fbpx

vamos conversar?

Aplicativos Lite: leveza e adaptação para celulares

Tempo de leitura: 7 minutos

Se o seu celular trava constantemente e encerra atividades durante o uso, isso pode significar que os aplicativos instalados estejam ultrapassando a capacidade de recursos do seu aparelho (memória, processamento e bateria), deixando-o lento e com baixa performance. Para solucionar esse problema, os Aplicativos Lite podem ser uma boa opção, pois economizam espaço e aumentam a autonomia da bateria.

Os Aplicativos Lite são versões mais leves de apps, e são comuns em aplicativos bastante conhecidos como Facebook, Messenger, Instagram, Spotify, TikTok e Uber. Eles possuem funções semelhantes e entregam ao usuário final uma aplicação com mudanças no design e nos recursos; entretanto, a versão mais simplificada não impacta nas funcionalidades essenciais dos apps. A versão oficial do aplicativo do Facebook, por exemplo, possui 290 MB, enquanto o Facebook Lite possui 1,6 MB.

Pensando nisso, na hora de programar e codificar novos aplicativos Android e iOS, a pessoa desenvolvedora mobile deve buscar o equilíbrio entre memória, funcionamento do processador e durabilidade da bateria; sem esquecer de considerar a jornada do usuário. Criar uma versão com o mínimo possível de recursos, sem comprometer a experiência, pode ser o segredo do sucesso para atender diferentes necessidades, oriundas de smartphones que variam entre os modelos mais básicos e os mais potentes.

O lado bom

De acordo com Maurício Freitas, desenvolvedor mobile da SoftDesign, a principal meta dessa versão é aliviar a utilização do hardware. Logo, entre os benefícios dos Aplicativos Lite estão a redução do número de recursos exigidos e a criação de aplicativos compatíveis com versões anteriores aos sistemas operacionais dos celulares atuais. “Em relação ao app oficial, a versão Lite torna-se uma opção mais leve, que também pode ser utilizada em aparelhos mais antigos. A versão Lite possui todas as funções básicas de um determinado aplicativo, sendo que alguns recursos são mais limitados justamente para não exigir muito do hardware”, explica.

Freitas ressalta que na SoftDesign, o processo de desenvolvimento de aplicativos sempre leva em consideração o desempenho do hardware. Quando é necessário inserir fotos, por exemplo, a preferência é pelos formatos vetoriais e não por versões JPG, já que o objetivo é reduzir o espaço ocupado pelo aplicativo no aparelho do usuário final. “Com o passar dos anos e com a expansão do hardware nos celulares, esse tipo de cuidado, por muitas vezes, acaba sendo deixado de lado por alguns desenvolvedores. Entretanto, precisamos ter muita atenção na hora de desenvolver aplicativos que exijam mais recursos do hardware e do software, visto que mesmo num aparelho potente e atual é possível verificar impactos negativos na performance do smartphone, além do consumo excessivo de dados móveis”.

O cuidado ao desenvolver apps para Android e iOS deve ser igual. Porém,  cada plataforma possui suas diretrizes. Para o desenvolvedor mobile, ambos devem consumir o mínimo possível dos recursos de hardware e software. “Quando o usuário possui um smartphone com pouca memória, essa rotina de remover e trocar aplicativos é constante, seja num sistema operacional Android ou iOS, pois já não há espaço para downloads. Então começam os questionamentos: qual app devo deletar? O que eu utilizo pouco ou o que irá liberar mais espaço? Nesses casos, baixar as versões Lite pode ser uma boa solução”, orienta.

O lado ruim

Uma das principais limitações dos Aplicativos Lite é que a maioria deles é disponibilizada apenas para o sistema operacional Android. Ou seja, nesse contexto e para esses usuários específicos será mais fácil encontrar as versões leves dos aplicativos oficiais. De acordo com Freitas, parte disso ocorre por não haver aderência suficiente por parte dos usuários de aplicativos Lite na Apple Store. Essa foi uma das causas apontadas para a descontinuidade do Facebook Lite para iOS, por exemplo.

Outro ponto negativo dos Aplicativos Lite é que algumas funcionalidades encontradas em apps oficiais podem não estar disponíveis nas versões mais leves e simplificadas. Esse pode ser o caso de alguns aplicativos que incluem atividades de mobilidade, pois para deixar o app mais leve, mapas e percursos podem ser retirados, impedindo o acompanhamento de informações em tempo real. O Uber Lite, por exemplo, que possui apenas 5MB, pode ser baixado e utilizado sem wifi e funciona na maioria dos aparelhos com sistema operacional Android. Entretanto, possui funcionalidades reduzidas.

uber lite

Aplicativo Uber Lite. Fonte: https://www.uber.com/br/pt-br/u/uber-lite-app/ 

 

Se a experiência de uso completa e o design de interface são cruciais para você, a utilização de Aplicativos Lite pode não ser a melhor opção a longo prazo, principalmente quando ter à disposição todos os recursos e funções são fatores inegociáveis. Tenha em mente, que essas versões mais leves e simplificadas são mais utilitárias e servem para solucionar problemas pontuais dos usuários que possuem aparelhos antigos, com menor desempenho e memória.

Aplicativo Uber Oficial

Aplicativo Uber Oficial. Fonte: App Store.

Precisa de ajuda para desenvolver um app mais leve e democrático?

Na SoftDesign, construímos aplicativos e sistemas otimizados que consideram a experiência e a necessidade dos usuários. Atuamos no desenvolvimento rápido de apps para startups testarem ideias e na construção de apps robustos para empresas consolidadas.

Além disso, trabalhamos com equipes multidisciplinares, guiadas por Métodos Ágeis, que podem te ajudar a planejar um modelo de negócios mais sustentável e colaborativo, por meio do nosso serviço de Concepção. Preencha o formulário abaixo para que possamos conversar sobre a criação do seu app.


Sugestões ou críticas para nosso blog? Entre em contato pelo endereço mkt@softdesign.com.br.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Deseja receber novidades sobre

DESIGN, AGILIDADE e TECNOLOGIA?

SoftDesign