Super app é um aplicativo que reúne uma ampla variedade de serviços e funcionalidades em uma única aplicação. Essa tendência emergente promete transformar a maneira como as empresas interagem com seus clientes, proporcionando experiências únicas e cada vez mais personalizadas. Afinal, a sua principal missão é simplificar a vida dos usuários, concentrando facilidades, como serviços bancários, compras, delivery e transporte, em um único aplicativo.
De acordo com a Gartner, até 2027, mais de 50% da população global usará super apps, destacando-os como ferramentas indispensáveis no cotidiano. Essa crescente adoção reflete a busca por conveniência e eficiência, aspectos cruciais em um mundo cada vez mais digitalizado.
Neste artigo, exploramos como os super apps estão transformando o mercado, oferecendo uma visão abrangente sobre seus conceitos fundamentais, além de exemplos práticos. Nossa intenção é fornecer insights valiosos para líderes de médias e grandes empresas que desejam incorporar essa inovação em suas estratégias digitais, otimizando a User Experience e fortalecendo suas soluções.
Um super app é caracterizado por várias funcionalidades integradas em uma única plataforma. Na prática, ele funciona como uma ‘caixa de ferramentas’ repleta de mini apps que podem ser adicionados ou removidos conforme a necessidade de cada pessoa. Isso permite que a jornada de uso seja customizada do início ao fim, impactando positivamente a experiência dos usuários. Entre as principais características que o definem estão:
Segundo Jason Wong, Vice-presidente e Analista da equipe de Design e Desenvolvimento de Software da Gartner, os superapps já estão atraindo a atenção de grandes empresas que investem em estratégias de aplicativos e arquiteturas combináveis. Isso porque esse tipo de aplicativo possibilita oportunidades de negócios mais disruptivas e inovadoras.
Portanto, podemos concluir que um super app é capaz de potencializar as interações com os usuários, sejam eles clientes, parceiros ou colaboradores. Nesse sentido, mesmo sendo uma tendência tecnológica recente, você provavelmente já utilizou algumas dessas plataformas disponíveis no mercado. A seguir, confira alguns exemplos práticos.
O WeChat foi o pioneiro em otimizar serviços dentro de um único aplicativo. Criado na China, inicialmente para mensagens de texto e voz, o aplicativo logo se tornou um sucesso e evolui para se tornar um super app ao integrar funcionalidades de compras, jogos e pagamentos.
Com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, o WeChat se destaca por sua capacidade de disponibilizar múltiplas opções de serviços de terceiros sem a necessidade de instalações adicionais, o que economiza tempo e espaço de armazenamento nos smartphones.
O WhatsApp também está seguindo esse caminho para se tornar um super app global. No final de 2022, a empresa anunciou uma nova ferramenta que permite buscas de lojas, restaurantes e compras online dentro do aplicativo.
Segundo Guilherme Horn, Head of WhatsApp Brasil, “agora, é possível encontrar uma empresa diretamente no WhatsApp, conhecer seu catálogo de produtos ou serviços, trocar mensagens, fechar uma compra ou contratação e fazer o pagamento. Tudo em apenas alguns cliques, sem sair da conversa, sem ter que usar outro aplicativo”.
Um exemplo nacional que adere à tendência de superapp é o Magalu. Além de oferecer uma ampla gama de produtos, o aplicativo permite aos usuários concluir pagamentos – inclusive por meio do MagaluPay -, pagar contas (água, luz, telefone etc) e fazer transferências via PIX.
Recentemente, o Nubank também começou um movimento nessa mesma direção. Com o lançamento da conta global e a iminente chegada de sua própria operadora de celular, o banco está adotando novas estratégias que sugerem a possibilidade de se tornar um super app no futuro. Saiba mais no podcast abaixo.
Agora que já estamos familiarizados com os super apps, é importante considerar como essa tendência pode impactar positivamente o seu negócio. Afinal, estima-se que, em quatro anos, aplicativos mais completos serão os mais utilizados por pelo menos metade da população mundial.
De acordo com um levantamento realizado pela Electronics Hub, os brasileiros passam, em média, 9 horas por dia em frente às telas de seus dispositivos, com 4 dessas horas dedicadas a redes sociais como Facebook e Instagram. Essa tendência de aumento do tempo de uso digital indica que quanto mais funcionalidades sua solução oferecer, mais atrativa será para os usuários.
Ao adotar a estratégia de super apps, as empresas podem consolidar suas ofertas em uma única aplicação, proporcionando uma redução significativa no tempo e esforço necessários para realizar atividades como compras e pagamentos. Além disso, publicar o aplicativo nas lojas online torna-se mais simples.
Na prática, pense como seria a sua experiência como usuário da Google se aplicativos como Gmail, Drive, Docs, Maps, Calendar, Sheets e Meet estivessem agrupados em um único super app. Provavelmente, isso economizaria espaço de armazenamento em seu dispositivo e eliminaria a necessidade de deletar ou trocar aplicativos devido à falta de memória, tanto em dispositivos Android quanto iOS.
Outra vantagem dos super apps é a diversificação de receitas. Ao oferecer uma ampla variedade de produtos e serviços, sua empresa não só ganha vantagem competitiva, mas também tem a oportunidade de explorar novas oportunidades de negócio, como frete de entregas, anúncios publicitários e comissões de métodos de pagamento.
Se ao ler este conteúdo você está se perguntando como o seu modelo de negócio pode se beneficiar ao adotar estratégias de um super app, é provável que este seja o momento ideal para escalar o seu aplicativo.
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26 de setembro de 2024
16 de agosto de 2024