Como pessoa usuária de tecnologia, com certeza você já ouviu falar em Software as a Service (em português, Software como Serviço). Disponibilizado por meio da internet, o SaaS é um modelo de distribuição de soluções digitais hospedadas em nuvem, que nos permite utilizar funcionalidades de um software como se ele fosse um serviço.
Sua definição pode parecer um pouco confusa, mas na prática somos impactados por essas soluções diariamente. Dropbox, Google Drive, Adobe, Zoom e Netflix são alguns exemplos que fazem parte da nossa rotina. Entretanto, diversas outras empresas também podem desenvolver e oferecer serviços baseados em SaaS. Quais? Leia o artigo para descobrir!
Desvendando o Software as a Service
Indicado para startups, scale-ups e corporates, o modelo SaaS é uma excelente opção para empresas que almejam fornecer serviços digitais de forma escalável. Como os usuários podem acessar o Software as a Service por meio de um navegador web ou de aplicativos específicos, eles inclusive não precisam ter uma infraestrutura robusta de TI.
Ou seja, no lugar de adquirir uma licença de software tradicional – o que demanda a instalação de programas que muitas vezes comprometem memória, processamento e bateria – clientes de SaaS apenas devem pagar por uma assinatura mensal ou anual de determinado serviço. Isso significa que, com o suporte da Cloud Computing, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, poderá acessar seus serviços por meio de computadores e smarthphones.
Essa é uma das vantagens de desenvolver Software as a Service. Além da flexibilidade de acesso, essas soluções digitais também permitem escalabilidade – fator essencial para empresas que buscam vantagem competitiva e capacidade de expandir negócios de forma rápida e eficiente. Outro destaque importante que facilita a comercialização desse tipo de serviço é a facilidade de manutenção e atualização, já que esses processos são automáticos e de responsabilidade do provedor.
Se com essas vantagens você já está se sentindo nas nuvens, imagine com os novos negócios e fontes de receita que sua empresa terá ao investir no desenvolvimento de um SaaS feito sob medida. Pois saiba que isso é algo completamente possível e viável.
SaaS na Prática
Serviços baseados em nuvem atendem diferentes necessidades e demandas. Além disso, podem ser desenvolvidos para os mais variados setores e negócios. Entre os tipos de empresas que mais podem se beneficiar ao investir em SaaS estão:
- Tecnologia: essas empresas podem diversificar sua gama de negócios ao ofertar serviços baseados em Cloud Computing. Essa também pode ser uma forma de impulsionar a adoção de produtos já existentes.
- Software: negócios de desenvolvimento de software podem utilizar o SaaS para desenvolver soluções digitais disponíveis na nuvem. Assim, a necessidade de instalar e atualizar programas localmente é eliminada, o que simplifica a vida de usuários.
- Área da Saúde: essas empresas podem criar Software as a Service para comercializar soluções de gestão médica para hospitais e clínicas. Agendamento de consultas online, gerenciamento de documentos e exames remoto são algumas opções.
- Setor Financeiro: fintechs, bancos e seguradoras podem investir em SaaS para ampliar sua oferta de serviços de gestão financeira, qualificando a experiência do atendimento online e simplificando transações de dinheiro e operações de compra e venda de moedas, por exemplo.
- Serviços Empresariais: empresas de consultoria, marketing e recursos humanos podem trabalhar amplamente com o Software as a Service. Afinal, ele aumenta a eficiência de processos administrativos ao democratizar e facilitar o acesso aos serviços. Lembre-se: clientes conectados são clientes mais satisfeitos.
Percebe-se que são muitas as empresas que podem desenvolver e oferecer serviços baseados em SaaS. De acordo com dados da Gartner, “até 2027, as organizações irão utilizar plataformas do setor na nuvem para acelerar mais de 50% de suas iniciativas de negócios, sendo que em 2021, esse número representava menos de 10%”. Logo, essa é hora perfeita para começar a desenvolver um Software as a Service personalizado.
Impulsionamos Negócios Digitais Com SaaS
O SaaS acelera ofertas de serviços, aumentando o ritmo de entregas e ativando a conectividade. Na SoftDesign, por exemplo, desenvolvemos em conjunto com nossos parceiros da Anexth, hoje Ane Digital, uma plataforma SaaS da área da saúde. Nela, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos e enfermeiros podem oferecer aos pacientes uma jornada completa e totalmente segura.

Essa solução digital foi criada justamente para simplificar a relação entre paciente, médico e farmácia. Isso é feito por meio de um aplicativo, onde é possível realizar atendimentos online, agendar consultas, receber prescrições médicas e até mesmo buscar remédios nas farmácias parceiras cadastradas. Uma das principais vantagens de utilizar esse SaaS é o fácil acesso ao histórico de documentos, exames e medicamentos associados ao perfil do paciente, já que tudo fica armazenado no mesmo local.
Como uma das vantagens do Software as a Service é a escalabilidade, para o desenvolvimento da Ane Digital, nossos arquitetos optaram por tecnologias escaláveis e de alta aderência no mercado: React, React Native e Node.JS. Além disso, para o banco de dados foi escolhido o software MongoDB, orientado a documentos livres e com suporte a diversas linguagens.
Entretanto, nós sabemos que o desenvolvimento vai muito além do software. Por isso, trabalhamos com um processo de priorização alinhado à necessidade do negócio. Saiba mais sobre nossos métodos no vídeo abaixo:
Na SoftDesign, construímos soluções digitais escaláveis que entregam resultados, sempre com foco em geração de valor e inovação. Se você tem uma ideia e quer desenvolver um SaaS sob medida, ou se já possui um produto e deseja conquistar vantagem competitiva por meio de um Software as a Service, entre em contato conosco para descobrir como podemos impulsionar o crescimento do seu negócio.
Vamos conversar?
Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.