PT | EN

SoftDesign + Miotec: uma plataforma de dados para fisioterapeutas

Por 30/01/2023 22/04/2024 5 minutos

A Miotec é uma empresa da área de saúde que desenvolve software, equipamentos biomédicos e de realidade virtual. Há 20 anos no mercado, foi fundada para auxiliar profissionais que lidam com desenvolvimento humano e encontram dificuldades para mensurar informações e tomar decisões. 

Seu principal produto é um sensor de eletromiografia que quantifica informações de dados musculares. Ele capta a atividade elétrica dos músculos, tanto de contração quanto de relaxamento, e apresenta tais dados ao profissional de saúde. 

Para impulsionar a inovação de seu produto, em 2019, a Miotec uniu forças com a SoftDesign para criar o Mioflux, um equipamento que, conectado a esse sensor, fosse capaz de medir o volume e o fluxo urinário. O objetivo era apoiar fisioterapeutas pélvicos na análise e tratamento de crianças com dificuldades urinárias, pessoas em pós-operatório e adultos com disfunções miccionais. 

Conversamos com Fabiano Ergoni, CEO & Founder da Miotec, para saber mais sobre os desafios e conquistas dessa trajetória. Assista ao vídeo abaixo e conheça a história do Mioflux.

Por que trabalhar com a SoftDesign?

A Miotec tinha um Calcanhar de Aquiles: a retenção de talentos.  A empresa montava equipes internas, de hardware e software, para desenvolver seus equipamentos. Porém, em alguns meses, os profissionais deixavam a empresa e levavam consigo o conhecimento sobre os produtos. 

Fabiano Ergoni, CEO e Founder da Miotec, entendeu que esse problema não deveria ser seu e que, como empreendedor, precisava se dedicar aos objetivos do negócio e ao lançamento de novos produtos. Ao conversar com a SoftDesign, sentiu-se seguro com a transparência da empresa: 

“O Osmar (A. M. Pedrozo) conseguiu me escutar e entender qual era a minha visão de futuro para a Miotec. Ele não quis me vender um produto pronto, ele me ofereceu uma solução passível de ser ampliada nos próximos anos, e me alertou sobre a importância de fazer um investimento consciente”. 

Um Processo Criativo de Planejamento

Com a parceria concretizada, o primeiro passo foi dar início a Concepção, processo criativo que a SoftDesign realiza desde 2016. Seu intuito é estabelecer os objetivos do projeto, planejar o desenvolvimento e definir o investimento necessário. 

Inicialmente, a ideia do Mioflux era bastante ampla: uma plataforma que pudesse receber diversos aplicativos e atender os mais diferentes tipos de hardware. Mas, por meio de pesquisas de mercado e realizadas com profissionais de saúde, foi possível entender quais eram as efetivas dores e necessidades das personas.  

Dessa forma, requisitos técnicos e de design foram priorizados para o primeiro MVP (Mínimo Produto Viável). A equipe de Designers da SoftDesign criou os protótipos do produto, com foco em uma interface fácil e intuitiva. Já a Product Manager, em parceria com o time de desenvolvimento, se debruçou sobre as estimativas de backlog e estratégia de releases.

Parte da Concepção do Mioflux. Fonte: SoftDesign.

Foco no Desenvolvimento da Plataforma

Enquanto o time da Miotec trabalhou no hardware, a equipe da SoftDesign desenvolveu o software. Um protocolo de comunicação foi criado em parceria, para que a transação de informações tivesse a melhor performance.  

O time da SoftDesign optou pelo desenvolvimento com Electron, tecnologia web multiplataforma; e utilizou o React para criar as interfaces. A visualização dos gráficos foi feita em D3.js, e a sua criação em tempo real utiliza HTML5 associado ao Canvas. O banco de dados escolhido foi NeDB, pois ele é leve e possibilita o trabalho com documentos (os exames). 

Seguindo o Método Ágil, reuniões quinzenais foram realizadas, nas entregas das sprints, para alinhamentos e correções de rota. Por meio da ferramenta Jira, todos puderam acompanhar diariamente a evolução e velocidade do trabalho. Para Fabiano: 

“Tudo isso deu transparência, tanto para os gestores da Soft quanto para nós, investidores do projeto. Assim foi possível corrigir problemas rapidamente, e conseguimos alcançar o nosso objetivo. O produto já está no mercado e temos recebido muitos elogios”. 

Funcionalidade do Mioflux. Fonte: SoftDesign.

O Futuro do Mioflux

O Mioflux é uma espécie de balança, com um copo medidor, conectada ao sensor de eletromiografia (hardware). Quando o paciente urina neste equipamento, ele mede o tempo para cair a primeira gota, o volume e o fluxo urinário; e transmite esses dados ao sistema (software).  

Com essas informações, o fisioterapeuta prescreve o tratamento adequado, que muitas vezes pode ser realizado com o auxílio do Mioflux. Isso porque o equipamento também possui um biofeedback visual: uma tela com círculos coloridos que o paciente pode acompanhar para aprender a relaxar ou a contrair o músculo pélvico. 

Centenas de fisioterapeutas já possuem o equipamento em seus consultórios. Em um diálogo constante com os usuários, a Miotec recebe feedback e trabalha na evolução do produto. 

O próximo passo é estender o atendimento ao domicílio, pois muitas pessoas não se sentem confortáveis para urinar em consultórios. Pensando nisso, um aplicativo será desenvolvido em breve, e possibilitará o envio de informações entre paciente e pessoa profissional de saúde. 

Nós, seguiremos trabalhando junto a Miotec para apoiar a concretização do seu manifesto: tirar os atendimentos da subjetividade por meio de tecnologia.  

Vamos desenvolver o seu aplicativo, plataforma ou sistema? Preencha o formulário abaixo!

Vamos conversar?

Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Estrategista Digital, especialista em Marketing Digital e Branding. É graduada em Jornalismo (UCS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Growth Marketing, Search Engine Marketing, Inbound Marketing e Content Marketing.

Posts relacionados

3 de abril de 2024

Como produtos financeiros transformam a experiência do usuário

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

1 de abril de 2024

TDC Summit Inteligência Artificial: insights da edição 2024  

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

26 de março de 2024

Cultura data-driven: alavancando produtos com análise de dados

    Desenvolvimento de Software
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?