PT | EN
Publicado dia 13 de novembro de 2023

4 Razões Imperdíveis Para Participar da Web Summit 2023

| Tempo de leitura 7 minutos Tempo de leitura 7 minutos
4 Razões Imperdíveis Para Participar da Web Summit 2023

A Web Summit 2023 está prestes a começar, e pensando nisso separamos quatro motivos pelos quais essa é considerada uma das maiores conferências do mundo. Para isso, realizamos uma curadoria especial para reunir o que há de melhor na edição deste ano. Lembramos que o nosso olhar é o de uma empresa de TI inovadora. Logo, se você pertence ao universo do desenvolvimento de software e dos produtos digitais, esse é o lugar certo para ficar por dentro de tudo que irá acontecer no maior evento de tecnologia da Europa.

Desde 2019, participamos da conferência com a missão de identificar as últimas tendências e oportunidades do mercado global, a fim de trazer insights valiosos para nossos times ágeis e clientes. Realizada em Lisboa, a Web Summit 2023 pretende reunir mais de 71 mil pessoas, oriundas de 160 países. Saiba mais no trailer oficial!

1. Aprendizado e Conteúdo de Qualidade

Uma das principais razões para participar da Web Summit 2023 é o time de especialistas e CEOs que integram o cronograma de palestras, que ocorrem de 14 a 16 de novembro. Na edição 2023, o futuro das Fintechs, a Revolução da Inteligência Artificial e o Desenvolvimento de Software as a Service (SaaS) estão entre os principais debates da programação. Confira abaixo nossa curadoria especial composta por painéis que você não pode perder:  

  • No dia 14 de novembro, Andrew McAfee, Cientista Pesquisador do MIT, sobe ao palco central para apresentar o painel How do we regulate AI? Sabemos que à medida que o desenvolvimento da Inteligência Artificial avança, tentativas para sua regulamentação tornam-se cada vez mais necessárias. Pensando nisso, essa sessão irá discutir como a IA deve ser regulamentada e qual é o impacto que isso terá na área de Tecnologia. 
  • Também no primeiro dia, Albert Wenger (Union Square Ventures) e Lucinda Shen (Axios) abordam a queda do financiamento de capital de risco em 2022, e o atual estado do mercado na palestra The great reset: The VC market in 2024.  
  • Já no dia 15 de novembro, o painel Building your SaaS product from the ground up reúne os CEOs Russ Whitman (Nodesource), Britta Muzyk-Tikovsky (Capscovil) e Liudas Kanapienis (Ondato) para debater como produtos são cruciais para promover a Transformação Digital em uma escala global.  
  • Outra palestra imperdível no segundo dia é Why tech and data is more important than ever que irá explorar a importância da tecnologia e dos dados para impulsionar a inovação e a eficiência de soluções digitais. 
  • Já no dia 16, a dica é conferir o painel The dynamic duo of software and AI que irá abordar como essa relação simbiótica aumenta a produtividade e expande possibilidades de negócios na Era Digital. 

2. Networking & Negócios 

Além de ser o local ideal para buscar conhecimento, a Web Summit 2023 também é o ponto de encontro de grandes empresas e líderes mundiais. Afinal, a conferência reúne mais de 71 mil pessoas – incluindo 800 speakers, 900 investidores e 2.600 startups – com os mais diversos interesses e áreas de atuação como, por exemplo, Finanças, Saúde e Energia.

Ou seja, uma oportunidade imperdível para fazer novas conexões e firmar negócios e parcerias que contribuam para a escalabilidade e internacionalização de negócios digitais. Além disso, a capital portuguesa é reconhecida como um grande polo de startups e possui um ecossistema em expansão, apontado pelo mercado como o novo Vale do Silício.

Logo, visite o estande da iniciativa Startup Lisboa, principal incubadora tecnológica da cidade, que fomenta a criação de projetos inovadores. Se você busca networking também não deixe de participar do Night Summit, programação alternativa que ocorre em bares e restaurantes da cidade para estimular a conexão dos participantes da conferência com a cultura e o mercado local. 

3. Novas Referências e Fontes de Inspiração 

O cronograma de palestras da Web Summit 2023 é composto por mais de 400 painéis e aproximadamente 20 trilhas de conhecimento. Entre elas: SaaS Monster, Planet & Tech, Growth, Future Societies e Startups Roundtables. Além disso, Marketing, Desenvolvimento Beck-End, Data Science, Mudanças Climáticas, Liderança, Hardware e Robótica são apenas alguns dos trending topics desta edição. 

Isso significa que você terá amplo acesso a referências e inspirações de tudo o que acontece de mais moderno e inovador no mercado mundial. Portanto, prepare seu notebook ou bloco de notas e lembre-se de apontar todas essas informações e insights valiosos que serão compartilhados pelos especialistas.

Aproveite o evento também para observar como os seus possíveis concorrentes e demais empresas se posicionam, considerando estratégias de negócio, branding e design. Para isso, visite os milhares de estandes espalhados pelos pavilhões da Altice Arena, recolha materiais gráficos informativos e converse com empreendedores de outros países, em busca de ideias e novas estratégias de Go-To-Market, por exemplo. 

4. Tendências e Inovação

Por ser a maior conferência de tecnologia da Europa é totalmente natural que a inovação seja o pilar que sustenta a programação da Web Summit 2023. Por isso, esteja alerta em relação aos debates que irão refletir o futuro das empresas, dos modelos de trabalho e, claro, da sociedade como um todo.

No universo dos produtos digitais é crucial acompanhar as tendências que movem o mercado, a fim de construir soluções que realmente simplificam a vida das pessoas. Sendo assim, ao longo do evento não deixe de pensar nos usuários que utilizam aplicativos, plataformas e sistemas, e em como as tendências apresentadas na conferência podem impactar a inovação e a escalabilidade do seu negócio.

Permita-se conhecer novas culturas, comportamentos de consumo, linguagens de programação, frameworks e ferramentas. Além disso, prepare-se para interagir com robôs. Sim! As pessoas costumam encontrá-los circulando pelo evento em diversas formas, funções e contextos. Em síntese, a Web Summit 2023 é um convite para você experienciar o futuro.     

Fonte: Web Summit

A revolução do software e da IA já começou! 

Chefes de Estado, lideranças políticas e fundadores de grandes empresas debateram amplamente temas como ESG, Low-Code e Trabalho Remoto em edições anteriores. Ao analisarmos o cronograma deste ano, identificamos que a Inteligência Artificial volta a assumir os holofotes da programação, assim como ocorreu na primeira edição da Web Summit Rio, realizada no Brasil durante o mês de maio.

Em meio a um cenário de guerras, incertezas econômicas, políticas e climáticas, sabemos que a tecnologia é mais importante do que nunca para a estratégia de empresas e países. Portanto, a hora certa para buscar inovação e Transformação Digital é agora. Mesmo em tempos de Crise, nossa sociedade moderna continua em um constante processo de adaptação e transformação, e as empresas que desejam prosperar no futuro precisam adotar essa mesma mentalidade adaptativa para sobreviver.

Pensando nisso, na SoftDesign acreditamos que fazer parte de eventos como a Web Summit 2023 nos torna ainda mais capacitados para guiar a jornada de inovação de startups, scale-ups e corporates.

Vamos conversar sobre inovação e desenvolvimento de soluções digitais? Se você precisa de ajuda para inovar com segurança, design, agilidade e tecnologia entre em contato com o nosso time de especialistas por meio do formulário abaixo!   

Vamos conversar?

Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?