Dicionário de Métodos Ágeis

Tempo de leitura: 4 minutos
por em 11 de fevereiro de 2021

Nesta série de dicionário, tratamos de conceitos, para ajudar a esclarecê-los. Em um texto anterior, falamos em linhas gerais sobre agilidade. Agora, vamos falar um pouco de métodos ágeis.

Lean Software Development

Método enxuto para desenvolvimento de software. Ele foi criado a partir do estudo e adaptação dos conceitos do famoso método enxuto da Toyota, que buscava otimizar os seus fluxos de produção. Assim, esse modelo promove o entendimento do fluxo de valor, a redução de desperdícios nesse fluxo, além da cultura de aprendizado e qualidade como preocupações de todo o time.

Kanban

O Kanban também surgiu de uma adaptação criada a partir de um processo originalmente do método Toyota,  porém com o foco específico no kanban (a solução da Toyota para gerenciar o fluxo visualmente, através de cartões).

Esse método busca aprimorar o fluxo de trabalho, a partir do seu entendimento , e da visibilidade que ele trás para os gargalos. O método também foca em limitar o trabalho em progresso (WIP), como uma forma de reduzir desperdício e melhorar o tempo de ciclo.

Além disso, o método não se preocupa apenas com o processo de entrega. No Kanban, há o conceito de upstream (discovery) – etapa em que se define o que será ‘puxado’ para desenvolvimento e o downstream (delivery), onde tudo o que foi definido durante a descoberta passa pelo fluxo de entrega.

Scrum

Framework usado para desenvolver e sustentar produtos complexos, ele define papéis, cerimônias e regras para que essas sejam trabalhadas de forma integrada. Além de ser um dos métodos mais conhecidos, também é um dos mais prescritivos (tem mais regras e definições a seguir).

É do Scrum que vem as famosas cerimônias de planning, daily e review retrospective. Também é do Scrum que vem os papéis de Scrum Master e Product Owner. Além disso, o Scrum parece já ter “incorporado” alguns métodos que são externos a ele como as User Stories, o Planning Poker, e o uso combinado com quadros Kanban.

XP

O XP – eXtreme Programming – foi um dos primeiros métodos ágeis a surgir, e é também um dos mais completos, pois ele articula valores, papéis, atividades e práticas. Atualmente, é  muito raro  encontrar um time que  utilize XP, embora  a maior parte dos times ágeis usam práticas ou conceitos que foram introduzidos por esse método.

Ele ainda é responsável por difundir conceitos como planning Game, TDD, programação em pares, releases pequenas, integração contínua e diversas boas práticas que hoje são consideradas parte do dia a dia do desenvolvimento. Mesmo que você não adote o método completo, vale a pena estudá-lo.

*Quer conhecer mais sobre agilidade? Se você quiser saber sobre métodos ágeis e como eles podem ser aplicados em negócios pode ler esse texto aqui. Agora, se você quiser saber como a Cultura Ágil pode ser um caminho para inovação na sua empresa, você pode conferir esse texto aqui.

Sugestões ou críticas para nosso blog? Entre em contato pelo endereço mkt@softdesign.com.br.