PT EN
Publicado dia 16 de novembro de 2021

Discovery Sem Fronteiras

| Tempo de leitura 4 minutos Tempo de leitura 4 minutos
Concepção Desenvolvimento de Software
Discovery Sem Fronteiras

Em projetos, é muito comum vermos times que se dividem entre quem faz discovery, Designers e Product Owners que geram tarefas; e quem faz o delivery, Desenvolvedores e Quality Assurances que executam tais tarefas.

Esse tipo de divisão é comum, mas pode ocasionar alguns problemas como falta de alinhamento, retrabalho e um produto pouco adequado ao usuário. As decisões em conjunto garantem a discussão de fatores técnicos, de negócio e de usabilidade desde o início do projeto.

Product Trio: a integração do Desenvolvedor

Para mudar esse paradigma, Teresa Torres em seu livro Continuous Discovery Habits apresenta o conceito de Product Trio. Ela propõe que sempre haja um trio formado por uma pessoa Product Manager, uma pessoa Designer e uma pessoa Desenvolvedora, atuando juntas em todas as etapas de evolução de um software: entrevistas de usuários, definição de oportunidades, pensar em soluções e testar colaborativamente.

Quando um product trio trabalha junto e possui uma visão compartilhada sobre o usuário, há muito mais chance de conseguirmos desenvolver um produto digital que nossos clientes amem. (Teresa Torres)

Desta forma, cada profissional possui a chance de levantar as suas necessidades o quanto antes, e contribuir com o seu ponto de vista sobre como resolver a necessidade do usuário. Além disso, como comentamos anteriormente, há menos retrabalho, pois todos fizeram parte do processo e, portanto, conhecem as limitações e os objetivos ao propor soluções.

Hoje, o papel do PO não é mais trazer as soluções prontas ou escrever requisitos já pensando em uma solução concreta, mas sim trazer um objetivo e garantir que o time discuta esse objetivo conjuntamente. (Bruna Ricardo)

Times Missionários: uma visão compartilhada

Essa forma de trabalhar proposta por Torres está conectada ao conceito de times missionários X times mercenários, proposto por Marty Cagan no livro Inspired – How to create tech products customers love.

De acordo com Cagan, times missionários são aqueles que possuem uma visão compartilhada sobre o que estão desenvolvendo, qual é seu objetivo e sobre quem é seu usuário. Conhecem seus pontos fortes e fracos, se comunicam melhor e assim conseguem mapear melhor riscos e oportunidades.

Já os times mercenários são os que apenas entregam as tarefas solicitadas, sem questionar porquê ou qual contexto elas se encaixam. Os profissionais são tarefeiros que não se preocupam com o sucesso do produto ou com a realização do usuário.

Discovery sem Fronteiras na Prática

O que propomos então é que sejamos cada vez mais times missionários. É desta forma que a cultura colaborativa da SoftDesign vem se fortalecendo dia após dia.

Por exemplo: quando precisávamos criar uma solução para um software já desenvolvido, em que haviam restrições técnicas e de prazo, todo o time se reuniu para discutir as limitações e objetivos. Em seguida, realizamos uma rodada de Crazy-8 para que a partir do olhar de todos, chegássemos na melhor solução possível para o contexto.

Outro exemplo foi quando junto da pessoa Designer, Desenvolvedores, QAs e Gerente do Projeto participaram de entrevistas com usuários e testes de usabilidade feitas no decorrer do projeto. Isso aproximou todos os integrantes do time do usuário, aumentando a compreensão sobre para quem estavam desenvolvendo o produto.

Atualmente, em Concepções de produtos early stage, temos proposto experimentos Low-Code ou No-Code com times baseados nos pilares do Product Trio. Isso aconteceu, por exemplo, na Concepção da Broscope, plataforma de educação que está em fase de captação de investimentos: o time era composto por uma PO, uma Designer e uma Dev que, juntas, pensaram e planejaram o produto na sua totalidade.

Para saber mais sobre esse trabalho, assista ao vídeo abaixo.

Para fortalecer e abrir cada vez mais espaço para a cultura colaborativa, não é preciso ser perfeito, é preciso começar!

marty cagan método ágil product discovery product trio teresa torres times missionários
Foto do autor

Priscila Hermann Rodrigues

UX Designer na SoftDesign, é graduada em Design Gráfico e especialista em Experiência do Usuário pela Uniritter. Atua nos times de produto, do discovery ao delivery, buscando aproximar os objetivos de negócio com as reais necessidades dos usuários.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?