PT | EN

Por que sua empresa deve desenvolver um SaaS? 

Por 27/02/2024 26/04/2024 5 minutos
Leia neste post: 

O Software as a Service é uma oportunidade de investimento atrativa para empresas que desejam expandir negócios e promover inovação efetiva. Navegue no conteúdo pelos links: 

Como um profissional experiente no campo da tecnologia, certamente você já está familiarizado com o conceito de Software as a Service. Disponibilizado por meio da internet, o SaaS é um modelo de distribuição de soluções digitais hospedadas em nuvem, que nos permite utilizar funcionalidades de um software como se ele fosse um serviço. Uma excelente opção de investimento para empresas que buscam escalar os negócios e inovar de forma efetiva. 

Embora a sua definição possa parecer complexa, a realidade é que estamos constantemente cercados por essas inovações em nosso cotidiano. Salesforce, Google, Adobe, Zoom e HubSpot são apenas alguns exemplos dos muitos serviços SaaS que utilizamos regularmente. No entanto, este universo é vasto e diversificado, abrindo espaço para uma infinidade de empresas que querem desenvolver e oferecer soluções baseadas nesse modelo. Quer descobrir mais sobre essas oportunidades? Continue a leitura deste artigo. 

Desvendando o Software as a Service

Indicado para médias e grandes empresas, o desenvolvimento SaaS representa uma escolha altamente vantajosa para quem deseja oferecer serviços digitais de maneira escalável. Isso é possível graças à sua acessibilidade; como são acessados por meio de navegadores web ou aplicativos personalizados, os usuários não precisam de uma infraestrutura de TI robusta. 

Ou seja, no lugar de adquirir uma licença de software tradicional – o que demanda a instalação de programas que muitas vezes comprometem memória, processamento e bateria – clientes de SaaS apenas devem pagar por uma assinatura mensal ou anual de determinado serviço. Isso significa que, com o suporte da Cloud Computing, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, poderá acessar os serviços de sua empresa por meio de computadores e smartphones. 

Essa é uma das vantagens de desenvolver Software as a Service. Além da flexibilidade de acesso, essas soluções digitais também permitem escalabilidade – fator essencial para empresas que buscam vantagem competitiva e capacidade de expandir negócios de forma rápida e eficiente. Outro destaque importante que facilita a comercialização desse tipo de serviço é a facilidade de manutenção e atualização para o usuário, já que esses processos são automáticos e de responsabilidade do provedor. 

Se as vantagens mencionadas acima já geram um elevado grau de satisfação, imagine um cenário ainda mais promissor ao considerar os potenciais novos negócios e fontes de receita que sua empresa poderia alcançar ao investir no desenvolvimento de uma solução SaaS personalizada. Pois saiba que isso é realizável e viável. 

SaaS: a chave para impulsionar a eficiência e a inovação em sua empresa

Serviços baseados em nuvem atendem a diferentes necessidades e demandas. Além disso, podem ser desenvolvidos para os mais variados setores e negócios. Entre os tipos de empresas que mais se beneficiam ao investir em SaaS estão: 

  • Tecnologia: essas empresas podem diversificar sua gama de negócios ao ofertar serviços baseados em Cloud Computing. Essa também pode ser uma forma de impulsionar a adoção de produtos digitais já existentes.  
  • Software: negócios de desenvolvimento de software podem utilizar o SaaS para desenvolver soluções disponíveis na nuvem. Assim, a necessidade de instalar e atualizar programas localmente é eliminada, o que simplifica a vida de usuários.
  • Setor Financeiro: bancos, seguradoras e fintechs podem investir em SaaS para ampliar sua oferta de serviços de gestão financeira, qualificando a experiência do atendimento online e simplificando transações de dinheiro e operações de compra e venda de moedas, por exemplo.   
  • Área da Saúde: essas empresas podem criar Software as a Service para comercializar soluções de gestão médica para hospitais e clínicas. Agendamento de consultas online, gerenciamento de documentos e exames remoto são algumas opções. 

Percebe-se que são muitas as empresas que podem desenvolver e oferecer serviços baseados em SaaS. Além disso, de acordo com dados da Gartner, “até 2027, as organizações irão utilizar plataformas do setor na nuvem para acelerar mais de 50% de suas iniciativas de negócios”. Ou seja, essa é a hora perfeita para começar a desenvolver um Software as a Service personalizado, de acordo com suas necessidades e demandas. 

Como impulsionamos negócios com o desenvolvimento SaaS 

O SaaS acelera ofertas de serviços, aumentando o ritmo de entregas e ativando a conectividade. Na SoftDesign, acreditamos que uma das principais vantagens do Software as a Service é justamente a escalabilidade, por isso, nossos arquitetos sempre optam por tecnologias escaláveis e de alta aderência no mercado como React, React Native e Node.js.  

Entretanto, sabemos que o desenvolvimento vai muito além do software. Por isso, trabalhamos também com um processo de priorização alinhado com objetivos e necessidades do seu negócio. Assista ao vídeo abaixo e conheça o jeito soft de desenvolver produtos digitais:

Se você tem uma ideia e quer desenvolver um SaaS sob medida, entre em contato conosco. Somos uma empresa global de desenvolvimento de software. Há mais de 26 anos, desenvolvemos aplicativos, plataformas e sistemas escaláveis que entregam resultados, sempre com foco em geração de valor e inovação efetiva. Juntos, podemos criar produtos digitais de impacto. 

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Posts relacionados

3 de abril de 2024

Como produtos financeiros transformam a experiência do usuário

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

1 de abril de 2024

TDC Summit Inteligência Artificial: insights da edição 2024  

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

26 de março de 2024

Cultura data-driven: alavancando produtos com análise de dados

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?