PT | EN
Publicado dia 16 de janeiro de 2024

Como criar produtos digitais e evitar falhas na estratégia

| Tempo de leitura 9 minutos Tempo de leitura 9 minutos
Como criar produtos digitais e evitar falhas na estratégia

Reduza riscos de investimento no desenvolvimento de produtos digitais evitando estes erros extremamente comuns. Navegue pelos links para ver formas de prevenir cada um deles: 

Compreender por que produtos digitais falham é algo vital para o seu negócio. Afinal, independentemente do tamanho e do grau de maturidade, todas as empresas estão sujeitas a deslizes, normalmente provocados por problemas na fase de concepção. Logo, neste artigo, compartilhamos seis falhas mais comuns na criação de produtos digitais, além de estratégias de como podemos evitá-las para alcançar o sucesso de aplicativos, plataformas e sistemas.

Uma leitura altamente indicada para líderes de TI que querem modernizar ou criar produtos digitais, reduzindo riscos de investimento no desenvolvimento de software. Lembre-se ao longo deste conteúdo que estamos compartilhando informações por meio de uma perspectiva de negócio, e não somente de tecnologia. Por isso, neste caso, falhar significa não atingir os objetivos empresariais projetados.  

Falta de demanda


É comum se deixar envolver com as possibilidades de uma nova ideia, assumindo riscos, antes mesmo de analisar de forma estratégica as necessidades do mercado. Inclusive, é exatamente por isso que muitos produtos digitais falham, já que não possuem um volume suficiente de pessoas interessadas no que a solução se propõe a resolver.

Para isso, utilize estratégias de product discovery e experimentação para garantir que o produto atende às necessidades reais do mercado e dos clientes, evitando o desperdício de recursos no desenvolvimento de algo que não tem demanda ou utilidade. Na prática, esteja em contato frequente e direto com o seu público-alvo, realize entrevistas e testes que assegurem que a solução desenvolvida será entregue de maneira eficiente, funcional e com boa experiência para as pessoas usuárias.

Além disso, trabalhe de forma iterativa e incremental. Ou seja, adote uma abordagem que viabilize um processo de desenvolvimento flexível, adaptativo e com foco na entrega contínua de valor aos usuários, possibilitando melhorias constantes ao produto.

Subestimar a concorrência


O mercado digital é muito concorrido, principalmente porque suas barreiras de entrada são consideradas baixas, ou seja, é fácil copiar ideias e negócios já existentes.

Com esse propósito, observe o que outras empresas estão fazendo, use produtos do mesmo segmento, analise pontos fortes e fracos, materiais de venda e estratégias de marketing para entender tudo sobre esses players – essa é uma fonte valiosa de aprendizado. Por meio dos dados recolhidos, identifique lacunas e oportunidades, defina um posicionamento claro e tenha certeza de que seus diferenciais estão sendo comunicados ao público-alvo. Para isso, não tenha medo de ser específico. Definir um nicho de atuação também é uma forma de se diferenciar.

Lembre-se que a presença de concorrentes impulsiona a inovação. Dessa forma, as empresas são incentivadas a criar produtos digitais melhores, mais eficientes e inovadores. Sendo assim, use a concorrência para estimular a sua busca por diferenciação, resultando em melhorias nas funcionalidades, no design e na experiência do usuário.

Leia também: Como a experimentação para produtos digitais reduz riscos 

Incapacidade de captar clientes


Mesmo que exista demanda de mercado, o sucesso do seu produto digital irá depender da captação de novos clientes. Para isso acontecer, eles precisam saber que o seu aplicativo, plataforma ou sistema existe. Mais, precisam entender a sua proposta de valor e se interessar em pagar pelo serviço ou produto digital ofertado. Se isso falhar, seu produto não terá usuários.

Isso inclui definir o melhor modelo de captação (canal, mensagem e público) para posteriormente promover testes por meio de ciclos curtos de experimentação.

Ao analisar por que produtos digitais falham, facilmente identificamos a importância das técnicas de experimentação para aprender sobre a viabilidade do produto digital no mercado, bem como para descobrir quais são as dores dos usuários e os reais benefícios ao utilizarem a sua solução. Ou seja, testar produtos digitais é uma das principais estratégias para evitar falhas, compreender os usuários em profundidade e validar os riscos do negócio.

Modelo de negócio inadequado


O modelo de negócio é a lógica de criação de valor de uma empresa. Logo, se ele não estiver alinhado com os seus objetivos e capacidades, você pode até ter clientes, mas chegará um momento em que será inviável atendê-los.

Isso significa não pular ou dispensar análises, afinal esse processo é essencial para compreender a viabilidade da sua solução digital. Lembre-se ainda que essa modelagem é formada por hipóteses, por isso, vá à campo validá-las antes de prosseguir para a próxima etapa.

Na prática, o modelo de negócio é responsável por entender a viabilidade das parcerias, canais, atividades e até mesmo do modelo financeiro (custos e receitas). Além disso, é por meio dele que definimos o alinhamento estratégico – como o produto se encaixa nos objetivos da empresa, como será monetizado, quem são os clientes-alvo e como o valor será entregue.

Portanto, um modelo de negócio adequado é capaz de garantir que produtos digitais não apenas sejam tecnicamente viáveis, mas também atendam às necessidades do mercado, sejam financeiramente sustentáveis e tenham um impacto positivo nos objetivos da sua empresa.

Investimento insuficiente


Uma parte essencial no processo de criação de produtos digitais em fase inicial é o orçamento. Por ser um fator tão relevante tornou-se também um dos principais motivos para produtos digitais falharem em um curto período, seja pelo investimento insuficiente ou pela falta de uma estratégica que defina como utilizar o capital a longo prazo.

Para tal finalidade, busque dados de mercado, converse com investidores e especialistas do seu nicho de atuação. A partir dessas informações e análises, monte sua tese de investimento de forma detalhada. E, claro, lembre-se que a sua principal missão é buscar investimento e equilibrar os custos.

Em resumo, um investimento adequado não apenas possibilita a criação de um produto digital, mas também é crucial para a sua evolução contínua. Afinal, os recursos financeiros de uma empresa desempenham um papel decisivo na operacionalização de ações de marketing, atendimento ao cliente, infraestrutura e tecnologia.

Falta de conhecimento


Outra falha muito comum em produtos digitais ocorre quando a empresa não conhece ou ignora processos básicos que ajudariam a coletar informações estratégicas para impulsionar o seu próprio desenvolvimento. Pensando nisso, seja curioso e não tenha medo de fazer perguntas.

Logo, para mitigar esses impactos é crucial investir em pesquisa, aprendizado contínuo e colaboração entre times multidisciplinares. O resultado será uma base de conhecimento sólida, tanto das necessidades do mercado, quanto das capacidades tecnológicas e das melhores práticas para a criação de produtos digitais de qualidade.

Para isso, monte um time com conhecimentos e experiências de mercado e negócios digitais. Participe de eventos, conversas e encontros para absorver temas e tendências que permeiam a sua área. Por fim, complemente esses conhecimentos com o apoio de mentores, conselheiros e parceiros. Essas pessoas têm experiência prévia e podem oferecer insights de mercado valiosos, ajudando a evitar erros comuns e oferecendo orientação fundamentada para nortear a sua tomada de decisão.

Não é porque produtos digitais falham que o seu negócio irá falhar

O mercado digital oferece uma ampla gama de oportunidades para empresas que buscam investir em novas fontes de receita, porém essa jornada de inovação é repleta de desafios e incertezas. Pensando nisso, a análise sobre o sucesso ou a falha de um determinado produto digital exige a realização e o acompanhamento de uma modelagem financeira detalhada e depende do tipo de resultado que sua empresa busca. Além disso, é importante considerar que todo negócio é um investimento que envolve riscos.

Nesse sentido, sabemos que as estratégias de discovery e experimentação aumentam as chances de sucesso de produtos digitais, pois possuem um papel crucial na redução de riscos e na validação de hipóteses, economizando tempo e garantindo segurança de investimento. Entretanto, não se esqueça que para experimentar a sua ideia é essencial contar com o apoio de uma empresa de desenvolvimento de software que possua expertise para testar protótipos, provas de conceito e MVPs low-code, por exemplo.

No fim, toda solução digital começa pela definição de estratégia, modelagem financeira e, claro, pela consolidação de objetivos e métricas. Se a sua empresa precisa do apoio de um parceiro especializado para trazer expertise e garantir a adoção de métodos que gerem resultados, entre em contato com nosso time de especialistas.  

Na SoftDesign, validamos aplicativos, plataformas e sistemas com o apoio de um time de profissionais experientes e multidisciplinares. Juntos, aprimoramos nosso entendimento sobre o produto digital a cada iteração, facilitando adaptações e trabalhando para mitigar riscos relacionados à tecnologia, viabilidade e usabilidade. 

Foto do autor

Karina Hartmann

Karina trabalha na concepção de produtos digitais para startups e grandes empresas. Também já foi Gerente de Projetos, Analista de sistemas, Programadora Java, e já trabalhou com melhoria de processo. É Mestre em administração pela UFRGS, onde estudou métodos de desenvolvimento de produtos digitais inovadores. É Bacharel em Matemática aplicada e Pós-graduada em Governança de TI. Tem as certificações CSM, PMP, CFPS e CPRE-FL.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?