A parceria entre Eu Doutor e SoftDesign começou em setembro de 2020, quando o dentista Renan Gressler Reis nos procurou com uma ideia. O founder e CEO da startup estava em busca de um parceiro que pudesse lhe ajudar a pensar sobre o seu negócio: usuários, concorrentes, fornecedores e tecnologias. Ele havia observado, por meio do trabalho em seu consultório, uma oportunidade de melhorar e facilitar a gestão de compras de produtos, insumos e equipamentos odontológicos.
Conversamos com Renan para entender melhor essa ideia, saber como foi o trabalho de Concepção realizado, e explorar objetivos futuros da Eu Doutor. Convidamos você a assistir ao vídeo abaixo ou, se preferir, ler o artigo a seguir.
Por meio da Eu Doutor, dentistas poderão adquirir produtos, insumos e equipamentos com diversos fornecedores. O aplicativo oferecerá comparação de preços e, a partir do primeiro uso, os dados de compra ficarão centralizados e a informação será disponibilizada para auxiliar em futuras decisões.
“Com o histórico de compras, nós conseguimos predizer quais produtos estão mais caros, qual o melhor momento para a compra, quais insumos irão acabar, quais podem ser comprados em grande quantidade sem risco de vencimento, etc. Dessa forma, estamos contribuindo para economizar onde é possível e, assim, permitir que os dentistas possam investir até mesmo em produtos superiores e diretamente relacionados ao bem-estar do paciente”, explicou Renan.
O aplicativo torna visível a importância de controlar gastos em uma área que aumenta a cada ano no Brasil. De 2010 a 2018, o número de dentistas ativos no país cresceu 42,27% e, em 2020, somavam 331.502 profissionais (dados do Conselho Federal de Odontologia). Isso demonstra a relevância do produto digital pensado para solucionar a dor de um nicho específico.
Os profissionais de saúde, de uma forma geral, possuem um conhecimento muito específico na sua área de atuação, relacionada efetivamente ao cuidado com as pessoas; mas não dispõem de expertise em gestão de negócios. No caso dos dentistas, isso significa que a maioria tem uma visão global dos gastos do consultório, porém não consegue se aprofundar no controle de questões administrativas ou contábeis – até porque, a prioridade é dedicar-se ao atendimento dos clientes.
Para prestar seu serviço, tais profissionais possuem necessidades de compra diversas: existem equipamentos que serão utilizados por um tempo maior e, por consequência, sua compra será esporádica; e existem produtos de uso frequente, que precisarão ser adquiridos mensalmente. Esses últimos, justamente, possuem uma grande variação de preços, e podem representar maior ou menor gasto para o negócio. De acordo com Renan:
“A Eu Doutor surgiu a partir do momento em que eu percebi que fazer a comparação de preços entre diferentes distribuidores resultou em uma importante economia. Acompanhei durante um ano duas clínicas, e os dados nos mostraram a redução de 18% nos gastos totais. Então ali eu percebi que havia uma dor, e uma oportunidade de trazer uma tecnologia mais acessível para deixar esse processo de gestão de compras automático, fluido”.
Com a ideia em mãos, a startup Eu Doutor participou de Programas de Aceleração no SEBRAE e no TECNOPUC. Essa experiência possibilitou testes de mercado No-Code para avaliar se a oportunidade realmente existia e se as hipóteses levantadas faziam sentido na prática.
“Nós tivemos alguns MVPs de sucesso, testando produtos com o menor esforço possível. Por exemplo: usamos um aplicativo de comunicação por mensagens, por meio do qual nos reuníamos com grupos de dentistas para comprar listas de produtos. Nesse processo, testamos o interesse de profissionais de saúde em adquirir em conjunto um volume maior, para economizar e entregar ao distribuidor uma oferta de faturamento mais alta. A ideia deu certo, só que dessa forma não havia controle de cadastros de profissionais, de meios de pagamento, etc”, comentou Renan.
Neste momento, o founder e CEO entendeu que precisava de um parceiro de tecnologia para apoiar o projeto e desenvolver o aplicativo. Ele queria um time de profissionais com competências complementares e esse foi um dos motivos que o fez escolher pela SoftDesign. Além disso, destacou:
“O que também chamou a minha atenção foi que é quase um processo seletivo para que o produto seja desenvolvido pelo time da SoftDesign, e isso é muito legal. Antes do Desenvolvimento, há a Concepção, onde a ideia é esmiuçada e tudo fica muito claro por meio de uma metodologia adequada e organizada”.
No primeiro contato conosco, Renan estava decidido a iniciar naquele momento o Desenvolvimento do Software. Entretanto, conversando com o time da SoftDesign, o dentista percebeu que era preciso definir e detalhar características do produto antes de construí-lo. Questões como, por exemplo, como seria a segurança do aplicativo, quais bancos de dados seriam utilizados e quais as tecnologias mais adequadas para o produto precisavam ser respondidas.
“Foi muito importante realizar a Concepção para que o time de desenvolvimento pudesse entender o meu produto; para que a nossa comunicação ficasse clara; e, principalmente, para simplificar e evitar retrabalho na fase de Desenvolvimento. Por meio desse trabalho, me senti mais seguro para tomar as melhores decisões e apresentar meu projeto de uma forma mais clara para os stakeholders” explicou Renan.
O time de Concepção da SoftDesign é composto por Product Managers, Product Owners e Designers com grande experiência de mercado e em desenvolvimento de produtos digitais. Durante o trabalho com a Eu Doutor, que durou cinco semanas, foram realizadas as etapas de Ideação, Pesquisa, Proposição de Valor, Jornadas e Protótipos, Definição de Tecnologias e Planejamento do MVP.
Dentre essas, duas ganharam destaque: a Pesquisa e a Proposição de Valor. A primeira porque promoveu segurança na tomada de decisão sobre o que desenvolver e como desenvolver; e a segunda porque, por meio da abordagem Árvore de Oportunidades, permitiu a criação de um Modelo de Negócios viável, focado no propósito da startup. Renan ressaltou:
“No início do projeto, a gente quer entregar para o cliente uma infinidade de soluções. A oportunidade de desenvolver pesquisas com profissionais que já tem essa expertise simplificou o nosso produto, pois estávamos tentando resolver dores que não eram a dor principal do nosso usuário. Além disso, o estudo sobre a Proposição de Valor nos mostrou as soluções possíveis, os pontos positivos e negativos de cada oportunidade, e nos deu segurança para tomar as decisões necessárias com base em dados”.
Já nas etapas finais da Concepção, de Definição de Tecnologias e Planejamento do MVP, foram escolhidas as stacks adequadas para o projeto, e houve a definição sobre as prioridades de Desenvolvimento: o backlog do produto foi estruturado e as sprints foram programadas.
Com a Concepção finalizada, a startup é outra. Houve um crescimento corporativo devido às metodologias aprendidas, de Design Thinking e Lean Startup, que continuarão sendo utilizadas. Ainda, o aplicativo será desenvolvido focando-se em comparação de preços e informações que auxiliem os dentistas na tomada de decisão.
“Estamos realizando testes de mercado e trabalhando na maturidade da empresa para, em seguida, buscar investimento. Agora que já sabemos o que precisamos desenvolver, como faremos isso e quanto irá custar, é mais fácil atrair sócios-investidores para o projeto. Eu acredito que o produto entre no mercado no final deste ano, início de 2022” salientou Renan.
Ao final da nossa conversa, Renan fez questão de pontuar que na criação de um novo negócio, é essencial buscar conhecimento com parceiros que já tenham passado por esse processo e que possam trazer métodos de avaliação. A curva de aprendizado no universo de produtos digitais é muito grande e tentar resolver tudo sozinho é subestimar a importância de áreas como a tecnologia. O founder e CEO da Eu Doutor completou:
“Quero incentivar a todos que busquem melhorar suas dores, que não fiquem achando que as coisas serão sempre do mesmo jeito. Se não tomarmos o protagonismo, como iremos fazer um Brasil melhor, nossa vida melhor? Quem vai resolver? Sempre outras pessoas? Quero motivar todos a acreditarem em suas ideias”.
Quer ajuda para tirar a sua ideia do papel? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato! Ah, e se você ainda tem dúvida se a Concepção é ideal para o seu negócio, leia o artigo do nosso CEO Osmar A. M. Pedrozo.
Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.
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30 de setembro de 2024
2 de agosto de 2022