PT | EN

Dicionário de Scrum

Por 14/08/2018 04/07/2024 3 minutos

Você sabe o que significa Sprint, Cerimônias, Product Backlog e Time-box? Abaixo nós esclarecemos esses termos relacionados ao método ágil de desenvolvimento de software.

Muitos dos termos utilizados pelos times ágeis são definidos pelo Scrum, “um framework usado para desenvolver e sustentar produtos complexos”*. No universo da tecnologia da informação, todos já ouviram falar nele, mas nem todos efetivamente o compreendem. Por isso, criamos esse breve glossário com o qual você pode sanar as suas dúvidas iniciais. Aproveite!

Scrum

O Scrum define um conjunto de papéis, artefatos, cerimônias e regras a fim de que esses itens funcionem juntos. Ele não é um método de gestão de projetos, nem é um processo completo de engenharia de software, mas sim um framework, como dito anteriormente. Por isso, o Scrum sempre será complementado ou usado em conjunto com outros métodos no desenvolvimento de software.

Sprint

“A Sprint é o coração do Scrum”*. Ela é um time-box, que deve ter no máximo quatro semanas. É durante a Sprint que um incremento do produto é desenvolvido, incremento esse que deve estar “pronto”, ou seja, deve ter passado por todas as etapas e atender todos os critérios para ser considerado usável e potencialmente entregável. É como se cada Sprint fosse um mini projeto, que deve atingir um objetivo combinado previamente pelo time.

Cerimônias

Nada pior do que reuniões sem objetivo, que duram horas e não chegam a lugar nenhum, né? Como antídoto para isso, o Scrum define quatro cerimônias, cada uma com um objetivo bem claro e com duração limitada (time-boxed).

  • A primeira é a Planning, que tem por objetivo planejar o trabalho a ser feito na Sprint;
  • A segunda é a Daily, realizada em até 15 minutos todos os dias, para definir o dia de trabalho;
  • A terceira é a Review, que visa inspecionar e adaptar o incremento do produto que foi entregue;
  • A quarta é a Retrospectiva, que tem por objetivo inspecionar e adaptar os processos e métodos de trabalho do time.

Product Backlog

“O Backlog do produto é uma lista ordenada de tudo que é necessário para o produto”*. Ele deve ser a única fonte de itens a serem desenvolvidos, pois assim o time sempre sabe onde obter a lista do que deve ser feito. A gestão do Backlog deve ser centralizada: o Product Owner é esse responsável, que cadastra, organiza, detalha e ordena o Backlog.

Time-box

O conceito é simples: limitar o tempo em um período fixo. Mas o Time-box é um dos conceitos mais poderosos por trás do Scrum.  Isso significa que, quando chegar o dia da entrega, o time vai entregar tudo que estiver pronto, ao invés de “adiar” a entrega por alguns dias. Esse conceito tão simples gera vários impactos positivos: melhor priorização do trabalho, melhoria na tomada de decisão e gestão dos riscos.

* As definições indicadas foram obtidas do Scrum Guide.

Acesse também: Do Scrum para o Kanban

Foto do autor

Karina Hartmann

Karina é especialista em Inovação e Produtos Digitais, dedicando-se à concepção de novos negócios e soluções tanto para startups quanto para grandes empresas. Na SoftDesign, atua ainda como Líder em Product Management. Com mais de 15 anos atuando na área de Tecnologia, já desempenhou papéis variados, incluindo gerência de projetos, análise de sistemas, programação Java e melhoria de processos. É Mestre em Administração pela UFRGS, onde estudou métodos de desenvolvimento de produtos digitais inovadores. É Bacharel em Matemática Aplicada e possui pós-graduação em Governança de TI e Digital Business. Além disso, detém certificações CSM, PMP e CFPS.

Posts relacionados

Receba conteúdos sobre inovação e tecnologia.

Deixe seu email para se inscrever em nossa newsletter.