PT | EN

O que esperar do Agile Brazil 2022 

Por 04/10/2022 22/04/2024 8 minutos

O maior evento de agilidade do país está de volta. Após dois anos de encontros on-line, o Agile Brazil 2022 acontecerá novamente de forma presencial, nos dias 5, 6 e 7 de outubro, na cidade de Porto Alegre. O Centro de Eventos da PUCRS abrigará cinco salas de conteúdo e mais de cem palestras, que serão ministradas em português e inglês, também com tradução para libras. 

A SoftDesign é Patrocinadora do evento, reforçando o nosso compromisso com a agilidade e a evolução da área no país. Nossas pessoas agilistas estarão presentes, absorvendo conteúdos e contribuindo com a criação de novas perspectivas sobre os temas deste universo. 

Quer saber quais palestras dessa edição você não pode perder? Continue com a gente neste artigo.  

Trilhas e Keynotes

O Agile Brazil é organizado pela Agile Alliance Brazil, instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver a comunidade agilista do país. Justamente pela sua característica nacional, cada edição do evento ocorre em um estado, e em 2022 o palco será o Rio Grande do Sul.  

Neste ano, cada palestra da conferência pertencerá a uma das cinco Trilhas de Conteúdo: 

  • Práticas de Trabalho: da ideia à entrega 
  • Produtos e Negócios: concepção, design e gestão 
  • Culturas de Trabalho: pessoas, times e organizações 
  • Mão no Código: desenvolvimento de software e tecnologia 
  • Relatos de Experiência: sua história sobre agilidade 

Além disso, todas farão parte de um dos três níveis – Inicial, Intermediário e Profundo – e serão ou do tipo Apresentação ou Mão na Massa. Com essas informações, que podem ser consultadas no aplicativo do evento, a pessoa participante poderá organizar o seu cronograma e aproveitar os conteúdos que mais lhe interessam. 

Vale salientar que os três dias de evento contarão com cinco Keynotes. Esses conduzirão palestras mais longas, de aproximadamente uma hora, e abordarão temas relacionados aos papéis que desempenham nas suas organizações. São eles: Rosanna Simbora, VP Digital Product & Innovation da Universal Musig Group; Cat Swetel, Director of Egineering no Nubank; Raphael Albino, Especialista em agilidade no Nubank, Lula Rodrigues, CTO na Escola 42 São Paulo, e Natália Frighetto, Enóloga dona da marca Lote Frighetto. 

Para conferir os dias e horários, acesse aqui o programa do evento

Práticas de Trabalho: da Ideia à Entrega

A primeira das cinco trilhas reúne momentos Mão na Massa que irão explorar diferentes ferramentas, como Kanban Game e Lightning Decison Jam. A capacidade das salas é de 60 pessoas, e é preciso chegar cedo para garantir lugar.  

Já entre as palestras, destaque para Extreme Agile: como a Coca-Cola revolucionou o lançamento de produtos, em que o co-founder da Knowledge 21, Marcos Garrido, & Fernanda Magalhães irão explicar como a empresa inovou ao utilizar sprints extremamente curtas para preparar o lançamento da sua primeira bebida alcoólica – reduzindo o tempo de produção de nove meses para incríveis quatro dias. 

Da mesma forma, vale a pena conferir a fala de Roberto Brasileiro, Agile Expert na CI&T, sobre Por que é tão difícil ser um Scrum Master de verdade dentro das empresas, em que as diferenças entre as tarefas de Gerentes e de Scrum Masters serão evidenciadas. O palestrante levanta a hipótese de que muitas empresas, ao buscarem por Scrum Masters, na verdade estão querendo contratar pessoas com características de Gerentes. 

Produtos e Negócios: Concepção, Design e Gestão

Se você quer participar de um workshop que reunirá conceitos de Design Thinking, Lean Startup e Métodos Ágeis para criar soluções inovadoras com tecnologias portadoras de futuro, precisa participar do Design Shot. Eduardo Meira Peres e Alessandra Guglieri, respectivamente CEO e Innovation Strategist da DB, conduzirão a experiência do tipo Mão na Massa que terá etapas de inspiração, ideação e implementação. 

Agora, se o seu interesse é pensar sobre a jornada de um negócio, pode conferir a palestra As 3 fases de uma empresa exponencial, de Evandro Silvestre. O CTO da Geofusion abordará as fases de Startup, Scale-up e Blitzscaling, destacando as principais métricas e os papéis que cada área da empresa tem em cada uma dessas fases. 

Por fim, vale citar a palestra Como Desenvolver o Pensamento Estratégico na Business Agility. Luiz Parzianello, founder da The Agile Business Owner Academy, afirma que esse é o modus operandi das empresas que mais se destacam na Nova Economia Digital, e vai explicar como desenvolver novas capacidades organizacionais que permitam acelerar o crescimento dos negócios e impactar positivamente todas as partes interessadas. 

Culturas de Trabalho: Pessoas, Times e Organizações

A terceira Trilha do Agile Brazil 2022 será uma boa opção para Team Leaders, já que contará com workshops sobre Modelo Big Five, Design Flow na Prática e Lego Serious Play. Ainda, Layse Vicente, consultora de Diversidade & Inclusão, e Diogo Rodrigues, Analista de Programas Institucionais na Mais Diversidade, convidam para uma experiência de inclusão para pensar sobre Os Impactos da Comunicação Não-Inclusiva nas Pessoas e para as Empresas

Já o Diretor de Business Agility for Americas da GFT Group, Manoel Pimentel, falará sobre o grande volume de investimento de empresas em transformações ágeis que, na verdade não trazem resultados para a organização, pois essas não têm capacidade de absorver a essência da agilidade e colher seus benefícios reais. The Naked Truth Behind Most of Agile Transformations será, nas palavras do palestrante, um relato “honesto, nu e cru” do que ele tem testemunhado em empresas ao redor do mundo. 

Por Lideranças mais Brown e menos Musk é o nosso último destaque da Trilha de Culturas de Trabalho. Gustavo Ayres Ferreira, Project Delivery Manager na ZBRA Solutions, falará sobre líderes que tem atitudes tóxicas e abusivas (e ainda assim são admirados, como Elon Musk), enquanto a agilidade prega por lideranças e gestão humanizada, com base em autoras como Brené Brown. Quais serão os caminhos para efetivamente centrar o desenvolvimento de produtos digitais nas pessoas? 

Mão no Código: Desenvolvimento de Software e Tecnologia

Para pessoas desenvolvedoras e testers entusiastas em agilidade, a primeira dica é participar do momento Mão na Massa Sustainable Development: Managing Technical Debt, com o founder da Refactory Joseph Yoder e a professora da Insper Graziela Tonin. Eles irão explorar elementos que facilitam a superação de desafios de arquitetura – esses podem retardar o desenvolvimento dos produtos, tornando-o não ágil. 

Já nas Apresentações, Jéssica Rodrigues e Antonio Castro falarão sobre Como Melhorar a Manutenção do Código através das Métricas de Qualidade. As pessoas desenvolvedoras da DB explorarão padrões e práticas que influenciam a escrita de bom código, como alguns princípios do SOLID que ajudam a garantir a saúde do código durante a sua evolução. 

Igualmente, vale a pena conferir Agile Testing Realmente Existe, do Senior Software Tester da Philips, Alan Voigt. Para ele, o contexto tradicional de desenvolvimento de software segue imperando nas práticas de testes e qualidade, e a ideia é desmistificar o assunto na palestra. 

Relatos de Experiência: sua História sobre Agilidade

A última Trilha do Agile Brazil chega para dar um tom mais próximo e impessoal. Diversas pessoas participantes irão compartilhar vivências com práticas de agilidade, seja na relação com clientes, nos métodos de trabalho ou na modernização de produtos. 

Aliás, esse último é o tema da Apresentação de Samuel Thome, Coordenador de Agilidade em Produtos Digitais da Globo, e Vanessa D’Aguiar, Enterprise Agile Coach na mesma empresa. A Agilidade Apoiando a Estratégia e A Modernização dos Produtos Digitais da Globo será um relato sobre o trabalho com agilidade, OKRs e cocriação em cima das experiências dos produtos Globo, como a globo.com, gshow, g1, ge, bbb e giga gloob. 

Finalmente, é importante assistir à palestra NUBLACKS Case: Como a Agilidade pode Influenciar a Pauta de Diversidade e Inclusão, na qual Priscila Nunes e Raphael Albino, do Nubank, abordarão insights e aprendizados que adquiriram adicionando agilidade em um grupo de afinidade de pessoas pretas em uma das maiores fintechs do mundo. Aliás, para os interessados nas pautas de Diversidade e Inclusão, a indicação é conferir a programação completa do evento, pois são muitas falas interessante para conferir. 

O Agile Brazil é nesta semana

Se você já garantiu ingresso para a próxima edição do Agile Brazil, é importante ler o Código de Conduta do evento. Assim,  contribuímos para a criação de um espaço respeitoso, seguro e inclusivo para todas as pessoas – mais de 800 participantes são esperados.

Caso você não possa comparecer ao evento, fique de olho no Instagram da @softdesignbrasil para acompanhar a nossa participação; e aguarde o próximo conteúdo do nosso blog com os melhores momentos do maior evento de agilidade do país.  

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Estrategista Digital, especialista em Marketing Digital e Branding. É graduada em Jornalismo (UCS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Growth Marketing, Search Engine Marketing, Inbound Marketing e Content Marketing.

Posts relacionados

22 de agosto de 2023

Gestão Ágil: impulsione a Transformação Digital da sua empresa

    Agilidade
Saber mais

29 de maio de 2023

Métodos Ágeis: Qual o Melhor Para a Sua Empresa?

    Agilidade
Saber mais

14 de fevereiro de 2023

Por Que Sua Empresa Precisa de Business Agility?  

    Agilidade
Saber mais

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?