PT | EN
Publicado dia 16 de agosto de 2019

Cases SoftDesign: MBM

| Tempo de leitura 2 minutos Tempo de leitura 2 minutos
Cases SoftDesign: MBM

No final de 2017, fomos procurados pelo Grupo MBM, um parceiro de longa data, para desenvolver um novo sistema. Com o crescimento da empresa, os processos internos que antes eram executados manualmente, via e-mail e malotes físicos, agora precisavam ser automatizados. Entretanto, antes de iniciar a construção do software, era preciso pensar e definir as funcionalidades necessárias a essa nova solução digital.

Concepção de Software

Com esse intuito, executamos o serviço de Concepção, no qual efetuamos pesquisas com os usuários (colaboradores da empresa) por meio de entrevistas em profundidade, a fim de identificar seus problemas e estudar possíveis soluções. Ademais, utilizamos técnicas de mapeamento de processos para compreender o estado de trabalho atual e discutir o estado desejado.

Em seguida, analisando os dados colhidos, criamos protótipos para realizar um primeiro ciclo de feedback com os colaboradores, a fim de avaliar se a solução poderia efetivamente ajudá-los na resolução de seus problemas diários. Com esse feedback, criamos uma versão inicial do backlog do produto e pudemos evoluir para o desenvolvimento do software.

Desenvolvimento de Software

O time de desenvolvimento trabalhou em sprints, realizando entregas parciais para validação com os usuários. Dessa forma, foi possível comprovar que a aplicação melhoraria o dia a dia dos colaboradores, a comunicação entre as áreas da empresa e a qualidade das entregas aos clientes.

O Sistema de Gestão de Processos Operacionais (SGPO), desenvolvido para desktop e mobile, foi construído em .NET, atendendo à solicitação do MBM de manter compatibilidade com uma base de código já existente. Assim, posteriormente, a manutenção e evolução do mesmo poderiam ser efetuados pela equipe interna empresa.

O Case

Quer saber mais sobre essa história? Assista ao vídeo abaixo que Gabriela Claussen Bandeira, atuária; Fabiano Affeldt Rocke, analista e desenvolvedor; Patrícia Silveira Cruz, Gerente Operacional; e Solange Anita Rosin, Gerente de TI, te contam como foi a experiência da MBM com a gente!

 

Foto do autor

Micaela L. Rossetti

Estrategista Digital, especialista em Marketing Digital e Branding. É graduada em Jornalismo (UCS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS) e tem MBA em Gestão de Projetos (PUCRS). Especialista em Growth Marketing, Search Engine Marketing, Inbound Marketing e Content Marketing.

Quer saber mais sobre
Design, Estratégia e Tecnologia?