PT | EN
Publicado dia 22 de agosto de 2023

Gestão Ágil: impulsione a Transformação Digital da sua empresa

| Tempo de leitura 8 minutos Tempo de leitura 8 minutos
Gestão Ágil: impulsione a Transformação Digital da sua empresa

Mudar é um ato doloroso para a grande maioria das pessoas. Afinal, normalmente, isso implica em sair da zona de conforto e interagir com um ambiente desconhecido, repleto de incertezas e oportunidades. Esse desafio é ainda maior para empresas consolidadas, com anos de mercado e muita tradição. Nesse sentido, a Gestão Ágil surge como uma aliada para facilitar processos de mudança em corporates que buscam a Transformação Digital.

Se o seu time possui profissionais sobrecarregados, que não conseguem otimizar o tempo dedicado às atividades de operação, ou se a sua organização está estagnada em termos de tecnologia, e ainda não fomenta a Cultura de Colaboração, dificilmente será possível promover mudanças para alcançar melhores resultados. Lembre-se que são as pessoas que conduzem os processos, logo elas são a peça fundamental para alcançar a Agilidade

Pensando nisso, compartilhamos a seguir conceitos relacionados à Gestão Ágil, e como ela acelera a Transformação Digital, evoluindo aplicativos, plataformas e sistemas. Neste conteúdo, você também encontra insights estratégicos de nossos especialistas. Na SoftDesign, sabemos que sua empresa é única, por isso, acreditamos que o método mais adequado para transformá-la também.  

O que é Gestão Ágil?

Para Esther Derby, autora de livros sobre Liderança e Desenvolvimento Ágil de Software, a Gestão Ágil não é sobre fazer as coisas mais rápido, mas sim sobre criar valor e responder às necessidades do cliente de forma eficaz. Afinal, a Agilidade requer uma rede de práticas interconectadas que abrange tanto o gerenciamento quanto a execução técnica do desenvolvimento de software. 

Martin Fowler, um dos especialistas que ajudou a escrever o Manifesto Ágil, acredita que a Gestão Ágil é uma abordagem que prioriza indivíduos e interações, com o objetivo de impulsionar entregas de software. “O Desenvolvimento Ágil é adaptativo em vez de preditivo, é orientado para as pessoas e não para o processo”. 

Isso significa que as empresas que estão em fase de transformação ágil, devem encarar o desenvolvimento de seus produtos e serviços digitais com mais flexibilidade. Para isso, é essencial desenvolver um mindset orientado à experimentação, por meio de práticas Ágeis.

Um bom exemplo é a Liberum Ratings – 2ª maior agência de rating do Brasil – que nos procurou em 2021 para desenvolver seu novo sistema BackOffice, capaz de impulsionar sua Business Intelligence. Para que ele alcançasse os resultados esperados, dois Cientistas de Dados da SoftDesign realizaram Provas de Conceito (PoC) para testar diferentes propostas, e garantir a eficácia tecnológica adotada. 

Saiba mais sobre esse case de sucesso no vídeo abaixo:

Para sobreviver é preciso inovar

A Transformação Digital e a Gestão Ágil impulsionam a expansão do mercado e a vantagem competitiva das organizações. No Brasil, 92% das pequenas e médias empresas estão em processo de digitalização. De acordo com a pesquisa Transformação Digital para MPMEs 2022, 98% dessas empresas reconhecem o impacto positivo da tecnologia em seus negócios.

Ao investir em Agilidade, corporates também tornam-se mais flexíveis e adaptativas, e essa mudança impacta diretamente a capacidade de resolver problemas e identificar oportunidades de novas fontes de receita. Isso porque, com o apoio de Métodos Ágeis, os times passam a atuar de forma mais colaborativa, aumentando a base de conhecimento e reduzindo os custos de operação.

Segundo Osmar A. M. Pedrozo, CEO da SoftDesign, o conceito iterativo e incremental da Gestão Ágil facilita a Transformação Digital e a criação de produtos inovadores. “Para inovar de verdade, precisamos ter uma abordagem diferente, que resulte em entregas mais frequentes e que gerem aprendizado e entrega de valor. Ao fim, Transformação Digital é sobre novos métodos e formas de pensar. Para obter resultados diferentes, é necessário abordagens de resolução dos problemas também diferentes”.  

Como a Consultoria em Agilidade impulsiona a Transformação Digital de empresas 

Segundo Raphael Rodrigues, Gerente de Portfólio e Agilista da SoftDesign, na Era Industrial precisávamos otimizar os recursos (humanos e materiais) ao máximo. Porém, na atualidade, compreendemos que a Gestão Ágil nos permite inovar com qualidade e constância. Afinal, essa abordagem promove a autonomia e a capacidade individual de resolução de problemas. Diferente da administração tradicional, que entendia que essa responsabilidade era exclusiva das pessoas gestoras. 

Ou seja, na Era Digital, todo o time de produto precisa se adaptar para atingir aquele que é considerado o resultado de sucesso. “Com a Gestão Ágil, não precisamos mais determinar como alguém deve executar uma tarefa, pois ao entregar autonomia para as pessoas, entendemos que elas possuem conhecimento para resolver os desafios diários. Essa mentalidade promove a Transformação Digital e a performance dos profissionais”, ressalta Rodrigues.

Nesse sentido, nossa Consultoria em Agilidade atua em duas frentes: desenvolvimento de times e gestão estratégica. O trabalho realizado com o time se propõe a dar visibilidade ao que está sendo feito, já que um dos principais objetivos é aumentar os níveis de confiança entre as pessoas colaboradoras e os líderes da empresa. Para evidenciar as atividades e dar mais transparência aos processos, realizamos treinamentos em Métodos Ágeis, como Kanban, por exemplo.

Já na gestão estratégica, nossos especialistas atuam diretamente com os gestores para otimizar processos e desenvolver um viés menos operacional. Como resultado, eles param de investir tempo em controle e execução, e passam a colher dados sobre os processos para tomar decisões data-driven. Isso é possível pois os times já estão mais maduros, autônomos e confiantes. O foco é no resultado, na entrega de valor e não no controle.

Vantagens e resultados da Consultoria em Agilidade

Gestão Ágil não é só sobre velocidade, é também sobre desenvolver uma mentalidade adaptativa. Pensando nisso, a Consultoria em Agilidade é realizada por meio de um método exclusivo, desenvolvido pela SoftDesign com base no Lean Change Management: modelo colaborativo que se apoia em dados para guiar mudanças e tomadas de decisão.

Entre as principais vantagens que sua empresa terá ao investir nesse serviço estão:

  • Definição de métricas e indicadores: ao organizar processos e estabelecer métricas, passamos a identificar com exatidão quais são as dores da empresa e onde devemos investir tempo e esforço. Isso resulta em decisões mais realistas, conectadas com o cenário atual da organização. 
  • Divisão de atividades: com os pontos fracos e fortes identificados, é mais fácil melhorar a distribuição de tarefas, resolvendo o problema de sobrecarga do time. Quando engajamos as pessoas colaboradoras, a Agilidade passa a ser uma prioridade de todos.  
  • Criação de produtos inovadores: os Métodos Ágeis promovem a experimentação e o aprendizado rápido, fatores essenciais para a inovação. Quanto mais conhecimento sua equipe tiver, mais rápidas serão suas entregas. 
  • Geração de lucro: em um mercado competitivo, as soluções digitais precisam estar em constante evolução para entregar valor e gerar receita. Com um time adaptativo e flexível, seu aplicativo, plataforma ou sistema evolui com menos custos e retrabalho.  
  • Visão focada no cliente: lembre-se de que por mais que você também utilize a solução digital, isso não significa que suas dores sejam iguais aos dos demais usuários. Foque no cliente interno ou externo e desenvolva produtos e serviços digitais que realmente atendem as necessidades do mercado e do usuário final.   

Invista em Gestão Ágil e impulsione a sua empresa!

Agora que você já sabe que a Gestão Ágil reduz custos de operação de soluções digitais, é hora de colocar a Agilidade em prática. Para o Agilista Raphael Rodrigues, mudar não é algo fácil. Entretanto, foi o que fez o ser humano sobreviver. “Ao levar esse pensamento para as organizações, que também são organismos vivos, compreendemos que evoluir à medida que o mundo avança é o único jeito de não morrer ou ficar para trás”.

Se você quer implementar mudanças na sua organização para alcançar melhores resultados, conte com nosso time de especialistas para guiar a adoção de uma Cultura de Métodos Ágeis. Não espere novos problemas surgirem para transformar o seu time e o seu negócio. Empresas do futuro prosperam, pois promovem adaptabilidade e inovação. 

Conte com nossos especialistas!

Faça um diagnóstico aprofundado e conte com a gente para ajudar a implementar as melhorias que vão te levar para um próximo nível.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?