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Publicado dia 2 de agosto de 2022

Problem-Solution Fit: o que é e como alcançar?

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Problem-Solution Fit: o que é e como alcançar?

Quando identificamos um problema, identificamos também uma oportunidade de solução. Esse é o ponto de partida para diversas startups e scale-ups que, no universo dos produtos digitais, buscam constantemente validar ideias de forma rápida e com o menor investimento possível. Nessa jornada, um dos objetivos é alcançar o Problem-Solution Fit.

Para Ash Maurya, autor do livro Running Lean: Iterate from Plan A to a Plan That Works, antes de investir meses ou anos de esforços na criação de um produto, o primeiro passo deve ser validar se desenvolvê-lo realmente faz sentido. Ou seja, se a solução proposta para resolver o problema atende às expectativas dos stakeholders – nesse caso, clientes e usuários. Para isso, levantar questionamentos sobre qual é o problema é essencial.

Desvendando o Conceito

O primeiro objetivo da fase de validação de uma solução digital é atingir o Problem-Solution Fit. A experimentação e a observação de métricas são fatores-chave que apoiam essa jornada, pois podem comprovar que a hipótese do produto realmente resolve um problema relevante para determinado grupo de pessoas. Ao alcançá-lo, torna-se mais fácil conhecer os possíveis usuários, e analisar se o produto digital é viável tecnicamente e economicamente.

No livro The Startup Owner’s Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company, Steve Blank e Bob Dorf ressaltam que o processo de descoberta do cliente auxilia na busca do Problem-Solution Fit. Por isso, perguntas como: encontramos um problema que muitas pessoas querem que seja resolvido? E nossa solução resolve esse problema de forma convincente? são tão importantes. Elas ajudam a determinar se a proposta de valor corresponde ao público-alvo que a solução digital planeja atingir.

Para os autores, “o Problem-Solution Fit só é alcançado quando o modelo de receita, os preços e os esforços de aquisição correspondem às necessidades dos clientes”. Para isso, é preciso validar hipóteses por meio de entrevistas, pesquisas, testes com protótipos, entre outros.

É importante ressaltar que muitas dessas estratégias podem ser testadas antes mesmo do desenvolvimento de um Mínimo Produto Viável (MVP). Lembre-se que sua principal missão é descobrir se a solução específica é capaz de resolver um problema a tal ponto que o cliente ficará convencido de que precisará pagar por ela.

Problem-Solution Fit

Fonte: Imagem própria.

 

Um Desafio Para Startups e Empresas

Como mencionamos, uma das principais incertezas de uma startup é validar a real existência de uma oportunidade, e se a solução proposta realmente é aplicável ao problema identificado. Entretanto, é importante ressaltar que sistemas internos de médias e grandes empresas também precisam alcançar o Problem-Solution Fit.

Muitas vezes, uma pessoa em cargo de gestão propõe uma solução digital baseada na crença que irá facilitar o trabalho ou aumentar os lucros. O desenvolvimento dessa, sem realizar pesquisas com os usuários internos, ou trabalhar em uma etapa de validação, pode resultar em gasto de tempo e dinheiro. Lembre-se: os clientes e usuários não se comportam de acordo com o seu plano de negócios.

Problem-Solution Fit X Product-Market Fit

O segundo objetivo da fase de validação de uma solução digital é encontrar o Product-Market Fit. Após comprovar que a solução realmente resolve um problema real, precisamos validar sua aderência e desempenho no mercado.​ Para isso, é preciso ter o Modelo de Negócio definido e parte do MVP construído, com o objetivo de colher feedback dos primeiros usuários.

Ou seja, o Problem-Solution Fit antecede o Product-Market Fit, e se propõe a analisar e compreender um problema que pode afetar o posicionamento e a diferenciação de um produto no mercado. Já o Product-Market Fit é o processo no qual é possível encontrar um grupo de clientes e um mercado que reagem positivamente ao seu produto.

Problem-Solution Fit Canvas

Criado por Daria Nepriakhina, o Problem-Solution Fit Canvas é baseado nos princípios da Lean Startup. Seu objetivo é ajudar empreendedores, profissionais de marketing e líderes de inovação a identificar padrões comportamentais. “Esse modelo ajuda a encontrar soluções com maiores chances de adoção futura, além disso visa reduzir o tempo gasto em testes”, destaca Daria.

O Problem-Solution Fit Canvas é uma ferramenta que transforma um problema em uma solução, levando em consideração o comportamento do cliente e o contexto ao seu redor. De acordo com Daria, com esse modelo é possível analisar a resolução de problemas em profundidade, aumentando assim as chances de encontrar o Problem-Solution Fit e o Product-Market Fit.

A estrutura do canvas é constituída por quatro pilares:

  • Customer State Fit: serve para garantir que você entende quem é o seu público-alvo, quais são as suas limitações e quais são as soluções já disponíveis no mercado.
  • Problem-Behavior Fit: ajuda a filtrar informações e identificar os problemas mais urgentes e frequentes, entendendo as razões por trás deles. Aqui é o momento certo para questionar-se: esse comportamento é um problema que vale a pena resolver?
  • Communication-Channel Fit: ajuda a aprimorar sua comunicação por meio de mensagens mais emocionais, que impactam os clientes nos canais certos.
  • Solution Guess: traduz e valida todos os dados coletados, resolvendo um problema real ao identificar um comportamento padrão entre o público-alvo.
Problem-Solution Fit Canvas.

Problem-Solution Fit Canvas. Fonte: Daria Nepriakhina.

 

Soluções Para os Seus Problemas

Encontrar o Problem-Solution Fit pode não ser tarefa fácil. Na SoftDesign, o serviço de Concepção ajuda na definição do público-alvo, na proposição de valor, e no planejamento estratégico de novos produtos.

Enquanto no serviço de Experimentação, nosso time multidisciplinar trabalha no desenvolvimento de MVPs, que permitem testar hipóteses e validar ideias de negócio. Assim, você diminui riscos e economiza recursos financeiros antes de partir para a etapa de desenvolvimento.

Precisa de ajuda para solucionar problemas e criar produtos que atendem às necessidades dos usuários? Preencha o formulário abaixo e converse com o nosso time de especialistas.

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Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

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