fbpx

vamos conversar?

O que você precisa saber sobre a South Summit Brasil

Tempo de leitura: 14 minutos

A South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, desembarca em Porto Alegre nos próximos dias 4, 5 e 6 de maio. A SoftDesign estará presente no evento, junto a startups, empresas e investidores que irão se reunir nos armazéns do Cais do Porto em busca de conteúdo, networking e inovação.

Para te ajudar a aproveitar ao máximo a programação, separamos neste artigo as principais informações da primeira edição da South Summit no Brasil. O evento, que acontece desde 2012 na Espanha, é mundialmente conhecido por proporcionar conexões, fortalecer marcas, efetivar parcerias e conectar os principais players do ecossistema de negócios.

Conteúdo é rei

Cinco palcos simultâneos receberão mais de 400 palestrantes ao longo dos três dias de evento. Cada um tem suas características próprias em relação a públicos e temas, além de possuir formato único para favorecer a troca e a absorção de conhecimento.

A Arena Stage é o palco principal da South Summit Brasil. Seu objetivo é reunir tendências e conteúdo futurista e inspirador, além de ser espaço para a final da Competição de Startups. Falando nelas, o The Next Big Thing é o palco focado nos empreendedores de novos negócios digitais. Ele receberá toda a Competição de Startups, e promoverá trocas dinâmicas entre especialistas e palestrantes da área.

Já o Demo Stage é um espaço para que os patrocinadores do evento possam apresentar seus produtos e serviços, lançar parcerias e discutir estudos de caso de inovação – nele também acontecerão workshops específicos promovidos por palestrantes. Enquanto isso, no Growth Stage, investidores serão responsáveis por conversas dinâmicas sobre tendências, estratégias e desafios relacionados a Venture Capital. Mas vale salientar que esse último é exclusivo para participantes Premium.

Ouviu algo interessante em algum dos palcos e gostaria de conversar sobre o assunto? O Corner é o palco que cria conexões significativas entre público e pessoas palestrantes. Localizado no marketplace do evento, é o local ideal para fazer networking.

Vale saber: a South Summit Brasil ainda contará com dois espaços focados nas iniciativas do Rio Grande do Sul: o RS Innovation Stage e o RS Innovation Mesa Interativa receberão convidados do estado para compartilhar conhecimento sobre tecnologia, educação, inovação social e outros.

South Summit Brasil - Mapa - SoftDesign

Mapa da South Summit Brasil. Fonte: South Summit.

O futuro do dinheiro já chegou

O mercado de fintechs, bancos, operadoras de cartões e seguradoras terá destaque na South Summit. A área financeira está entre as que mais tem se transformado digitalmente nos últimos anos, promovendo novas soluções e proporcionando diferentes jornadas e experiências de uso.

O que mais vem por aí? Se o seu negócio pertence ao segmento, ou se você tem interesse nele, confira a lista de palestras que separamos sobre o tema.

  • Blockchain como meio para democratizar serviços – The Next Big Thing – 4 de maio – 9h30.  Alexandre Del Rey (I2AI), Fabio Ramos (Axur), Eduarda Schneider (Agricon) e Andre Luiz Silva (A55) conversam sobre como o blockchain pode reinventar interfaces digitais e a forma como novos produtos são desenvolvidos, criando uma nova economia ao redor desse ativo.
  • O Poder do Open Finance – The Next Big Thing – 4 de maio – 11h45. Marcos Alexandre Pina (Itaú-Unibanco) fala sobre o compartilhamento padronizado de dados sobre produtos, informações financeiras e serviços pelas instituições autorizadas pelo Banco Central.
  • O Digital Banking está aqui para ficar e mudar todo o sistema financeiro – Arena Stage – 4 de maio – 14h20. Luiz Ribeiro (General Atlantic) e Jean Sigrist (Neon) explicam como neobanks utilizam design e tecnologia para executar processos e tornar o serviço de atendimento aos clientes inovador.
  • O Fim dos Cartões de Crédito – Demo Stage – 5 de maio – 10h15. Nuno Lopes Alves (Visa) e Elinton Bobrik (LL Loyalty) analisam o futuro de um mercado de transações financeiras totalmente digitais: computadores, celulares e relógios inteligentes estariam substituindo os cartões de crédito?
  • Banking as a Service: a Oportunidade para Open Banking – Demo Stage – 5 de maio – 11h20. André Lauzana (Banco Modal), Frederido Renner (AnLab), Thiago Grechi (Neogrid) e Marcelo Couto (Payly) comentam sobre como o Open Banking está modificando profundamente o sistema financeiro, e quais as oportunidades que se apresentam em termos de produtos e serviços.
  • Redefinindo o Futuro dos Pagamentos – Arena Stage – 5 de maio – 14h55. Lucas Mussi (Warburg Pincus), Versione Mauro Souza (Phi) e Alex Hoffmann (PagBank) exploram o ecossistema de pagamentos digitais, detalhando seu crescimento e explorando possibilidades futuras.

Saúde em foco

Não há como negar: a pandemia de Covid-19 obrigou a área da saúde a se reinventar. Consultas online, exames digitais e dados compartilhados facilitam a vida de pacientes e são importantes aliados no combate à disseminação de vírus.

Algumas palestras abordarão o tema na South Summit, e nós separamos as melhores para você que se interessa pelo segmento.

  • O Poder da Informação na Saúde – Arena Stage – 4 de maio – 10h50. Julio Mottin Neto (Panvel) mostra os avanços tecnológicos na área da saúde, com destaque para a digitalização e o registro de dados de pacientes.
  • Moonshots na Saúde – Arena Stage – 4 de maio – 11h05. Rafael de Castro (Portal Telemedicina), Luciano Silveira (ConceptMed), Guilherme Azevedo (Alice) e Roberto Giuliani (Casa dos Raros) comentam sobre a resolução de problemas por meio da utilização de soluções e tecnologias disruptivas na área da saúde.
  • A Importância da Inteligência Artificial na Saúde – Demo Stage – 5 de maio – 16h05. Guilherme Salgado (3778), Henrique Dias (NoHarm.ai), Ricardo Matsumura (Wida), Renato Cardoso (Dr.Consulta) e Fabio Ynoe (Queen’s University) exploram as transformações que a Inteligência Artificial tem promovido na saúde física e mental.
  • Ecossistemas de Saúde: a intersecção com a inovação. – Demo Stage – 5 de maio – 17h05. Vinícius Pereira (ECO Diagnóstica) e Julia Mottin (Panvel) discutem a colaboração entre players da área da saúde para desenvolver soluções completas de bem-estar.

A nova agricultura é digital

Dentre os muitos desafios que a nossa sociedade enfrenta no século 21, produzir alimento para uma população que não para de crescer está entre os mais complexos. Como fazer isso sem impactar negativamente o meio-ambiente? Como usar a tecnologia para acelerar processos e tomar melhores decisões?

A agricultura também é destaque na South Summit. Confira as palestras que separamos sobre um dos segmentos mais lucrativos do Brasil.

  • O Futuro do Agribusiness no Brasil – Demo Stage – 5 de maio – 14h. Francisco Jardim (SP Ventures), Soraia Hanna (Critério), Carlos Eduardo Aranha (SLC Agrícola) e Fabiane Kuhn (Raks Tecnologia Agrícola) exploram os próximos (e tecnológicos) passos do mercado de agricultura no país.
  • Agricultura Inteligente para o Clima – Demo Stage – 5 de maio – 14h30. Pedro Martins Dusso (Aegro) fala sobre o case da sua empresa explorando a nova geração de soonicorns na área da agricultura.
  • Inovação em Agritech – Corner Stage – 6 de maio – 9h30. José Augusto Travassos (AgTech), Luis Veit (Sicredi), William Neuhaus (Sicredi) e Frederico Apollo (ELYSIOS) discutem as oportunidades de colaboração entre fazendeiros e startups para gerar valor ao negócio.
  • Mitos e Verdade sobre Colaboração e Tecnologia em Agritech – Corner Stage – 6 de maio – 10h. Carlos Eduardo Aranha (SLC Agrícola), Alexandre Monteiro (DigiFarmz), Rodrigo Franco (Connect Bio) e Luís Humberto Villwock (PUCRS) conversam sobre o papel fundamental de stakeholders para fortalecer a agricultura, e como startups data-driven estão ajudando fazendeiros a tomarem melhores decisões.

Investimentos que concretizam ideias

A Competição de Startups já é marca registrada da South Summit. Na edição do Brasil, 50 startups foram selecionadas para participar, entre as mais de mil inscritas – 45% brasileiras e 55% de países como Estados Unidos, Espanha, Índia, Nigéria, Turquia, Reino Unido, Argentina e Colômbia.

Os negócios digitais serão apresentados ao longo dos três dias a um júri de alto nível, composto por um time de investidores de primeira linha. Afinal, investimento é um dos carros-chefe na escalada de qualquer startup. Pelo mesmo motivo, o tema terá destaque nos palcos do evento, e nós separamos algumas palestras interessantes.

  • Os Ingredientes do Sucesso em Venture Capital – Arena Stage – 4 de maio – 11h55. Carolina Strobel (Redpoint Ventures) fala sobre a modalidade de investimento que beneficia startups e scaleups, não somente injetando capital nas empresas, mas também influenciando diretamente o andamento e a gestão do negócio.
  • Escalando Negócios no Brasil – Arena Stage – 4 de maio – 14h40. Miguel Arias (K Fund) comenta os desafios e oportunidades para scaleups, destacando as oportunidades financeiras no mercado da América Latina.
  • Levando a indústria de Venture Capital da América Latina para o próximo nível –Arena Stage –  5 de maio – 11h. Hugo Mardomingo (All Iron VC) e Oskar Miel (Rakuten Capital) exploram as potencialidades do mercado de investimentos latino-americano.
  • Relacionamento e Investimento em Startups – Demo Stage – 6 de maio – 9h30. Matheus Berlt Jarros (Gerdau), Rosario Cannata (EDP Ventures) e Mateus de Abreu (Randon) conversam sobre a importância do networking e da inovação aberta para startups que buscam investimento.
  • Oportunidades de Funding para Startups – Demo Stage – 6 de maio – 10h. Luis Canabarro Cunha (Inbeauty), Newton Hamatsu (Finep) e Marcos Viniciús Romani (AKR Sistemas) dão dicas sobre como tornar startups atrativas para financiamento.
  • Soonicórnios – Arena Stage – 6 de maio – 10h20. André Wetter (A55), Marcos Rafael Boschetti (Neologica), Joaquim Matos (Riverwood) e Cassio Bobsin (Zenvia) apresentam a história por trás da próxima geração de startups unicórnios.

Você não pode perder

Outros temas relevantes também terão seu espaço garantido na South Summit, como Análise  de Dados, Colaboração e Diversidade. A tecnologia tem se mostrado uma ótima ferramenta para impulsionar tais áreas e especialistas darão dicas sobre como desenvolvê-las nos negócios.

Destacamos seis palestras que você não pode perder!

  • Disrupção através dos Dados – Corner Stage – 4 de maio – 09h45. Vinicius Garcia (Evolutional), Henrique Pontes (Teamcare), Cristiano Soares (Dell) e Tássia Skolaude (Meta) falam sobre como usar os dados produzidos pelas empresas para acelerar processos, negócios, vendas e produtos.
  • O Impacto dos Dados Através dos Setores – Demo Stage – 4 de maio – 14h25. Maurício Moura (IDEIA) e Thiago Pascoal (SOCIO) discutem a ciência de dados, explorando novas regulamentações e interoperabilidades.
  • A Tecnologia como Catalisadora de Poderosas Colaborações – The Next Big Thing – 4 de maio – 16h35. Bruno Stefani (AB InBev), Patricio Guitart (Nex Gen Ventures) e Diego Puerta (Dell) exploram o papel fundamental da tecnologia na colaboração entre startups e empresas, apresentando frameworks de trabalho.
  • Estabelecendo o framework de colaboração entre startups e corporações – Corner Stage – 5 de maio – 14h. Marcos Freire (iFood), André Gonçalves (Beta-i), Marcio Alexandre Huf (Meta Ventures) e Filippo Alberganti (Enel Brasil) conversam sobre a potência dos hubs de inovação para conectar players e compartilhar conhecimento e experiências.
  • Mulheres Acelerando a Inovação Aberta – Demo Stage – 4 de maio – 15h05. Dani Junco (B2Mamy), Amanda Graciano (Fisher Venture), Clara Bidorini (AWS), Luciana Bazanella (White Rabbit) e Fabiele Nunes (Startup Mundi) exploram sobre seus papéis na inovação das empresas em que atuam.
  • WomenInTech – Arena Stage – 6 de maio – 10h50. Tania Cosentino (Microsoft) e José Antonio Costa (PROCERGS) discutem sobre como empoderar mulheres na tecnologia para alcançar resultados incríveis.

Ainda dá tempo de participar da South Summit

Se você não garantiu seu ingresso para os três dias de South Summit, ainda é possível participar do evento. As modalidades à venda são Attendee (R$350) e Executive (R$ 5.000,00) – havia também a opção Visitor e Business, mas essas já estão esgotadas. Para maiores informações sobre o que está incluso em cada modalidade, clique aqui. Ah, e não esqueça de baixar o app do evento para organizar e personalizar o seu cronograma.

Não deixe de nos procurar na South Summit! Nosso time de Marketing & Vendas estará disponível para trocar ideias sobre design, agilidade e tecnologia; e apoiar a sua jornada de inovação. Se preferir, preencha o formulário abaixo para agendarmos uma conversa no evento.


Sugestões ou críticas para nosso blog? Entre em contato pelo endereço [email protected]

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Head de Marketing da SoftDesign, é formada em Jornalismo (UCS), mestre em Comunicação Social (PUCRS), e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Inbound Marketing e Content Marketing, também atua com Marketing Estratégico e Growth Marketing.

Deseja receber novidades sobre

DESIGN, AGILIDADE e TECNOLOGIA?

SoftDesign