PT | EN
Publicado dia 6 de setembro de 2022

Negócios Inovadores: Estratégia e Evolução

| Tempo de leitura 7 minutos Tempo de leitura 7 minutos
Negócios Inovadores: Estratégia e Evolução

“A inovação é o cerne do sucesso da empresa”. A frase de Eric Ries, autor do livro Lean Startup (2011), é um importante ponto de partida para todo o tipo de instituição. À primeira vista, ela nos recorda que em uma sociedade em constante transformação, para manter-se vivo e competitivo no mercado, é preciso desenvolver negócios inovadores, capazes de verdadeiramente facilitar a vida das pessoas. 

Startups, scale-ups e corporates possuem esse objetivo em comum. E, por isso, buscam por meio da tecnologia formas de aprimorar, incrementar e inovar processos, produtos e serviços. Esse é um exercício que exige expertise e muita disciplina e, claro, doses extras de coragem, autenticidade e empreendedorismo. 

Contudo, a jornada de inovação não precisa ser desbravada sozinha. Na SoftDesign, nós aliamos experiência, visão estratégica e Cultura de Colaboração para entregar os melhores produtos digitais. Nesse sentido, no artigo a seguir, explicamos como podemos ajudar o seu negócio a se tornar mais inovador, da ideia ao resultado.

Startups: Evoluindo O Seu Novo Negócio Digital

De acordo com Ries, “uma startup é uma instituição humana projetada para criar produtos e serviços em condições de extrema incerteza”. Ou seja, se a jornada de criação de startups é repleta de dúvidas e riscos, é essencial buscar apoio ao longo de todo o processo, desde a investigação e a análise, seja de mercado ou público-alvo; até o desenvolvimento do software. Afinal, o principal objetivo é conduzir os novos produtos e serviços ao market-fit

Encontrar um mercado e desenvolver um produto capaz de satisfazê-lo pode até parecer algo simples, mas não é. Atualmente, cerca de 90% das startups acabam não sobrevivendo aos primeiros anos de vida. Para minimizar esse risco, oferecemos serviços que apoiam toda a jornada de criação de novos negócios digitais:

  • No nosso serviço de Concepção, elaboramos o modelo de negócio e a ideia do produto, explorando o problema que ele resolve, identificando usuários e definindo a proposta de valor. Para isso, utilizamos abordagens de Design Thinking, Lean Startup, User Research e UX Design. 
  • Na Experimentação criamos protótipos ou MVPs No-Code/Low-Code para validar modelos de negócios, considerando o feedback dos primeiros usuários, que nos permitem testar a aderência do produto ao mercado. 
  • Além disso, também apoiamos startups no Desenvolvimento de suas soluções digitais, utilizando as melhores tecnologias, sempre com squads que atuam com Método Ágil.

Para evoluir por todas essas fases, é importante possuir skills e expertises em diferentes áreas. Logo, times formados por profissionais multidisciplinares e diversos são muito mais que um must-have para desenvolver negócios inovadores.

Na vida real, uma startup é um mundo de possibilidades, onde tudo acontece simultaneamente: criação de novas features, ajustes operacionais, atração de novos clientes, e estratégias de marketing. Com o parceiro ideal, esses desafios podem ser superados.

Scale-ups: Acelerando O Seu Produto

No estudo de caso The Scale Up Report, Sherry Coutu (2014) define scale-ups como “empresas que sustentam longos períodos de rápida expansão”, pois possuem uma média de crescimento em geração de empregos (ou volume de negócios) superior a 20% ao ano, ao longo de um período de três anos. Para a autora, esse tipo de negócio impulsiona o avanço econômico ao permitir que um número maior de empresas atinja a fase de escala global.  

Diferente da startup, a empresa em fase de scale-up já possui um modelo de negócio validado e mais sustentável. Ao mesmo tempo, escalar um produto digital é uma decisão que implica em mudanças e desafios. Afinal, ao alcançar essa fase, as dores do crescimento rapidamente começam a surgir. Para remover os limites da escala e impulsionar o produto, é preciso trabalhar na solução de gargalos de Design, Arquitetura, Marketing de Produto e Cloud, por exemplo. 

Na SoftDesign, além do serviço de Desenvolvimento de Software, também atuamos com diversas Consultorias nessas áreas-chave:

  • Design: criamos ou melhoramos a experiência de seus usuários, por meio de User Research, User Experience e User Interface;
  • Arquitetura: propomos possíveis soluções a partir de objetivos técnicos a serem alcançados ou impedimentos relacionados à estabilidade, continuidade ou escalabilidade;
  • Marketing: avaliamos estratégias, personas, canais de atração e conversão e sugerimos um plano específico para o go-to-market;
  • Cloud: promovemos colaboração entre as funções de desenvolvimento e de manutenção, trabalhando com as maiores provedoras: AWS, GCP ou Azure.

Para acelerar negócios inovadores e abrir vantagem competitiva em relação à concorrência é fundamental escalar com qualidade e segurança. Afinal, produtos digitais em crescimento sofrem pressão, pois necessitam de entregas constantes. Nesse sentido, torna-se necessário evoluir métodos e ferramentas que auxiliem a organização do trabalho, de tal forma que seja possível ampliar os índices de produtividade e previsibilidade. 

Corporates: Transformação Digital Na Prática

A busca por inovação impacta todos os tipos de empresas, inclusive as consolidadas. Corporates também precisam evoluir processos, ao mesmo tempo em que aprimoram e ampliam sua oferta de produtos e serviços. Essa é umas das principais estratégias para manterem-se vivas e competitivas em um mercado repleto de players que já nasceram totalmente adaptados ao mundo digital.

Segundo Franco (1991), “empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços”. Para esses negócios, o desafio é manter a essência sustentando operações que já estão consolidadas e em funcionamento, ao passo em que se cria um futuro mais disruptivo, capaz de manter a organização lucrativa e atraente entre as próximas gerações de clientes. Para obter o melhor desses dois mundos, a inovação colaborativa é uma importante aliada.

Nesse sentido, podemos apoiar a sua organização com a Consultoria em Agilidade, que acelera a adoção de métodos ágeis, por meio de mentorias, com o objetivo de transmitir ao seu time nossos conhecimentos em frameworks como Scrum, Kanban e DevOps.

Além disso, trabalhamos com Outsourcing completando squads de desenvolvimento com profissionais de alta performance, que atuam nas áreas de Arquitetura de Software, Programação, Qualidade, UX/UI Design, Produtos e Projetos. Esse é um recurso essencial para empresas com time de TI interno, que sofrem flutuações de demanda, muitas vezes necessitando de algum profissional com hardskills específicas.

Sabemos que os desafios de inovar em negócios consolidados são diversos, porém fazer parte do time de negócios inovadores tem suas vantagens. Uma delas é o aprendizado constante. Pensando nisso, não deixe sua herança empresarial e liderança perdidas no passado.  

Vamos inovar juntos?

Sabemos que negócios inovadores geram desafios complexos, que exigem muita compreensão do produto ou serviço em questão. Além disso, na sociedade contemporânea, os hábitos e comportamentos do consumidor mudam tão rápido quanto as tecnologias em uso. Portanto, compreendê-lo em sua essência é um fator-chave estratégico que nos permite lançar produtos que serão realmente usados pelos usuários.

Conte conosco para criar soluções digitais transformadoras com design, estratégia e tecnologia. Na SoftDesign, nós temos a melhor opção para atender às suas necessidades, pois trabalhamos com startups, scale-ups e corporates de maneira personalizada. Preencha o formulário abaixo e converse com um de nossos especialistas.  

Vamos conversar?

Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios de TI.


Foto do autor

Pâmela Seyffert

Marketing & Communication na SoftDesign, Jornalista (UCPEL) com especialização em Gestão Empresarial (UNISINOS) e mestrado em Comunicação Estratégica (UNL). Especialista em comunicação e criação de conteúdo.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?