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Concepção de Produtos Digitais

Crie produtos e negócios digitais inovadores

Com a Concepção, iremos cocriar uma solução centrada no usuário, com estratégia para competir no mercado e atender aos seus objetivos de negócio.

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OVERVIEW Elabore uma estratégia de produto robusta para Product Market Fit

Desde a pesquisa inicial até os protótipos e definições de tecnologia, a Concepção entrega uma estratégia sólida para gerar valor aos usuários e obter competitividade no mercado, enquanto planeja uma implementação com uso eficiente de recursos e agilidade para ir ao mercado e incorporar feedbacks.

  • A Concepção trabalha com

    • Oportunidades de negócio que você percebeu
    • Pesquisa com público-alvo
    • Pesquisa de benchmarking ou tendências
    • Design Thinking
  • Para que você receba

    • Análise de Personas, Proposta de Valor e Modelo de negócio.
    • Visão de produto com protótipos, jornadas, tecnologias e lista inicial de funcionalidades. 
    • Planejamento e priorização materializados
em roadmap e estimativas para o MVP.  
  • E você seja capaz de

    • Dimensionar e estruturar o investimento
    • Definir o MVP
    • Iniciar o desenvolvimento do produto, priorizando as entregas para que o produto chegue rápido no mercado para ser validado e capturar resultados.

CASOS DE USO A Concepção é ideal para quem precisa…

Criar novos<br>produtos e serviços

Criar novos
produtos e serviços

Empresas ou startups que querem criar novos negócios digitais, para entregar produtos e serviços para o seu público-alvo através de aplicativos, plataformas e sistemas.

Repensar modelos 
<br>de negócio

Repensar modelos 

de negócio

Empresas estabelecidas que querem repensar modelos de negócio para encontrar novas formas de receita ou de relacionamento com seus clientes.

Estruturar projetos<br>de inovação

Estruturar projetos
de inovação

Para empresas buscando estruturar projetos de inovação, definindo seus projetos a partir de dados e pesquisa, e construindo roadmaps com priorização estratégica.

PROCESSO Como a Concepção transforma

1. Pesquisa

Planejamos e conduzimos pesquisas de mercado e de usuário, que trazem insights para as próximas fases da Concepção.
Um dos ganhos dessa fase é conhecer os usuários e suas necessidades. Outro ganho é identificar possíveis diferenciais para o produto em relação à concorrência.

  • User research
  • Desk research
  • Benchmarking
  • Análise de tendências
  • Mapeamento de personas

2. Proposta de valor

Definimos modelo de negócio, proposta de valor e posicionamento no mercado.
Vamos discutir diferenciais e público-alvo.
O ganho desta fase é pensar desde o início de forma orientada ao Product-Market fit.

  • Proposta de valor
  • Modelo de negócio
  • Público-alvo
  • Posicionamento e diferenciais

3. Desenho da solução

Desenhamos jornadas, protótipos e tecnologias, definindo experiências através de ideação criativa, considerando necessidades identificadas, valor de negócio e expectativas de delivery.    

  • Protótipos de baixa fidelidade
  • Jornadas de usuários
  • Mapa de funcionalidades
  • Sugestão de tecnologias/stack
  • Oportunidades de integração

4. Roadmap

Fatiamos e priorizamos o produto, para que você tenha um roadmap estratégico e saiba por onde começar o seu MVP.
Para produtos inovadores, com incertezas de mercado ou de tecnologia, identificamos também as principais hipóteses e montamos um plano de experimentação, para que os riscos sejam reduzidos antes do desenvolvimento.

  • Fatiamento e priorização do produto
  • Identificação de hipóteses/riscos
  • Mapa de funcionalidades
  • Roadmap e Release Plan
  • Estimativa para o MVP

RESULTADOS

Casos de sucesso

Trabalhamos com a Green na concepção de 2 novas linhas de negócio inovadoras, que visam modificar a oferta da Green para o mercado, criando novas formas de captura de receita.

Após a Transformação Digital que tornou dados disponíveis, concebemos com a Liberum um novo negócio: o Science, plataforma inovadora que aplica inteligência de dados para informações no mercado de capitais brasileiro.

A ConcectaVe é uma das mais de 100 startups com que já realizamos Concepção.
O desafio desta concepção foi entender o mercado de carregamento elétrico para posicionar a ConectaVe de forma diferenciada, e assim pensar um produto único.

A GCM Trade tem mais de 20 anos de experiência em exportação de madeira.
Na concepção, aplicamos o conhecimento de mercado da GCM na criação de um novo negócio – a Woodflow – uma plataforma 100% digital para exportação de madeira.

TIME MULTIDISCIPLINAR Competências da Concepção

Pesquisa

Pesquisa

Nossas competências de pesquisa são aplicadas para o rápido estudo do mercado e para a geração de insights com o público-alvo.

Estratégia de Produto

Estratégia de Produto

Com a visão de negócio de nossos Product Managers experientes, traçamos estratégias para entregar um plano de trabalho com roadmap e estimativas para o MVP.

Marketing de Produto

Marketing de Produto

Com a visão do mercado, definimos posicionamento e diferenciais para criar um produto aderente ao seu público.

Solução Técnica

Solução Técnica

Com a visão técnica, decidimos estrutura, funcionalidades, fluxos e stacks de tecnologia para propor a solução ideal.

DEPOIMENTOS O que dizem nossos clientes?

O processo nos ajudou a clarear as ideias, objetivos e necessidades. A condução foi excepcional e ajudou a clarear uma série de outras iniciativas que se mostraram necessárias durante o processo de concepção.

Luana, Coordenadora de Transformação Digital
Bureau Veritas

O trabalho foi ótimo, muito proativo e superou nossas expectativas, a velocidade com que o time assimilou o que queríamos e as pesquisas que fizeram nos deixaram positivamente impressionados. Além de tudo isto, ainda nos agregou muito conhecimento que usaremos em outras partes da empresa.

João, Head of Customer Experience
Fusion

A metodologia da concepção incluiu no processo também os usuários finais. Isso impactou diretamente a alta adesão ao app, atendeu às expectativas e necessidades específicas. Depois disso, os times passaram a se sentir mais à vontade para contribuir na evolução do produto, ouvimos muito mais feedbacks.

Thainá, Supervisora de TI
Premium Tabacos

Perguntas frequentes

É um trabalho de Discovery, em que a SoftDesign facilita uma série de workshops com o seu time para definir a visão e o roadmap de uma nova solução de software para transformar ou modernizar processos.
O trabalho inclui etapas de Pequisa, Análise de Opções, Prototipação e Roadmapping.

Nosso método de Concepção para Transformação Digital foi pensado para ser realizado em 8 semanas. São 6 workshops com o comitê de concepção, e, entre eles, muitas atividades de pesquisa e detalhamento.

A SoftDesign traz o seu método de Concepção, que vem sendo aprimorado desde 2014, fortemente baseado no Design Thinking. 
Atuamos com uma equipe multidisciplinar, que traz competências de Research, UX, Gestão de produto e Tecnologia. Por fim, facilitamos os workshops e ainda realizamos muitas tarefas de pesquisa e detalhamentos entre os encontros.

Vamos formar um comitê para participar dos workshops. Este grupo precisa disponibilizar de tempo para uma reunião por semana. O comitê geralmente geralmente reúne entre 6 e 10 participantes, mas já trabalhamos com grupos de até 20 pessoas. Além disso, vamos selecionar pessoas para o levantamento de processos AS-IS, que podem participar de entrevistas ou observação.

Nosso principal diferencial é o método, aprimorado desde 2014 e executado em centenas de clientes.
A Concepção da SoftDesign é mais completa e aprofundada, quando comparada ao serviço de outras empresas: nós atuamos no discovery, mas também analisamos a solução e opções de tecnologia. Assim, o resultado vai além da ideia – nos entregáveis, a solução é traduzida em roadmaps realistas de execução.

A Lean Inception é um método usado no início de projetos, para que a equipe desdobre o backlog a partir do objetivo do projeto.
Na Lean Inception, não existe tempo para discovery (pesquisa, entrevista, benchmarking, etc).

O método de Concepção da SoftDesign é bem semelhante ao método da Design Sprint. 
Porém, a Design Sprint é realizada inteiramente dentro de uma semana. Na nossa experiência, aprendemos que esse método pode não ser o mais eficiente para empresas, por vários motivos. Primeiro, é pouco provavel que você consiga reservar uma semana inteira dos seus stakeholders e mantê-los focados na sala de reunião. Segundo, com um cronograma tão curto, não há tempo para as pessoas amadurecerem as ideias e trazerem informações adicionais que vão enriquecer a solução. Depois de testar modelos com diferentes durações e aplicá-los na realidade das empresas, concluímos que obtemos os melhores resultados para o negócio ao separar uma técnica por semana e concluir a Concepção em oito semanas.

Contato

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