PT | EN
Publicado dia 14 de março de 2023

ChatGPT: o que é e por que revolucionou o mercado?

| Tempo de leitura 5 minutos Tempo de leitura 5 minutos
ChatGPT: o que é e por que revolucionou o mercado?

Ele é o assunto do momento. Todos na área de tecnologia estão falando sobre ChatGPT, e provavelmente você já ouviu também. Mas será que todos sabem exatamente o que ele faz e porque está sendo considerado como uma das inovações mais importantes dos últimos tempos?  

Para saber quem é essa ferramenta, ninguém melhor que ela mesma para responder. 

Considerado atualmente o líder de mercado em termos de tecnologia de Inteligência Artificial (IA) conversacional, o ChatGPT vem chamando a atenção e elevando para um outro patamar os modelos de interação entre homem e máquina. Também porque ele foi criado pela OpenIA, um laboratório de pesquisa em Inteligência Artificial que possui licença comercial exclusiva da Microsoft.  

Por esse motivo, grandes players do mercado de TI já estão de olho na ferramenta. A própria Microsoft já está fazendo testes de integração entre o ChatGPT e o Bing e anunciou, em fevereiro deste ano, a integração do Teams Premium com a nova tecnologia. 

De olho nessa tendência e tendo em vista o aumento da popularidade da Inteligência Artificial, outra grande empresa da área, o Google, anunciou que irá lançar o seu próprio chatbot. “Bard busca combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem. É baseado em informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade”, ressaltou Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet. 

Fonte: sssamiti.org

Essa disputa por mercado provavelmente irá beneficiar todos nós. Afinal, além de acelerar a evolução da tecnologia, também irá trazer novas capacidades aos chatbots, com vias de manter a vantagem competitiva da área.

ChatGPT na Prática

Mas como esse tipo de tecnologia pode nos beneficiar? Acredito que se bem aplicado, esse modelo de linguagem tem a capacidade de acelerar muito a curva de aprendizado em diferentes áreas, além de nivelar o conhecimento entre profissionais do mesmo ramo. 

Ao aproximar esse conhecimento da área de Desenvolvimento de Software, por exemplo, podemos dizer que caso o usuário saiba fazer as perguntas corretas, podem ser criadas bibliotecas de diferentes linguagens, atalhando assim a curva de novos aprendizados.

Além de criar bibliotecas novas, a ferramenta permite converter as suas bibliotecas particulares e já conhecidas para outras linguagens, fazendo com que o seu código já consolidado possa ser reaproveitado em outras tecnologias. Entretanto, o ChatGPT não só converte, ele também analisa. 

Quem nunca trabalhou em um código onde o nome das variáveis não significava nada e, por isso, ficou um pouco perdido ao tentar entender sua função? Se você é desenvolvedor, certamente já vivenciou essa situação, e nesse caso em específico o ChatGPT pode ser um grande aliado. Veja o exemplo abaixo:

Agora, verifique a resposta do ChatGPT:

Como Usar

É claro que para evoluir em questões mais avançadas, ter um conhecimento teórico prévio será sempre importante. A tendência é que com o aumento do uso dessas ferramentas, as próprias evoluam e tragam ainda mais benefícios para os seus usuários. 

Entretanto, é importante ressaltar que o ChatGPT não é considerado uma ferramenta específica para a TI. Conforme sua definição, ela é uma IA conversacional e pode ser utilizada em diferentes áreas. Por exemplo, pense que você é um profissional de RH e precisa entrevistar um candidato para uma determinada vaga, mas não possui os conhecimentos técnicos necessários, e precisa de sugestões sobre o que perguntar na entrevista. 

Lembre-se que esse é apenas um exemplo. Se você realmente for entrevistar alguém é essencial ter algum conhecimento técnico específico, além de saber que tipo de perfil de pessoa colaboradora se está buscando. Mas, isso não significa que esse tipo de ferramenta não possa ser utilizada para buscar aprofundamento em um determinado assunto. 

Pensando nisso, para quem está conhecendo o ChatGPT agora, compartilho algumas opções de uso: 

  • Analisar e revisar códigos; 
  • Escrever textos, redações e discursos; 
  • Ajudar a planejar tarefas; 
  • Auxiliar na criação de conteúdo. 

Originalidade Também Importa

Vale lembrar que essa ferramenta surgiu para contribuir e auxiliar nas tarefas do dia a dia. Porém, a capacidade de discernir aquilo que é útil do que não é vai muito além do nosso senso crítico. E é justamente isso que irá ajudar na sua evolução. 

Por falar em evolução, junto com esse avanço tecnológico surgiram outras discussões como, por exemplo, a dos direitos autorais. Já que o ChatGPT é capaz de criar conteúdo, de quem é a autoria dessas publicações? 

Esse tipo de questionamento também permeia o universo de outras tecnologias, como o criador de imagens Stable Diffusion. Provavelmente, outros debates irão aparecer ao longo do tempo, já que temas que envolvem Inteligência Artificial ainda são muito recentes. 

Ficaremos atentos para produzir novos conteúdos e trazer esses debates para você! 

Foto do autor

Eduardo Ughini

Formado em Análise de Sistemas pela PUCRS, trabalha com tecnologia da informação desde 1996. Especialista em .NET, integra a equipe da SoftDesign a mais de 13 anos. Possui as certificações: MCPO, MCP e MCTS.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?