PT | EN
Publicado dia 14 de dezembro de 2023

5 Tendências Tecnológicas Para Inovar em 2024

| Tempo de leitura 9 minutos Tempo de leitura 9 minutos
5 Tendências Tecnológicas Para Inovar em 2024

À medida que nos aproximamos de 2024, líderes de TI planejam suas estratégias para superar desafios e garantir competitividade. Sendo assim, possivelmente você já se deparou com as 10 tendências tecnológicas da Gartner para o próximo ano. Neste artigo, destacamos as cinco que consideramos mais aderentes à realidade do mercado brasileiro e que devem estar no radar de organizações com diferentes níveis de maturidade digital. Uma leitura norteadora para empresas que buscam não só geração de valor e escalabilidade do seu negócio, mas também transformação digital.  

Desde avanços na Inteligência Artificial (IA) até a ascensão de soluções de software oferecidas por meio da computação em nuvem, essas tecnologias estão transformando indústrias, redefinindo a experiência dos usuários e estabelecendo novos padrões de inovação para produtos digitais. A seguir, veja como podemos colocar essas tendências tecnológicas em prática e quais são os investimentos mais indicados para alcançar melhores resultados em aplicativos, plataformas e sistemas.

1. Plataformas do Setor na Nuvem

De acordo com a pesquisa da Gartner sobre as principais tendências tecnológicas, “em 2027, mais de 50% das empresas usarão plataformas do setor na nuvem para acelerar suas iniciativas de negócios”. Isso significa que cada vez mais as soluções digitais devem ser desenvolvidas para atender às necessidades específicas de determinados setores de atuação, como Financeiro, Saúde, Benefícios, entre outros.

Afinal, as plataformas do setor na nuvem são propostas personalizadas que oferecem uma ampla gama de serviços, ferramentas e recursos que podem ser adaptados aos objetivos do seu negócio. Ou seja, elas são desenvolvidas de forma exclusiva com base em desafios e oportunidades da sua organização, com o objetivo de responder às mudanças de mercado de forma ágil. 

Essa tendência de tecnologia é versátil e oferece flexibilidade e escalabilidade para produtos digitais. Além disso, permite impulsionar processos e produtos já existentes, desde startups até médias e grandes corporações.

Para o Engenheiro DevOps da SoftDesign, Roberto Trevisan, a computação em nuvem é uma realidade que, cada vez mais, requer uma equipe bem-preparada para atuar em projetos, a fim de que as empresas possam usufruir das melhores soluções alinhadas à realidade de seus negócios. “A atuação de um Arquiteto Cloud na concepção de um produto, por exemplo, irá ajudar a identificar serviços em nuvem que podem atender o cliente, sem que a equipe de desenvolvedores necessite reinventar a roda. Muitas vezes, construímos soluções caseiras sendo que já existem serviços prontos em nuvem para atender a demanda. Isso impacta diretamente o tempo e o custo do projeto”, destaca.

2. Aplicativos Inteligentes

Otimizar a tomada de decisão é um desafio estratégico para todos os negócios da atualidade. Para responder à essa demanda constante, a inteligência artificial generativa pode ser uma importante aliada, já que torna os aplicativos mais inteligentes e, com isso, transforma a user experience de toda a jornada de criação e uso de soluções digitais.

Segundo dados da Gartner, “até 2026, 30% dos novos aplicativos usarão IA para impulsionar interfaces de usuários adaptativas”. Em resumo, os aplicativos inteligentes utilizam recursos de inteligência artificial e machine learning para oferecer funcionalidades personalizadas, visto que aprendem e se adaptam ao comportamento do usuário. Além disso, possibilitam a transação de dados dentro do próprio app, estimulando insights e permitindo análises de negócio que não demandam ferramentas externas de business intelligence. 

Essa é uma das tendências tecnológicas de mais destaque, pois adiciona recomendações específicas, antecipa necessidades do usuário e, portanto, melhora a jornada de uso e a tomada de decisão. Um exemplo são os aplicativos de e-commerce, que podem facilmente antecipar quais são os produtos que um determinado usuário precisa, considerando o seu padrão de compra anterior.  

Ao mesmo tempo, os aplicativos inteligentes também podem detectar atividades suspeitas também com base no comportamento de uso, a fim de barrar atividades duvidosas acionando etapas de autenticação biométrica ou de reconhecimento facial para garantir mais segurança e proteção.

3. Engenharia de Plataforma

A engenharia de plataforma é uma tendência tecnológica crucial para empresas que possuem ecossistemas de software mais complexos. Ou seja, com múltiplos aplicativos, plataformas e sistemas interligados que oferecem produtos e serviços como a Amazon, que atua com computação em nuvem e marketplace de vendas online. Na prática, a engenharia de plataforma cria uma base robusta e flexível que evolui necessidades tecnológicas por meio de times de Infraestrutura & Cloud, promovendo mais colaboração entre as funções de desenvolvimento e manutenção.

Todas as empresas que buscam aprimorar ou criar produtos e serviços por meio da tecnologia podem se beneficiar dessa tendência tecnológica. Afinal, seja no setor Financeiro ou no Varejo, por exemplo, a engenharia de plataforma oferece integrações e soluções personalizadas de acordo com as necessidades dos clientes.

Essa prática acelera entregas e otimiza a experiência de engenheiros de plataforma, que passam a colaborar ativamente por meio de uma cultura de feedback capaz de identificar e priorizar funcionalidades de forma mais assertiva. Com essas informações mapeadas, o processo de criação de produtos digitais se torna mais eficiente, visto que essa aproximação aumenta a produtividade e reduz a carga cognitiva de desenvolvedores.

Entretanto, segundo o Arquiteto de Sistemas da SoftDesign, Ricardo Camelo, para implementar a engenharia de plataforma é necessário fazer uma mudança de cultura na organização. “Na prática, precisamos promover uma interação entre os times de DevOps e Desenvolvimento, para que compartilhem necessidades, automatizem processos e ajudem a entregar a infraestrutura como um produto aos desenvolvedores. Para isso, a contratação de profissionais altamente experientes e capacitados em tecnologias de cloud é crucial”, ressalta.

4. Força de Trabalho Conectada Aumentada

Em um mercado cada vez mais robotizado, aprimorar e ampliar o conhecimento das pessoas colaboradoras é um dos principais desafios das organizações que desejam obter vantagem competitiva. Para isso, investir na integração de tecnologias, recursos digitais avançados e ferramentas será uma estratégia imprescindível para as empresas que desejam sobreviver e prosperar no futuro.

Pensando nisso, a Gartner estima que “até 2027, 25% dos diretores de TI usarão as iniciativas da força de trabalho conectada aumentada para reduzir o tempo de aquisição de competências”, com o objetivo de impulsionar times e produtos digitais. Ou seja, essa tendência tecnológica impacta diretamente as organizações e também as empresas de TI parceiras

O futuro exige processos e métodos de trabalho mais inteligentes e automatizados. Isso significa que, na prática, essa abordagem deve ser aplicada nos mais variados setores, promovendo colaboração à distância por meio de assistência remota, otimização de tarefas com o auxílio de assistentes virtuais e chatbots, e capacitação em tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual.

Em síntese, a força de trabalho conectada aumentada promove a colaboração entre humanos e máquinas com o intuito de aprimorar competências técnicas e aumentar níveis de produtividade no ambiente de trabalho.

5. Tecnologia Sustentável

Proteger o futuro do planeta é uma responsabilidade de todas as organizações e, de acordo com o relatório das principais tendências tecnológicas da Gartner para 2024, muito em breve será também uma métrica que irá influenciar a remuneração de líderes de TI. Pensando nisso, e considerando aspectos socioeconômicos e ambientais, a otimização de sistemas e operações com o uso de tecnologia e o desenvolvimento de produtos digitais projetados para reduzir o consumo de recursos naturais tornaram-se uma grande aposta para os próximos anos.

Na prática, a tecnologia sustentável promove o desenvolvimento de soluções digitais que ajudam a minimizar o impacto ambiental das empresas, sem comprometer a capacidade de responder às necessidades das gerações futuras. Imagine, por exemplo, um aplicativo de finanças que analisa opções de investimentos com base em boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), para garantir que pessoas usuárias tomem decisões alinhadas aos seus princípios de sustentabilidade.

Em consequência, essa tendência tecnológica ajuda a promover o desenvolvimento de aplicativos, plataformas e sistemas sustentáveis em seu segmento de atuação. Isso impacta diretamente a reputação e a imagem do seu negócio e, além disso, promove mais vantagem competitiva e acesso a novos mercados.

Prepare-se Para o Futuro

Sabemos que a tecnologia continua a evoluir em um ritmo acelerado, moldando de maneira significativa a forma como vivemos e empreendemos. Entretanto, considerar as tendências tecnológicas que estão impactando o mercado significa também analisar metas de negócio, mapear dados importantes e, claro, analisar com profundidade o cenário atual do seu segmento. Dessa forma, sua estratégia de tecnologia para o próximo ano será mais viável e sustentável.

Lembre-se que não é apenas a IA que avança a passos largos, os modelos de negócio e o comportamento dos consumidores também estão experienciando essa mesma transformação. 

  

Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?