No terceiro artigo da série sobre o time de produto digital, iremos abordar o papel do Designer. Nosso objetivo é explicar por que é importante ter uma pessoa focada em design, e qual é o impacto desse trabalho no resultado do time. Para isso, reunimos as principais dúvidas que recebemos sobre o assunto e formulamos respostas com os nossos especialistas.
O primeiro artigo desta série explorou os perfis, papéis e conhecimentos necessários a um time de produto. Já o segundo, mergulhou no universo do Product Owner (PO) para compreender a sua atuação na jornada de desenvolvimento. Para finalizar a série, iremos abordar no próximo artigo o papel das pessoas Desenvolvedoras e Testers.
Há uma década, era raro ver designers trabalhando com os times de Tecnologia na construção de softwares. Então, o que será que aconteceu de lá para cá, que fez com que o papel do Designer se tornasse tão fundamental?
A verdade é que a realidade no universo de TI mudou muito na última década. Algumas dessas mudanças são:
Essas mudanças tornaram os usuários mais exigentes: hoje eles esperam uma experiência melhor. As pessoas querem respostas rápidas, facilidade no acesso às informações, processos descomplicados, consistência entre os vários canais de uma marca, e uma proposta de valor clara e inspiracional.
No passado, em um mercado com poucas soluções, o Design focado em UX (User Experience) surgiu como um diferencial, no qual marcas muito inovadoras se apoiaram para buscar crescimento. Hoje, em um mercado repleto de produtos e clientes exigentes, ele tornou-se essencial para o sucesso do produto.
Na verdade, Design é muito mais do que isso. Desde que a disciplina começou a se desenvolver no chamado Design Moderno, a partir do período da escola Bauhaus, existe a definição de que o design deve se preocupar com duas questões indissociáveis: forma e função.
Dentro do conceito de forma, há sim o componente estético, onde a beleza faz parte das preocupações. Porém, o design também tem preocupação com a função:
Ou seja, Design não é sobre embelezar um produto, mas sobre planejá-lo para que ele seja agradável tanto esteticamente quanto funcionalmente. Para Mira Hennemann, UX/UI Designer na SoftDesign, “o design é compreendido como uma ferramenta projetual que potencializa o desenvolvimento individual e social, a partir da identificação e solução de problemas. Do mesmo modo que emancipa os usuários, a partir da utilização desses produtos digitais no dia a dia”.
Essa é uma dúvida muito importante, que nos leva a esclarecer as diferentes áreas do Design. A disciplina é muito ampla, e inclui desde o design de produtos industriais até a criação de posts para o Instagram, por exemplo. Por isso, é comum não saber o que precisamos exatamente.
Dentro de um produto digital, as subáreas do Design que mais importam são:
Vale observar que essas áreas não são estanques, elas interagem e influenciam umas às outras. Por exemplo, a UI é uma parte da UX, e a UX não é definida sem Research. A separação serve mais para fins didáticos, para ajudar a organizar todos os tópicos de interesse.
Além dessas, ainda existem outras áreas do Design que podem ser importantes para um produto digital, mas que não fazem parte do time de produto. Por exemplo:
O resultado esperado do trabalho de Design é melhorar os seguintes fatores do produto:
Essa é uma pergunta que já recebemos algumas vezes. Por que a pessoa Designer precisa fazer parte do time? Por que não pode atuar apenas no início, “criar a UX”, e depois o time de produto segue as definições durante todo o desenvolvimento?
Bom, na verdade, o design não “cria” uma UX. O que a pessoa Designer faz inicialmente é propor uma solução que acredita que é adequada. Mas, experiência é o que o usuário realmente vivência ao usar o produto. Às vezes a experiência do usuário acaba não sendo como se imaginou a princípio.
Nesse momento, entra em jogo a natureza iterativa do desenvolvimento de produtos: uma primeira versão é colocada em uso ou testada com um grupo pequeno de usuários, o feedback é coletado e o produto é ajustado para melhorar a experiência.
Por isso, a pessoa Designer tem uma atuação contínua, iterando e continuamente evoluindo a proposição de experiência do usuário, além de criar a UI de novas funcionalidades. De acordo com Pricila Sales, UX Designer na SoftDesign, dentre os princípios e práticas de um designer temos a atuação estratégica, que vai muito além da etapa inicial de definição. “Buscamos continuamente a identificação de oportunidades, assim como promover a construção de produtos que permitam uma boa experiência ao consumidor e que proporcionem destaque, gerando valor para o negócio”, ressalta.
A pessoa de Design tem um trabalho muito próximo da pessoa de Product Management. Essa dupla atua em conjunto o tempo todo em atividades como:
Cada solução planejada precisa então ser detalhada, o que é um trabalho um pouco mais solitário, no qual a pessoa de Design vai estruturar:
Além disso, Designers possuem uma atuação próxima ao time durante a sprint de desenvolvimento, participando ativamente no dia a dia para tirar dúvidas e, principalmente, para conciliar o Design proposto com as restrições e possibilidades da tecnologia.
Para encerrar, a última dúvida que iremos responder é sobre a quantidade e especialidade dos Designers que devem formar seu time de produto. Em um produto em fase inicial, quando apenas um time está trabalhando, e você tem até cinco engenheiros envolvidos, uma pessoa de design provavelmente é capaz de atender a demanda. Esse número é uma proporção aceita no mercado, segundo a pesquisa do NN Group. Além disso, nessa fase a pessoa de Design provavelmente será generalista, acumulando tarefas de UI, UX e Research.
Porém, conforme o produto evolui, o time cresce e a complexidade aumenta. Sendo assim, é normal não só aumentar o número de designers, mas também começar a trabalhar com pessoas especializadas em cada área.
Em nosso processo de trabalho, designers participam da Concepção de novos produtos e durante todo o ciclo de vida do Desenvolvimento, executando atividades focadas em UX, UI e Research. Na SoftDesign, a nossa maior missão é entregar produtos que serão usados, amados e que geram valor, e para isso o trabalho de design é essencial.
Se você precisa de ajuda para criar produtos úteis e desejados, propor experiências de uso e desenvolver produtos de sucesso, entre em contato conosco. Juntos, iremos conectar tecnologia, design e estratégia!
Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.
26 de setembro de 2024
16 de agosto de 2024