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Inovação incremental: entenda o que é e principais vantagens

Por 26/06/2023 01/10/2024 7 minutos

A inovação incremental é uma prática que vem sendo cada vez mais valorizada nos negócios nos últimos tempos, principalmente com o crescimento das startups e empresas de tecnologia na última década.

Estas organizações, conhecidas por abordagens disruptivas e uma dose de risco, têm redefinido o significado e a aplicação da inovação que conhecemos tradicionalmente. No entanto, isso não significa que as grandes corporações tenham sido deixadas de lado nesse movimento.

Até mesmo empresas consolidadas precisam investir em inovação. Somente por meio dela é possível se adaptar às mudanças do mercado e dos consumidores, reduzir custos e até criar novas fontes de receita. E é nesse contexto que a inovação incremental surge como a melhor opção. 

Neste artigo, veremos um pouco mais sobre o que isso significa e quais as principais vantagens para um negócio. Acompanhe! 

O que é inovação incremental?


Inovação incremental é uma melhoria significativa e contínua em produtos, serviços ou procedimentos existentes, com o objetivo de criar uma solução melhor, aumentar a qualidade, a eficiência, o valor de mercado e a satisfação do usuário final.

O que é melhoria incremental?


Melhoria incremental é o processo de fazer pequenos ajustes em produtos, serviços ou métodos, de forma gradual, para aumentar sua eficiência e a satisfação do cliente.

Nesse sentido, um exemplo prático é a atualização frequente de um aplicativo de celular, onde, a cada versão, os Desenvolvedores adicionam melhorias como correção de bugs, ajustes na interface e novas funcionalidades.

Tudo isso é possível devido à análise do feedback dos usuários, que devem nortear as empresas sobre os pontos a serem ajustados em seus produtos e serviços digitais.

É importante diferenciar, nessa perspectiva, inovação de melhoria. Segundo a Prof. Dra. Cassiane Chais

Se uma ação impulsiona uma transformação empresarial, torna a empresa competitiva e traz retorno econômico, ela é inovação.

Sendo assim:

Inovação incrementalMelhoria incremental
É a evolução de maior impacto feita em uma solução existente para aprimorá-la, conquistar novos clientes e reter os atuais.Se concentra, por sua vez, em ajustes menores, mas contínuos, que objetivam otimizar o que já existe.

Quais são os 4 tipos de inovação?


Existem quatro tipos de inovação. São elas:

  • Inovação disruptiva;
  • Inovação radical;
  • Inovação arquitetônica; 
  • Inovação incremental.  
Quadro que apresenta os quatro tipos de inovação: inovação disruptiva,
inovação radical, inovação arquitetônica e inovação incremental

Conheceremos um pouco mais sobre cada uma delas a seguir. 

Inovação disruptiva


Inovação disruptiva é um processo que transforma produtos ou serviços, oferecendo algo inovador para o mercado, tornando ultrapassadas as soluções existentes até o momento.

Esse tipo de inovação geralmente começa em nichos de mercado e, com o seu crescimento ao longo do tempo, acaba substituindo as tecnologias ou modelos de negócios predominantes.

Duas empresas amplamente conhecidas que ocasionaram inovações disruptivas foram:

O Prof. Me. Yves Moyen salienta que:

A disrupção é uma interrupção da normalidade. Nesse sentido, essas empresas revolucionaram o seu mercado, provocaram uma mudança de comportamento do público, e fizeram os modelos de negócios anteriores diminuírem consideravelmente ou até mesmo desaparecerem.

A inovação disruptiva da Netflix e Spotify, por exemplo, relaciona-se a novos modelos de negócios, mas o avanço tecnológico foi essencial para o surgimento delas.

Da mesma forma, a recente evolução da Inteligência Artificial Generativa parece conduzir a uma disrupção, com o surgimento de novos negócios como a OpenAI – criadora do ChatGPT. 

Leia também: Impactos da inteligência artificial em produtos digitais

Inovação radical


Diferentemente da inovação incremental, na inovação radical, o comportamento do público muda e aparecem novas formas de consumo, mas elas coexistem com as antigas. Não há a criação de novos setores, mas sim de produtos ou serviços que impactam um mercado já existente.

Duas empresas que fizeram isso foram:

Esse também é o caso da Nestlé, empresa que já era líder na venda de cafés solúveis com a Nescafé (desde 1938), e lançou as cápsulas Nespresso em 1986, provocando uma mudança no consumo da iguaria. 

Pedro Waengertner, uma das maiores referências brasileiras em inovação radical, cita no vídeo abaixo seis princípios que permitem às empresas atuais seguirem os passos da Nestlé.

Inovação arquitetônica


Quando o processo de desenvolvimento de produtos altera a estrutura ou a arquitetura do sistema que os produz para fazer melhorias ou fazer um produto novo, chamamos de inovação arquitetônica.

Em linhas gerais, ela não altera os componentes essenciais, mas modifica a forma como eles são integrados e interagem entre si.

Um exemplo muito comum, observado nas últimas décadas, foi a transição de telefones fixos com fio para telefones móveis. Nesse caso, os componentes principais, como microfone e alto-falante, já existiam no modelo antigo, mas foram readaptados para um novo formato que iria revolucionar essa forma de comunicação.

O mesmo pode ser observado na criação de notebooks a partir dos computadores de mesa. 

Inovação incremental


Como vimos, a inovação incremental trata de aperfeiçoar gradualmente um produto ou serviço que já está em uso, a fim de evoluir e oferecer algo cada vez melhor, que vai garantir maiores vantagens competitivas no mercado.

Podemos ver esse conceito aplicado de forma clara quando um fabricante de smartphones como a Apple lança uma nova versão do seu modelo com melhorias significativas na câmera, com o aumento da resolução, capacidade de captura em baixa luz e estabilização de imagem, por exemplo.

A seguir, veremos um pouco mais sobre as vantagens desse modelo.

Vantagens da inovação incremental


Ao longo do texto, você entendeu a definição de inovação incremental. Conheça, agora, um pouco mais sobre as suas principais vantagens:

VANTAGEMDESCRIÇÃO

Maior qualidade
Aumento significativo na qualidade do produto ou serviço digital, elevando os padrões de desempenho e satisfação do cliente.
 Redução de riscosPermite ajustes e reduz o risco de erros graves ao implementar mudanças de forma gradual.
 Melhoria da aceitaçãoMudanças graduais, ainda que profundas, facilitam a aceitação pelo mercado e são frequentemente vistas como positivas.
 Custo-benefícioÉ mais econômico e menos arriscado implementar melhorias graduais em algumas soluções do que partir diretamente para inovações disruptivas.
Vantagem competitivaAs inovações contínuas são bem vistas pelo cliente final, bem como por investidores, resultando em um produto mais atrativo, valorizado e competitivo para o mercado. 

Conclusão


Vimos, neste texto, os diferentes tipos de inovações, sobretudo, o conceito de inovação incremental e suas principais vantagens

Na SoftDesign, somos especialistas na jornada de inovação digital, da ideia ao resultado. Isso significa que construímos soluções com foco em aumentar a vantagem competitiva de nossos parceiros e em fazê-los crescer.  

É o caso do Grupo MBM, seguradora para a qual desenvolvemos o Sistema de Gerenciamento de Processos Operacionais (SGPO), responsável por automatizar processos internos que antes eram executados manualmente, via e-mail e malotes físicos.

Se você deseja mais inovação para os seus projetos, conte com o nosso time de especialistas, nós podemos te ajudar a alcançar seus objetivos de negócio!

Perguntas frequentes


Confira, a seguir, as respostas para as principais dúvidas sobre inovação incremental.

Como aplicar a inovação incremental?

Para aplicar a inovação incremental, compreenda as necessidades do público, identifique oportunidades de melhorias, implemente e meça os resultados.

Quando falamos de inovação incremental, o foco é?

O foco da inovação incremental é aprimorar produtos, serviços ou processos, em busca de melhorias contínuas e aumentar o valor, sem necessariamente causar disrupção no mercado. 

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Micaela L. Rossetti

Estrategista Digital, especialista em Marketing Digital e Branding. É graduada em Jornalismo (UCS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Growth Marketing, Search Engine Marketing, Inbound Marketing e Content Marketing.

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