PT | EN

4 Razões Imperdíveis Para Participar da Web Summit 2023

Por 13/11/2023 22/04/2024 7 minutos

A Web Summit 2023 está prestes a começar, e pensando nisso separamos quatro motivos pelos quais essa é considerada uma das maiores conferências do mundo. Para isso, realizamos uma curadoria especial para reunir o que há de melhor na edição deste ano. Lembramos que o nosso olhar é o de uma empresa de TI inovadora. Logo, se você pertence ao universo do desenvolvimento de software e dos produtos digitais, esse é o lugar certo para ficar por dentro de tudo que irá acontecer no maior evento de tecnologia da Europa.

Desde 2019, participamos da conferência com a missão de identificar as últimas tendências e oportunidades do mercado global, a fim de trazer insights valiosos para nossos times ágeis e clientes. Realizada em Lisboa, a Web Summit 2023 pretende reunir mais de 71 mil pessoas, oriundas de 160 países. Saiba mais no trailer oficial!

1. Aprendizado e Conteúdo de Qualidade

Uma das principais razões para participar da Web Summit 2023 é o time de especialistas e CEOs que integram o cronograma de palestras, que ocorrem de 14 a 16 de novembro. Na edição 2023, o futuro das Fintechs, a Revolução da Inteligência Artificial e o Desenvolvimento de Software as a Service (SaaS) estão entre os principais debates da programação. Confira abaixo nossa curadoria especial composta por painéis que você não pode perder:  

  • No dia 14 de novembro, Andrew McAfee, Cientista Pesquisador do MIT, sobe ao palco central para apresentar o painel How do we regulate AI? Sabemos que à medida que o desenvolvimento da Inteligência Artificial avança, tentativas para sua regulamentação tornam-se cada vez mais necessárias. Pensando nisso, essa sessão irá discutir como a IA deve ser regulamentada e qual é o impacto que isso terá na área de Tecnologia. 
  • Também no primeiro dia, Albert Wenger (Union Square Ventures) e Lucinda Shen (Axios) abordam a queda do financiamento de capital de risco em 2022, e o atual estado do mercado na palestra The great reset: The VC market in 2024.  
  • Já no dia 15 de novembro, o painel Building your SaaS product from the ground up reúne os CEOs Russ Whitman (Nodesource), Britta Muzyk-Tikovsky (Capscovil) e Liudas Kanapienis (Ondato) para debater como produtos são cruciais para promover a Transformação Digital em uma escala global.  
  • Outra palestra imperdível no segundo dia é Why tech and data is more important than ever que irá explorar a importância da tecnologia e dos dados para impulsionar a inovação e a eficiência de soluções digitais. 
  • Já no dia 16, a dica é conferir o painel The dynamic duo of software and AI que irá abordar como essa relação simbiótica aumenta a produtividade e expande possibilidades de negócios na Era Digital. 

2. Networking & Negócios 

Além de ser o local ideal para buscar conhecimento, a Web Summit 2023 também é o ponto de encontro de grandes empresas e líderes mundiais. Afinal, a conferência reúne mais de 71 mil pessoas – incluindo 800 speakers, 900 investidores e 2.600 startups – com os mais diversos interesses e áreas de atuação como, por exemplo, Finanças, Saúde e Energia.

Ou seja, uma oportunidade imperdível para fazer novas conexões e firmar negócios e parcerias que contribuam para a escalabilidade e internacionalização de negócios digitais. Além disso, a capital portuguesa é reconhecida como um grande polo de startups e possui um ecossistema em expansão, apontado pelo mercado como o novo Vale do Silício.

Logo, visite o estande da iniciativa Startup Lisboa, principal incubadora tecnológica da cidade, que fomenta a criação de projetos inovadores. Se você busca networking também não deixe de participar do Night Summit, programação alternativa que ocorre em bares e restaurantes da cidade para estimular a conexão dos participantes da conferência com a cultura e o mercado local. 

3. Novas Referências e Fontes de Inspiração 

O cronograma de palestras da Web Summit 2023 é composto por mais de 400 painéis e aproximadamente 20 trilhas de conhecimento. Entre elas: SaaS Monster, Planet & Tech, Growth, Future Societies e Startups Roundtables. Além disso, Marketing, Desenvolvimento Beck-End, Data Science, Mudanças Climáticas, Liderança, Hardware e Robótica são apenas alguns dos trending topics desta edição. 

Isso significa que você terá amplo acesso a referências e inspirações de tudo o que acontece de mais moderno e inovador no mercado mundial. Portanto, prepare seu notebook ou bloco de notas e lembre-se de apontar todas essas informações e insights valiosos que serão compartilhados pelos especialistas.

Aproveite o evento também para observar como os seus possíveis concorrentes e demais empresas se posicionam, considerando estratégias de negócio, branding e design. Para isso, visite os milhares de estandes espalhados pelos pavilhões da Altice Arena, recolha materiais gráficos informativos e converse com empreendedores de outros países, em busca de ideias e novas estratégias de Go-To-Market, por exemplo. 

4. Tendências e Inovação

Por ser a maior conferência de tecnologia da Europa é totalmente natural que a inovação seja o pilar que sustenta a programação da Web Summit 2023. Por isso, esteja alerta em relação aos debates que irão refletir o futuro das empresas, dos modelos de trabalho e, claro, da sociedade como um todo.

No universo dos produtos digitais é crucial acompanhar as tendências que movem o mercado, a fim de construir soluções que realmente simplificam a vida das pessoas. Sendo assim, ao longo do evento não deixe de pensar nos usuários que utilizam aplicativos, plataformas e sistemas, e em como as tendências apresentadas na conferência podem impactar a inovação e a escalabilidade do seu negócio.

Permita-se conhecer novas culturas, comportamentos de consumo, linguagens de programação, frameworks e ferramentas. Além disso, prepare-se para interagir com robôs. Sim! As pessoas costumam encontrá-los circulando pelo evento em diversas formas, funções e contextos. Em síntese, a Web Summit 2023 é um convite para você experienciar o futuro.     

Fonte: Web Summit

A revolução do software e da IA já começou! 

Chefes de Estado, lideranças políticas e fundadores de grandes empresas debateram amplamente temas como ESG, Low-Code e Trabalho Remoto em edições anteriores. Ao analisarmos o cronograma deste ano, identificamos que a Inteligência Artificial volta a assumir os holofotes da programação, assim como ocorreu na primeira edição da Web Summit Rio, realizada no Brasil durante o mês de maio.

Em meio a um cenário de guerras, incertezas econômicas, políticas e climáticas, sabemos que a tecnologia é mais importante do que nunca para a estratégia de empresas e países. Portanto, a hora certa para buscar inovação e Transformação Digital é agora. Mesmo em tempos de Crise, nossa sociedade moderna continua em um constante processo de adaptação e transformação, e as empresas que desejam prosperar no futuro precisam adotar essa mesma mentalidade adaptativa para sobreviver.

Pensando nisso, na SoftDesign acreditamos que fazer parte de eventos como a Web Summit 2023 nos torna ainda mais capacitados para guiar a jornada de inovação de startups, scale-ups e corporates.

Vamos conversar sobre inovação e desenvolvimento de soluções digitais? Se você precisa de ajuda para inovar com segurança, design, agilidade e tecnologia entre em contato com o nosso time de especialistas por meio do formulário abaixo!   

Vamos conversar?

Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Posts relacionados

14 de dezembro de 2023

5 Tendências Tecnológicas Para Inovar em 2024

    Inovação
Saber mais

23 de novembro de 2023

Impactos da Inteligência Artificial em Produtos Digitais

    Inovação
Saber mais

12 de setembro de 2023

SoftDesign no Vale do Silício: O que esperar do Product Marketing Summit 2023? 

    Inovação
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?