PT | EN

South Summit Brazil 2023: Tudo Sobre o Evento

Por 21/03/2023 22/04/2024 6 minutos

Neste mês de março, Porto Alegre volta a sediar a edição brasileira de um dos maiores eventos de inovação da Europa. A South Summit Brazil 2023 ocorre entre os dias 29 e 31, e irá contar com a participação de mais de 100 fundos de investimento de 11 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Chile.

Em 2022, a 1ª edição do evento reuniu mais de 3.300 startups nacionais e internacionais e 90 fundos, que somaram uma carteira total de investimento de $ 65 bilhões de dólares. Além disso, mais de 20 mil pessoas de 50 países circularam pelo Cais Mauá, onde 500 speakers compartilharam conhecimentos e tendências de mercado.  

Para te ajudar a aproveitar ao máximo a programação de 2023, que contará com seis palcos, separamos neste artigo algumas sugestões de palestras que abordam temas como Liderança, Empreendedorismo, Inovação, Inteligência Artificial (IA) e o Futuro das Startups. 

Day 1: Pessoas, Tecnologia e LATAM

A programação de palestras será aberta pelo painel From Necessity to Imposible: Founders and Leaders, que reúne no palco principal Luiza Helena Trajano, Presidente do Magazine Luiza e Veronica Allende Serra, Fouding Partner da Innova Capital. Outra sugestão interessante para a manhã do primeiro dia de evento é o debate The Future of Telecom and IT services, que ocorre no Demo Stage. 

Mas afinal, o que podemos esperar do futuro das startups? No painel USA vs China: what’s left for Latin America? speakers irão abordar as oportunidades e desafios do mercado latino-americano. Além disso, a integração entre tecnologias novas e tradicionais também fará parte da pauta do Demo Stage, onde Irene Romão, Gerente Executiva de Corporate & Investment Banking do Banco BV, irá refletir sobre o tema. 

Day 2: Tendências, Saúde e Marketing 

No segundo dia de conferência, a primeira palestra que você não pode perder é Data Led Innovation – Deeptech, AI, Metaverse, Web3, que irá reunir líderes de empresas de tecnologia para debater as novas tendências do setor. Também durante a manhã do dia 30, ocorre o painel Star is born: building a global go-to-market strategy, no Growth Stage. 

Já no palco Arena, o Presidente da Johnson & Johnson MedTech Brasil, Fabricio Campolina, apresenta o painel Digital Transformation in Health Care, que irá abordar as oportunidades e desafios da área da saúde. Conforme o Mapeamento HealthTech 2022, realizado pela Abstartups em parceria com a Deloitte, o Brasil é o maior mercado de healthtechs da América Latina, e em 2020 cerca de 30% dessas startups receberam juntas mais de R$ 31 milhões em investimentos. 

Outra área que também está ganhando destaque em nosso país é a da Inteligência Artificial. Essa tecnologia está mudando o mundo a passos largos e, por isso, será tema de vários painéis, entre eles: Generative AI far beyond ChatGPT, que será apresentado pelo Pesquisador Científico, Gil Giardelli

Day 3: Mercado Financeiro e Regional

No último dia da South Summit Brazil 2023, um time de especialistas participa do painel Is blockchain the new .com bubble? com o objetivo de refletir sobre o futuro do mercado financeiro. Também pela manhã, o Diretor de Negócios Digitais & Open Banking do Banco do Brasil, Pedro Bramont, fala no palco Arena sobre Lessons in Venture Capital and Open Innovation

Para encerrar nossas sugestões de palestras, sugerimos o painel A Regional view on Tech Transfer, que ocorre no Corner Stage, e reúne um time de lideranças do ecossistema nacional: Vinicius Farias Campos, Superintendente de Inovação da UFPel; Bruno Bastos, Presidente da Associação Gaúcha de Startups; Fernando Luciano, Director da Hotmilk (PUCPR) e Luiz Othero, CEO da Associação Brasileira de Startups. 

ESG na South Summit Brazil 2023 

A governança ambiental, social e corporativa (ESG) também é um dos assuntos em destaque na edição deste ano. Pensando nisso, debates sobre Crise Climática, Net Zero, Negócios Sustentáveis, Empreendedorismo Indígena, Sustentabilidade no Agronegócio, Inclusão, Diversidade e Mulheres na Tecnologia também estarão presentes na programação.  

Speakers em destaque na edição 2022. Fonte: South Summit 

O Trampeei, por exemplo, é uma das iniciativas sociais que estará representada na conferência, no Espaço Alternativo. Desenvolvida pela SoftDesign e gerenciada pela ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz, a solução digital visa simplificar a oferta e a procura de empregos em comunidades carentes, ao promover uma aproximação entre empresas e pessoas, por meio da tecnologia.  

O principal objetivo do Trampeei é gerar renda e melhorar a qualidade de vida das famílias do Morro da Cruz, em Porto Alegre (RS) – primeira comunidade beneficiada com o projeto social colaborativo. 

Negócios Digitais Inovadores

Além de promover palestras e debates importantes, outro ponto forte da South Summit Brazil 2023 será a Startup Competition. Nela, startups inovadoras irão apresentar pitches para investidores globais em busca de aportes financeiros. Ao todo, são cinco categorias de negócios: Enterprise, Fintech, Health, Industry 5.0 e Sustainability & ESG.  

Segundo a organização do evento, para a South Summit Brazil 2023 são esperados mais de 100 fundos de investimento nacionais e internacionais. Uma oportunidade única de obter visibilidade, fazer networking e construir relações de negócios que podem acelerar a jornada de inovação de novas empresas.

Brazilian Power

O Brasil é onde a tecnologia e o futuro se encontram. Pensando nisso, a equipe de Marketing da SoftDesign estará presente no evento de inovação. Afinal, a South Summit é uma aliada do ecossistema local. Se você também ficou interessado e quer participar, ainda há ingressos disponíveis. Para entrar no clima, que tal assistir aos melhores momentos da edição 2022? 

Agora se você prefere acompanhar tudo o que acontece na South Summit Brazil 2023 de forma online, siga nosso perfil no Instagram: @softdesignbrasil. Lá iremos compartilhar os melhores momentos dessa edição. 

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Posts relacionados

14 de dezembro de 2023

5 Tendências Tecnológicas Para Inovar em 2024

    Inovação
Saber mais

23 de novembro de 2023

Impactos da Inteligência Artificial em Produtos Digitais

    Inovação
Saber mais

13 de novembro de 2023

4 Razões Imperdíveis Para Participar da Web Summit 2023

    Inovação
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?