções e bagagem prévia de experiências. 

Em seguida, ocorre a seleção de ideias, em que se escolhe as propostas mais promissoras com base em critérios como:

  1. Viabilidade técnica;
  2. Alinhamento com a estratégia de produto;
  3. Relevância para os usuários.

Esse ciclo dinâmico é compatível com o desenvolvimento ágil, em que a flexibilidade é considerada para adaptar o produto conforme o feedback do mercado.

Diferenças entre ideação e concepção


Embora a ideação e a concepção estejam conectadas, vale entender o que as diferencia. A ideação é apenas uma parte do processo mais amplo de concepção — que, por sua vez, contempla a geração de ideias e também a estruturação delas em um plano de ação estratégico.

Assim, a concepção vai além da geração de conceitos criativos: ela transforma essas ideias em um roadmap de produto digital detalhado, que vai servir de orientação até o lançamento da solução em questão.

A SoftDesign, por exemplo, oferece um serviço completo de concepção que abrange desde a ideação até a implementação prática. Isso garante que cada produto seja pensado de forma estratégica e sustentável.

Ferramentas e técnicas de ideação


O brainstorming é uma das técnicas mais populares. Ele consiste na geração rápida de ideias em grupo, sem críticas iniciais, o que promove a criatividade e permite o surgimento de soluções inovadoras. 

Além disso, ferramentas como a cocriação, que envolve a participação de múltiplos stakeholders, como clientes e colaboradores, permitem uma visão mais rica e diversa durante a ideação

E já pensou na possibilidade de realizar workshops de ideação? Neles, as equipes dedicam tempo a pensar criativamente sobre desafios específicos. Logo, essa é também uma excelente forma de canalizar a criatividade para problemas concretos. 

Outra dica: o uso de ferramentas digitais, como softwares de colaboração online e mapeamento mental, como Miro, pode ajudar a estruturar as dinâmicas e organizar as ideias geradas.

Conexão com metodologias de inovação


A ideação está conectada a diversas metodologias de inovação, como é o caso do Design Thinking, que tem como foco a solução criativa de problemas, de maneira centrada no usuário. 

No Design Thinking, é possível explorar o maior número possível de soluções antes de escolher a mais promissora. Algo muito útil, por exemplo, para resolver problemas complexos, já que incentiva a experimentação e a iteração contínua. 

Além do Design Thinking, outras metodologias de inovação, como o Lean Startup, dependem da ideação para gerar rapidamente hipóteses para testar e validar com o público-alvo e, com isso, acelerar o ciclo de inovação.

Aplicação da ideação em produtos digitais


Com a ideação, os times de desenvolvimento podem pensar livremente “fora da caixa” para criar soluções que atendam às necessidades atuais dos usuários, mas que também antecipem tendências.

Um excelente exemplo disso é o case da SoftDesign, que ajudou a modernizar o sistema da empresa Rota, resultando em um grande aumento no seu faturamento.

Isso aconteceu a partir de muita discussão de ideias, mas decidimos por implementar uma nova arquitetura baseada em microsserviços para garantir escalabilidade ao sistema da empresa.

Além disso, a migração para a cloud da AWS trouxe robustez e disponibilidade para os usuários. Com essas melhorias, a Rota abriu novas fontes de receita — algo que só foi possível por meio da ideação.

Estratégias para validar e prototipar ideias


O uso de um MVP (Produto Mínimo Viável) é uma das formas mais eficazes de testar uma ideia rapidamente, sem a necessidade de investir muitos recursos. 

Com um MVP, as equipes podem obter feedback real de usuários e ajustar a solução conforme necessário antes de um lançamento completo. 

Além disso, a validação de ideias é importante para garantir que as soluções propostas estejam alinhadas com as expectativas dos usuários e com as tendências de mercado.

Planejamento e escalonamento de produtos digitais


Após a validação das ideias, organize-as em uma sequência lógica estratégica, que orientará o desenvolvimento do produto ao longo do tempo. Esse roadmap, como já adiantamos, garante a execução das ideias e, sobretudo, a conformidade delas com os objetivo de negócio.

E vale destacar: sem uma fase de ideação bem executada, é difícil planejar o crescimento sustentável de um produto digital e garantir que ele começará do jeito certo, de acordo com as necessidades do mercado e os recursos disponíveis para o seu desenvolvimento e manutenção.

A ideação no contexto de transformação digital


É importante reforçar que, por meio de uma fase de ideação planejada, a sua empresa ganha a capacidade de inovar continuamente a partir da criação de soluções que acompanhem as mudanças tecnológicas e sejam, paralelamente, práticas para responder — de maneira proativa — às novas demandas.

Sem uma fase de ideação bem conduzida, ou seja, que use as melhores práticas e ferramentas, é comum que as empresas se deparem com a falta de direção clara para a inovação, o desperdício de recursos em soluções e a dificuldade de se adaptar

Ao usar a ideação como recurso essencial do processo de transformação digital, as empresas têm a oportunidade de criar um portfólio de soluções flexíveis e escaláveis, sempre focadas em contribuir para os objetivos de negócio. 

Dessa forma, podemos dizer com tranquilidade: a ideação é indispensável para a transformação digital.

Conclusão


A fase de ideação é um dos pilares da inovação e do desenvolvimento de produtos digitais. Ela permite que empresas gerem ideias, validem as soluções rapidamente e planejem seu crescimento de forma sustentável. 

Ao incorporar práticas de ideação em seus processos, as organizações podem garantir que estão sempre na vanguarda da inovação por meio do desenvolvimento de produtos realmente úteis para o mercado. 

Se você busca transformar suas ideias em produtos digitais de sucesso, a SoftDesign pode ser sua parceira na concepção e implementação dessas inovações. Para conversar com nossos especialistas, preencha o formulário abaixo!

Perguntas frequentes


Veja, a seguir, as respostas para as principais perguntas sobre a etapa de ideação.

O que é a fase de ideação?

A fase de ideação é o momento em que geramos ideias criativas e inovadoras para resolver problemas específicos. Essa etapa geralmente acontece em workshops ou sessões de brainstorming, onde exploramos possibilidades antes de desenvolver.

Como a ideação se aplica na transformação digital?

Na transformação digital, a fase de ideação é usada para criar soluções inovadoras que digitalizem processos, otimizem operações e melhorem a experiência do usuário, identificando novas tecnologias e abordagens para implementar mudanças.

Quais ferramentas podem ser usadas na ideação?

Ferramentas como o Miro são amplamente utilizadas na fase de ideação, pois permitem a colaboração visual, o brainstorming e a organização de ideias. Além disso, a criação de mapas mentais ajudam a estimular a geração criativa de soluções.

Por fim, veja também:

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Pâmela Seyffert

Content Marketing Analyst na SoftDesign. Jornalista (UCPEL) com MBA em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (Universidade Nova de Lisboa). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

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