PT | EN

Superapps: Entenda Essa Tendência de Tecnologia

Por 23/05/2023 22/04/2024 6 minutos

Ao criar um aplicativo, nosso objetivo é resolver uma dor específica. Queremos atender um nicho de mercado, deixar a vida das personas mais fácil. Mas você já parou para pensar nos impactos que sua solução digital sofreria se múltiplas necessidades pudessem ser resolvidas em uma única aplicação? Essa é justamente a missão dos superapps.

Eles existem para simplificar a vida dos usuários, pois concentram diversas facilidades em um único aplicativo. Sendo assim, baixar diferentes apps, que ocupam espaço no smartphone e tempo na agenda, muito em breve será uma preocupação do passado. Para compreender como essa tendência de tecnologia funciona na prática, compartilhamos no artigo a seguir conceitos e exemplos que já estão transformando o mercado e revolucionando o futuro da tecnologia.

O Que São Superapps?

Superapps são aplicativos compostos por um conjunto de recursos essenciais que simplificam a vida dos usuários. Eles são plataformas capazes de proporcionar experiências únicas e cada vez mais personalizadas. De acordo com a Gartner, até 2027, mais de 50% da população global se tornará usuária desse tipo de aplicativo.

Na prática, essa tecnologia funciona como uma ‘caixa de ferramentas’ repleta de mini apps que podem ser adicionados ou removidos de acordo com a necessidade de cada pessoa. Isso significa que a jornada de uso pode ser customizada do início ao fim, o que impacta positivamente a User Experience.  

Conforme o Vice-presidente e Analista da equipe de Design e Desenvolvimento de Software da Gartner, Jason Wong, os superapps já estão chamando a atenção de grandes empresas que apostam na estratégia de aplicativos e arquiteturas combináveis. Afinal, por meio deles é possível impulsionar novas oportunidades de negócio ainda mais disruptivas e inovadoras.

Logo, podemos concluir que os superapps potencializam as interações com os usuários, que podem ser clientes, parceiros e/ou pessoas colaboradoras, por exemplo. Mesmo sendo uma tendência de tecnologia recente, você certamente já utilizou algumas dessas plataformas disponíveis no mercado. 

Superapps Poderosos

O primeiro negócio a otimizar serviços dentro de um único aplicativo foi o WeChat. Criado na China, essse app foi inicialmente desenvolvido para comportar mensagens de texto e voz. Entretanto, ao tornar-se um grande sucesso entre seus usuários, transformou-se em um superapp, passando a integrar funcionalidades de compras, games e pagamentos online.

Mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo utilizam o WeChat. De acordo com a empresa, a principal vantagem do aplicativo (traduzido para 20 idiomas) é disponibilizar vários serviços de terceiros sem precisar de instalação adicional, o que economiza tempo e espaço de armazenamento nos celulares.

Já o WhatsApp é outro aplicativo global que está se transformando em um superapp. No final de 2022, a empresa anunciou uma nova ferramenta que permite buscas de lojas, restaurantes e compras online dentro da aplicação. Segundo o Diretor do WhatsApp Brasil, Guilherme Horn, além do catálogo de produtos, o serviço de pagamentos já está disponível para todos os usuários do país, e a disponibilização para as pequenas empresas deve ocorrer ao longo dos próximos meses.

“Agora, é possível encontrar uma empresa diretamente no WhatsApp, conhecer seu catálogo de produtos ou serviços, trocar mensagens, fechar uma compra ou contratação e fazer o pagamento. Tudo em apenas alguns cliques, sem sair da conversa, sem ter que usar outro aplicativo”, compartilhou Horn em suas redes sociais.

Novas funcionalidades do WhatsApp. Fonte: WhatsApp

Outro case de sucesso é o Magalu. Nesse app, é possível encontrar artigos de moda, beleza, livros, mercado entre outros. Além de concluir o pagamento das compras online dentro do próprio aplicativo (inclusive por meio do MagaluPay), os usuários também podem pagar contas (água, luz, telefone etc.) e fazer transferências via PIX.

Vantagens e Benefícios

Agora que você já sabe o que são e quem são os superapps, é importante refletir sobre como essa tendência de tecnologia pode inspirar melhorias em seu negócio. Afinal, espera-se que, em quatro anos, aplicativos mais completos sejam os mais usados por pelo menos metade da população mundial.

Conforme um levantamento realizado pela Electronics Hub, os brasileiros passam, em média, 9h em frente às telas de seus celulares e computadores, sendo 4 delas destinadas a redes sociais como Facebook e Instagram. A tendência é que esse número continue a aumentar nos próximos anos, ou seja, quanto mais funcionalidades a sua solução oferecer, mais fácil será atrair a atenção do usuário.

Lembre-se que ao criarem superapps, as empresas podem concentrar suas ofertas em uma única aplicação. Ou seja, uma das principais vantagens é justamente a redução de tempo e esforço em atividades de compra e pagamento. Além disso, publicar o aplicativo nas lojas online torna-se mais fácil. 

Na prática, pense como seria a sua experiência como usuário da Google se aplicativos como Gmail, Drive, Docs, Maps, Calendar, Sheets e Meet estivessem agrupados em um único superapp. Provavelmente, essa opção comprometeria menos espaço de armazenamento do seu celular, removendo da sua rotina a tarefa de deletar ou trocar aplicativos por falta de memória – seja em aparelhos com sistema Android ou iOS.

Outra vantagem é a diversificação de receitas. Como esse tipo de aplicativo oferece uma ampla variedade de produtos e serviços, sua empresa além de adquirir vantagem competitiva, também poderá desenvolver a capacidade de explorar novas oportunidades de negócio como, por exemplo, frete de entregas, anúncios publicitários e comissões de métodos de pagamento.

Transforme Seu Aplicativo Em uma Super Solução!

Se depois de ler esse conteúdo você ficou se perguntando como o seu modelo de negócio pode englobar um superapp, isso significa que provavelmente esse é o momento ideal para escalar o seu produto. 

Vamos montar seu time de desenvolvimento?

Nossos times ágeis são focados em entrega contínua e geração de valor. Trabalhamos de forma estratégica, orientados aos seus objetivos e métricas de negócio.

 

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Posts relacionados

3 de abril de 2024

Como produtos financeiros transformam a experiência do usuário

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

1 de abril de 2024

TDC Summit Inteligência Artificial: insights da edição 2024  

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

26 de março de 2024

Cultura data-driven: alavancando produtos com análise de dados

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?