Loading Softdesign

Time SoftDesign no TDC 2019 (POA)

Micaela L. Rossetti
por Micaela em 24/10/2019
5 minutos de leitura

De 27 a 30 de novembro, Porto Alegre receberá mais uma edição do The Developer’s Conference, TDC 2019. O evento, que é o maior relacionado à desenvolvimento de software no Brasil, reúne palestrantes, empresas e patrocinadores para discutir os tópicos mais importantes da área de acordo com as necessidades locais e internacionais.

Na capital gaúcha, o TDC acontecerá no Campus Zona Sul da UniRitter e contará com mais de 50 Trilhas. Dessas, cinco terão a participação de colaboradores da SoftDesign, que irão apresentar ao público experiências e aprendizados colhidos durante a execução de projetos na empresa.

Design, Agilidade e Tecnologia para apoiar a Transformação Digital

Nosso CEO, Osmar A. M. Pedrozo explicará que a transformação digital se torna cada vez mais premente para as empresas devido às pressões causadas por: (a) surgimento cada vez mais veloz de novas tecnologias; (b) competição com novos negócios, mais disruptivos; e (c) pressão dos clientes pela expectativa de novas experiências de uso. Nesse sentido, ele proporá três pontos chave que precisam ser fortalecidos dentro dos times de TI para apoiar as organizações na sua transformação digital: design, agilidade e tecnologia. Na palestra, Osmar quer compartilhar seu conhecimento sobre como esses três pilares são críticos e podem ser o ponto de falha ou de fortalecimento de uma transformação digital.

Serviço: Trilha Transformação Digital e Inovação, 28 de novembro, 10:10h.

Empatia como habilidade técnica

Já a Product Owner Iris Ferrera abordará a empatia para explicar que nem sempre o aspecto funcional de um time de desenvolvimento e seus formatos técnicos – comprovados como eficientes para compor uma entrega ágil de valor – são as únicas possíveis razões para o mal andamento de um projeto: o problema pode estar na calibragem empática. Por isso, Iris propõe uma pausa para refletir até onde vai a técnica e como enxergar o outro que está recebendo as demandas ágeis do dia a dia. Afinal, a academia não disponibiliza cadeiras para esse tipo de formação e entender o outro, seu contexto e necessidades é importante para juntos criar soluções de valor.

Serviço: Managemente 3.0 e Gestão Ágil, 28 de novembro, 11:10h.

Dual Track na Prática? Nós temos!

A Product Owner Iris Ferrera fará ainda outra palestra, ao lado da UX/UI Designer Natália Franciele de Oliveira. Elas querem mostrar que o Dual Track é possível e, para isso, irão contar a história de como estão conseguindo entregar um produto aderente, moderno e valoroso; orquestrando um ambiente colaborativo, o envolvimento do time e dos stakeholders na concepção do produto e na cocriação dos requisitos e, ainda, de quebra, mantendo os desenvolvedores e Q.A.s engajados na causa!

Serviço: Trilha Agile, 30 de novembro, 11:10h.

10 aprendizados com a Concepção de Produtos Digitais

A UX/UI Designer Gabriela Sombrio e a Product Manager Karina Hartmann também participarão do TDC e irão compartilhar os aprendizados que obtiveram ao realizar mais de duzentas concepções de produtos e serviços digitais para startups, scale-ups e empresas consolidadas de diferentes portes. Durante tal processo, elas exploraram ideias, fizeram pesquisas, amadureceram modelos de negócio e estruturaram soluções digitais. Na palestra do TDC, Gabriela e Karina irão apresentar Nosso Método de trabalho e mostrar o quanto evoluíram nos últimos cinco anos.

Serviço: Trilha de Design Thinking, 30 de novembro, 12:10h.

Consultar Dados da Blockchain Ethereum usando o Graph

Por fim, a desenvolvedora Letícia Pillar Lisboa falará sobre o Graph, que é um protocolo descentralizado para indexar e consultar dados de blockchains. As propriedades da blockchain, como finalidade, reorganizações da cadeia ou blocos não fechados, complicam ainda mais esse processo e tornam não apenas demorado, mas conceitualmente difícil recuperar os resultados corretos da consulta dos dados da blockchain. O Graph resolve isso com um serviço hospedado que indexa dados de blockchain, permitindo a consulta dos dados com uma API GraphQL.

Serviço: Trilha Blockchain, 30 de novembro, 15:10h.

TDC Porto Alegre

Os ingressos para o TDC 2019 (POA) estão à venda neste link. Ah, e fique de olho no nosso blog para saber como foi a participação dos nossos colaboradores no evento!