PT | EN
Publicado dia 24 de janeiro de 2023

10 Tendências de Tecnologia Para 2023

| Tempo de leitura 8 minutos Tempo de leitura 8 minutos
10 Tendências de Tecnologia Para 2023

Nossa sociedade está cada vez mais dinâmica, e o mundo avança em velocidade máxima. Logo, estar alerta em relação às previsões que nos preparam para o futuro pode ser vital para os negócios. Pensando nisso, selecionamos alguns highlights importantes do relatório Principais tendências de tecnologia para 2023.

Nele, a Gartner compartilha dez estratégias que prometem impactar a área nos próximos anos. Elas indicam que as organizações devem atentar para quatro prioridades:

  • Otimizar: por meio dessas tendências, as empresas otimizam sistemas de TI para promover maior confiabilidade, em busca de uma tomada de decisão data-driven.  
  • Escalar: as estratégias indicadas ajudam a acelerar ofertas, aumentando o ritmo da entrega de produtos e serviços ao promover uma conexão ponta a ponta.
  • Ser Pioneiro: essas tendências ajudam a modificar modelos de negócio, e impulsionam o engajamento com pessoas colaboradoras e clientes.
  • Tecnologia Sustentável: por meio dessas estratégias, empresas alcançam seus objetivos de sustentabilidade com o auxílio da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA).
10 Tendências de Tecnologia para 2023. Fonte: Gartner

1. Sistema Imunológico Digital (Digital Immune System – DIS)

O Sistema Imunológico Digital é resultado da união de práticas e tecnologias de observação, testes aumentados com Inteligência Artificial, engenharia do caos, correção automática, engenharia de confiabilidade de sites e segurança da cadeia de suprimentos de software.

O seu principal objetivo é aumentar a resiliência de produtos, serviços e sistemas. Ou seja, o DIS prepara a sua empresa para minimizar riscos, transformando falhas em oportunidades. No Brasil, um exemplo é o Banco Itaú, que adicionou recursos preditivos e de correção a seus sistemas de monitoramento para viabilizar uma avaliação contínua.

Com isso, o banco aprimorou o desempenho de seu sistema, que passou a fornecer insights valiosos que ajudam a impulsionar a User Experience (UX). Esses recursos aumentaram a correção automática de incidentes em 37% e diminuíram o tempo médio de resolução em 45%.

Fonte: Gartner

2. Observação Aplicada (Applied Observability)

A Observação Aplicada usa dados observáveis por meio de uma abordagem que combina funções empresariais, aplicações e equipes de infraestrutura e operações. Ao colocá-la em prática, é possível reduzir a latência de resposta e otimizar as operações de negócios em tempo real.

A Gartner estima que até 2026, “70% das organizações que aplicarem essa tendência de tecnologia alcançarão menor latência para a tomada de decisão, garantindo vantagem competitiva para os negócios e processos de TI”.

Fonte: Gartner

3. AI TRiSM

Entre as tendências de tecnologia para 2023 está a AI TRiSM, que oferece suporte à governança do modelo de Inteligência Artificial, além de confiabilidade, segurança, imparcialidade e privacidade. Por consequência, as empresas passam a atingir melhores resultados, que impactam diretamente no grau de satisfação dos usuários.

Segundo a Gartner, “em 2026, as organizações que operacionalizarem a transparência, confiança e segurança da IA verão seus modelos de Inteligência Artificial alcançarem uma melhora de 50% no resultado em relação à adoção, metas de negócios e aceitação do usuário”.

Fonte: Gartner

4. Plataforma do Setor na Nuvem (Industry Cloud Platforms)

Nuvens do Setor são responsáveis por gerar valor para as organizações, pois integram na nuvem serviços que costumam ser adquiridos separadamente. Isso significa que essa tendência de tecnologia é capaz de aumentar diretamente a agilidade da sua empresa. Além disso, sua adoção pode acelerar a inovação e o tempo de valor do produto.

Essa estratégia combina software, plataforma e infraestrutura com um serviço composto por funcionalidades sob medida. “Em 2027, mais de 50% das empresas usarão Plataformas do Setor na Nuvem para acelerar suas iniciativas de negócios”, ressalta a Gartner.

Fonte: Gartner

5. Engenharia de Plataformas (Platform Engineering)

Os principais objetivos da Engenharia de Plataforma são otimizar a experiência do desenvolvedor e acelerar a distribuição digital. Para isso, empresas pioneiras começaram a desenvolver plataformas operacionais (ferramentas, recursos e processos) que ficam localizadas entre os usuários e os serviços de apoio.

Afinal, conforme o relatório da Gartner, “em 2026, 80% das organizações de engenharia de software estabelecerão equipes de plataforma como provedores internos de serviços reutilizáveis, além de componentes e ferramentas para a distribuição de aplicativos”.

Fonte: Gartner

6. Realização do Valor do Wireless (Wireless-Value Realization)

A Realização do Valor do Wireless também é uma das principais tendências de tecnologia para 2023. Essa estratégia promove a utilização de uma variedade mais ampla de recursos wireless, que permitem dar suporte ao negócio digital de forma mais completa.

Um exemplo disso é a Bosch. A empresa de engenharia e eletrônica utiliza sensores ultrassônicos para controlar a velocidade de empilhadeiras em tempo real. Por meio dessa iniciativa, tornou-se possível eliminar o número de acidentes dessa natureza. Além disso, o índice de produtividade aumentou 10%.

Fonte: Gartner.

7. Superapps

Superapps são aplicativos que fornecem ao usuário final um conjunto de recursos essenciais. Eles permitem a criação de plataformas que proporcionam experiências únicas e personalizadas.

O PayPal é um desses cases de sucesso. O provedor de pagamentos japonês possui atualmente quase 50 milhões de usuários, e em sua estratégia de expansão pretende integrar a compra de produtos e serviços em seu superapp. Ou seja, além da gestão financeira, também será possível adquirir ingressos para shows e solicitar delivery de restaurantes, por exemplo.

Fonte: Gartner.

8. IA Adaptativa (Adaptive AI)

Outra estratégia que integra a lista de tendências de tecnologia para 2023 é a IA Adaptativa. Sabe-se que o valor da Inteligência Artificial está em sua capacidade de desenvolver, implementar, adaptar e manter diversos tipos de ambientes. Sendo assim, criar modelos que se adaptem automaticamente é algo crucial para o avanço dessa área.

Para a Gartner, uma das principais vantagens dos sistemas adaptativos de IA é que eles permitem mudanças de comportamento após a implementação, visto que é possível aprender novos padrões comportamentais de experiência humana e de máquina, a partir de acontecimentos reais.

Fonte: Gartner.

9. Metaverso (Metaverse)

Será que em 2023 o Metaverso finalmente fará parte da nossa rotina diária? Essa tendência é considerada uma das maiores inovações dos últimos tempos e promete projetar novas oportunidades e desafios às empresas, já que essa tecnologia possui capacidade de ampliar as atividades físicas em um mundo virtual.

Quem já está colocando essa ideia em prática é a Siemens, que desenvolveu uma parceria com a NVIDIA para criar um Metaverso Industrial. O principal objetivo desse projeto é compartilhar um ambiente de imersão com os clientes, para que os próprios usuários possam colaborar na criação de soluções de engenharia cada vez mais inovadoras e colaborativas.

Segundo a Gartner, “em 2027, mais de 40% das grandes organizações internacionais estarão usando uma combinação de Web3, computação espacial e gêmeos digitais em projetos baseados no Metaverso, voltados para aumentar a receita”.

Fonte: Gartner.

10. Tecnologia Sustentável (Sustainable Technology)

No fim da lista está a Tecnologia Sustentável. Segundo o relatório, nos próximos três anos, 50% dos diretores de TI terão métricas de desempenho vinculadas à sustentabilidade. Ou seja, é tempo de proteger recursos e inovar por meio de iniciativas que ajudem as empresas a reduzirem o desperdício.

A Tecnologia Sustentável é uma estratégia relacionada às práticas de ESG: governança ambiental, social e corporativa. Um exemplo é a Timberland, empresa de calçados que utiliza software de engajamento para incentivar suas pessoas colaboradoras a participarem de iniciativas de sustentabilidade.

Entretanto, além de promover um mundo melhor, a Tecnologia Sustentável também impacta positivamente o faturamento dos negócios. Um exemplo disso é a cadeia de suprimentos blockchain, que protege, verifica e rastreia transações com a missão de assegurar compras mais éticas no ambiente digital.

Fonte: Gartner.

Transforme Tendências em Oportunidades!

Essas tendências de tecnologia para 2023 possuem influência direta na criação de produtos e serviços digitais. Logo, se você precisa de ajuda para utilizá-las de forma estratégica, conte com nosso time de especialistas.

Na SoftDesign, aliamos experiência técnica e colaboração para acelerar a jornada de inovação, da ideia ao resultado. Preencha o formulário abaixo e comece 2023 com vantagem competitiva!

Vamos conversar?

Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.

Baixe o relatório completo da Gartner, utilizado como principal fonte de informação deste artigo – em nosso blog, você também encontra os relatórios de anos anteriores: 2020, 2021 e 2022.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?